Faixa de novo EP do Sepultura remete à música do Black Sabbath cantada por Ian Gillan
Por Mateus Ribeiro
Postado em 25 de abril de 2026
O Sepultura lançou o EP "The Cloud of Unknowing" no dia 24 de abril. Composto por quatro faixas, o trabalho coloca um ponto final na discografia de estúdio da banda, que encerrará suas atividades após o fim da turnê "Celebrating Life Through Death", cuja última data ainda não foi anunciada.
Andreas Kisser, guitarrista do Sepultura, falou sobre "The Cloud of Unknowing" durante recente entrevista concedida ao jornalista Igor Miranda, publicada pela Rolling Stone Brasil. Líder do grupo, o músico fez uma análise faixa a faixa do EP, primeiro do quarteto a contar com o baterista Greyson Nekrutman.
Ao comentar "The Place", Kisser afirmou que a canção remete ao álbum "Born Again" (1983), do Black Sabbath, gravado por Ian Gillan, vocalista da formação clássica do Deep Purple. Segundo o guitarrista, trata-se de uma música com andamento pouco convencional.
"Tem uma pegada mais sombria, tipo 'Born Again'. Remete a 'Disturbing the Priest' no sentido de usar notas mais agudas junto de algo mais pesado. Tem um tempo meio torto, uma sensação de estar fora, mas está dentro do 4/4."
Na sequência, Andreas falou sobre o teor lírico apresentado em "The Place". Ele afirmou que a música tem caráter político e apontou uma semelhança entre Brasil e Estados Unidos.
"A letra é introspectiva e política, sobre o que são as coisas, o que é uma nação, o que é ser estrangeiro, imigrante. Até hoje vemos a retórica do conservadorismo e fascismo, infelizmente. Falta até criatividade para essa retórica, pois falávamos disso na Segunda Guerra Mundial, quase 100 anos atrás. 'The Place' tem um questionamento interno sobre o que é ser brasileiro. Brasil e os Estados Unidos são similares em relação a terem sido construídos por imigrantes. Então, fechar fronteira e criar muros é algo paradoxal."
"The Cloud of Unknowing" também traz em seu tracklist a primeira balada do Sepultura, "Beyond the Dream", composta em parceria com dois integrantes dos Titãs. Leia mais sobre a faixa na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
O clássico de Bon Scott que Brian Johnson nunca quis cantar no AC/DC
Masters of Voices reúne quatro gerações do rock e heavy metal na América do Sul e no Brasil
Live anuncia dois shows no Brasil para o mês de setembro
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
Os cinco maiores álbuns da história do rock progressivo
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
A melhor banda de todos os tempos, segundo os leitores da Classic Rock
Geoff Tate não considerou chamar outros ex-Queensryche para "Operation: Mindcrime III"
A música do Pink Floyd que Roger Waters detestou e David Gilmour transformou num clássico
Primeira música que o Trivium tocou ao vivo foi um clássico do Slipknot
Malevolent Creation celebra 35 anos de "The Ten Commandments" em São Paulo
Steve Harris aponta a música ideal para apresentar o Iron Maiden a quem nunca ouviu a banda
Fugindo do óbvio: 5 artistas fora do radar para quem cansou da mesmice

Nova música do Sepultura conta com participações de integrantes do Titãs
Situação do Testament nos anos 90 levou Chuck Billy a tentar entrar no Sepultura
As bandas de metal que desandaram e nunca mais voltaram ao auge, segundo youtuber
Dave Grohl sobe ao palco com o Sepultura em último show nos Estados Unidos
Andreas Kisser defende liberdade no Sepultura: "Não é meu problema se fãs se decepcionam"
Divulgados os valores dos ingressos do último show do Sepultura
Sepultura anuncia primeiros convidados do show de despedida
Andreas Kisser defende Sepultura com Derrick: "Fizemos shows maiores que com o Max"
Sepultura confirma data e local do último show da carreira
A melhor capa de disco, segundo Derrick Green, vocalista do Sepultura
A primeira música do Sepultura que Max Cavalera ouviu em uma estação de rádio
Max Cavalera surpreende ao comentar seu maior ídolo musical fora do rock
Sepultura - como uma gravura do dinheiro brasileiro foi parar na capa de Roots?


