O baixista que fez Geezer Butler pensar "É isso que eu quero fazer"
Por Bruce William
Postado em 31 de março de 2026
Muita gente associa Geezer Butler diretamente ao baixo pesado do Black Sabbath, mas a história não começou desse jeito. Na adolescência, ele era mais um Beatlemaníaco de Birmingham tentando descobrir o próprio caminho. Em vez de olhar para Paul McCartney e já imaginar um futuro no baixo, Butler tinha em John Lennon sua grande referência e ainda pensava mais como guitarrista rítmico do que como baixista.
Black Sabbath - Mais Novidades
O estalo veio quando ele viu o Cream ao vivo. Em entrevista de 2023 à Ultimate Classic Rock, Geezer contou que já tinha assistido à banda duas vezes, mas prestando atenção quase só em Eric Clapton. Na terceira, porém, ficou plantado diante de Jack Bruce, e ali a coisa mudou de figura. "Sempre vou me lembrar de ir ao clube; eu já tinha visto o Cream duas vezes antes, mas só tinha prestado atenção no Eric Clapton. Na terceira vez, fiquei na frente do Jack Bruce e fiquei simplesmente hipnotizado com o que ele estava fazendo."
O que impressionou Butler não foi só a técnica, mas a função que Bruce assumia dentro do trio. "Eu percebi por que eles não precisavam de um guitarrista base, porque ele fazia as linhas de baixo e preenchia o que você tocaria na guitarra rítmica, e era incrível de ver. Foi ali. Eu pensei: 'É isso que eu quero fazer'." Isto ajuda a entender muita coisa que viria depois no próprio Sabbath, onde Geezer também pisaria fora do papel mais comportado que o baixo costumava ocupar no rock da época.
Ele mesmo tratou o estilo de Jack Bruce como a "base" de sua própria maneira de tocar. Faz sentido. Como destaca a Far Out, antes disso, o baixo ainda era visto por muita gente quase como braço burocrático da seção rítmica, sem muito espaço para improviso, comentário melódico ou personalidade. Bruce ajudou a empurrar esse instrumento para outro lugar no rock, misturando peso, fraseado mais solto, toque com influência de jazz e uma presença muito maior dentro da música.
Geezer também fez questão de lembrar que o homem não era só um baixista fora da curva. "Quer dizer, além de ser um baixista inacreditável, ele era também o principal cantor, o que é ainda mais hipnotizante." E anos depois, mesmo já consagrado, Butler continuava tratando Jack Bruce com reverência total. Ao falar sobre os encontros que teve com ele, confessou: "Eu o encontrei algumas vezes, e eu ficava intimidado demais, para ser sincero. É como encontrar Jesus ou algo assim. Você encontra o seu herói, e eu travava. Mas eu simplesmente amo o que o Jack fazia no baixo."
Ou seja, a origem de um grande músico nem sempre está na referência mais óbvia. Geezer Butler saiu da adolescência fascinado pelos Beatles, mas foi diante de Jack Bruce que entendeu o que um baixo podia ser de verdade. E, pelo que veio depois com o Black Sabbath, entendeu muito bem.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
"Nevermind" (Nirvana) ultrapassa "Back in Black" (AC/DC) e "Dark Side..." (Pink Floyd) em vendas
Hoobastank anuncia cancelamento de turnê pelo Brasil que aconteceria em novembro
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
Os cinco melhores discos do Megadeth, segundo Mateus Ribeiro
A pior banda gaúcha de rock de todos os tempos, segundo Rogério Skylab
"Stairway to Heaven" nem "Comfortably Numb"? O solo que Slash coloca acima de todos
Marko Hietala arrisca palpite sobre o que levou Floor Jansen a sair do Nightwish
"O After Forever atual é uma banda cover", diz Floor Jansen
O guitarrista que Chrissie Hynde considera o maior; "simplesmente transcendia tudo"
Nicko McBrain revela que indicou Aquiles Priester para seu lugar no Iron Maiden
Por que King Crimson é melhor do que Dream Theater, segundo Mikael Åkerfeldt do Opeth
A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
Como Herman Li conheceu Andre Matos do Angra: "Kai Hansen, você conhece ele?"


Produtor contesta declaração de Tony Iommi sobre último disco do Black Sabbath
O rock e o heavy metal se misturam com a política, sim (e você provavelmente sabe disso)
O álbum que Geezer Butler ajudou a batizar, mas cuja capa achou satânica demais
As 5 melhores músicas que começam com bateria, segundo Gastão
Qual banda de rock e metal melhor representa cada técnico dos 20 times do Brasileirão?
O riff do Black Sabbath que une Tony Iommi, James Hetfield e Eddie Van Halen
150 clássicos do heavy metal que foram lançados há mais de 40 anos
O dia em que Ozzy Osbourne quis montar um bar de Guinness na casa de Tony Iommi
Tony Iommi redescobriu banda dos anos 70; "não gostava muito naquela época"
5 discos dos anos 1980 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez


