Bandas que duraram pouco tempo, mas ficaram marcadas para sempre - Parte II
Por Mateus Ribeiro
Postado em 09 de novembro de 2022
A história da música possui muitas páginas felizes, mas, por outro lado, apresenta outras que são muito tristes. Uma dessas tristes histórias é a que envolve a banda brasileira Mamonas Assassinas, um dos maiores fenômenos de popularidade dos últimos 30 anos.
Dinho, Bento Hinoto, Samuel Reoli, Sérgio Reoli e Júlio Rasec conquistaram o coração de muitas pessoas. Os Mamonas Assassinas viviam dias gloriosos, porém, tudo acabou dia 2 de março de 1996.
Melhores e Maiores - Mais Listas
A lista a seguir, elaborada por Mateus Ribeiro, fala um pouco sobre os Mamonas e outros grupos que tiveram vida curta. Aperte o play e curta a parte II da seleção de bandas que duraram pouco tempo, mas ficaram marcadas para sempre.
T. Rex
Período em atividade: 1967-1977
Formação: Marc Bolan, Herbie Flowers, Tony Newman e Dino Dines
Considerado um dos pioneiros do glam rock, o grupo inglês liderado por Marc Bolan influenciou muitas bandas que surgiram a partir dos anos 1980. A carreira da banda acabou em setembro de 1977, com a morte prematura de Bolan.
Joy Division
Período em atividade: 1976-1980
Formação: Ian Curtis, Peter Hook, Stephen Morris e Bernard Sumner
O Joy Division foi um dos primeiros nomes do pós-punk e do rock gótico. As músicas do grupo inglês são melancólicas e carregadas de sentimentos, como pode ser ouvido no hit "Love Will Tear Us Apart".
Em maio de 1980, o vocalista Ian Curtis tirou sua própria vida e o Joy Division acabou. Os integrantes remanescentes fundaram o New Order.
The Police
Período em atividade: 1977-1984
Formação: Sting, Andy Summers, Stewart Copeland e Henry Padovani
Você provavelmente já ouviu "Every Breath You Take", um dos maiores hits dos anos 1980. Pois bem, a música é uma das faixas de "Synchronicity", quinto e último disco de estúdio da banda The Police, lançado em 1983.
O grupo britânico foi formado no final da década de 1970, separou-se em 1984 e até chegou a se reunir algumas vezes, mas nunca retomou as atividades de forma oficial.
The Clash
Período em atividade: 1976-1986
Formação: Joe Strummer, Mick Jones, Paul Simonon e Topper Headon
O The Clash é um dos maiores nomes da história do punk rock. O grupo inglês se notabilizou pelas suas ótimas composições, que apresentavam influências de outros gêneros musicais, como ska e reggae.
A carreira do The Clash durou apenas 10 anos, tempo suficiente para a banda gravar hits inesquecíveis, como "London Calling" e "Should I Stay Or Should I Go".
Mamonas Assassinas
Período em atividade: 1989-1986
Formação: Dinho, Bento Hinoto, Samuel Reoli, Sérgio Reoli e Júlio Rasec
A banda Mamonas Assassinas iniciou sua carreira no final da década de 1980, sob o nome Utopia. Depois de muita luta, o quinteto conseguiu alcançar o sucesso com seu primeiro (e único) álbum, lançado em 1995.
O grupo se tornou presença quase obrigatória nas rádios e em programas de TV. Era praticamente impossível passar um dia sem ouvir músicas como "Pelados Em Santos" e "Robocop Gay".
"Mamonas Assassinas" (o disco) vendeu milhões de cópias e o grupo estava no topo. Mas a bela história dos cinco irreverentes rapazes acabou dia 2 de março de 1996, em um acidente aéreo que tirou a vida dos músicos e da equipe da banda.
Sem sombra de dúvidas, um dos dias mais tristes da história da música brasileira.
Para ouvir cinco músicas de cada banda, acesse a playlist abaixo. Não esqueça de começar a nos seguir no Spotify.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps