Joy Division: os 38 anos de morte de Ian Curtis e do fim da banda
Por Eliane Alves de Oliveira
Fonte: Editora Horizonte
Postado em 18 de maio de 2018
Em maio de 1980, na pequena Macclesfield, norte da Inglaterra, Ian Curtis, vocalista e letrista do Joy Division, comete suicídio. O grupo acabara de gravar, dias antes, aquele que viria a ser um dos mais sombrios e belos discos de todos os tempos, Closer, lançado postumamente. No mesmo período, também gravaram o single Love will tear us apart, maior hit da banda e um verdadeiro hino da década de sua produção.
O fatídico 18 de maio de 1980 pôs fim ao Joy Division apenas um dia antes de embarcarem na sua primeira turnê pelos E.U.A. O grupo, no entanto, não cairia no esquecimento. Pelo contrário. Quase quatro décadas depois, apesar da sua pequena discografia, o Joy Division é uma verdadeira instituição musical, inspirando centenas de novas bandas ao redor do mundo.
Agora, nas proximidades dos 38 anos de morte de Ian Curtis, a Editora Horizonte publica In Aeternum, Joy Division: a busca afetiva por uma imagem, que será lançado no dia 19 de maio, em São Paulo, um dia depois da data que marca o suicídio do vocalista.
Este livro de sensível escrita é uma biografia afetiva que narra a trajetória do Joy Division e foi construído com base na relação do experiente autor e fotógrafo Arlindo Gonçalves e sua descoberta da banda inglesa desde o início dos anos 1980 até os dias de hoje. Como fã e colecionador, Arlindo, além de reunir discos e suvenires, também realizou leitura assídua de tudo o que foi escrito sobre o grupo, revisitou o perfil de algumas personalidades que conviveram com os integrantes da banda e, junto com Luciana Fátima, sua companheira e também fã do Joy Division, fez uma jornada mística à Inglaterra, visitando a fatídica residência onde Curtis pôs fim à própria vida, bem como seu memorial no cemitério da cidade natal do cantor.
Em In Aeternum, o autor, unindo suas memórias e pesquisas sobre o Joy Division, apresenta o surgimento da banda, suas tentativas de entrarem no mercado musical, suas derrotas e conquistas. No decorrer dos capítulos, trata a história da escolha do nome do grupo, sua estética musical e a firmeza em seguirem o estilo punk/pós-punk, mesmo sob pressão do produtor. Em paralelo, é inevitável a abordagem da sensível vida de Ian Curtis e seu trágico suicídio.
Durante a produção de Closer, o Joy Division, ao folhear o trabalho do fotógrafo francês Bernard Pierre Wolff, que trazia um ensaio com as esculturas do cemitério Staglieno, da cidade de Gênova, logo decidiu pela estética da capa do disco que, em grande parte, também representava a atmosfera das músicas e da vida de seu líder, Ian Curtis. O álbum foi lançado após o suicídio do cantor; entretanto, mesmo com todas as críticas recebidas, os integrantes da banda e amigos do compositor resolveram respeitar a escolha original e manter a estética que bem os representava. Arlindo Gonçalves e Luciana Fátima também percorreram o cemitério Staglieno em busca de uma imagem afetiva e fizeram um belíssimo ensaio com centenas de fotos para o acervo do coletivo Diálogos com a Cidade. In aeternum vem acompanhado do belíssimo caderno com uma seleção das melhores fotografias das esculturas do Staglieno.
Arlindo Gonçalves, escritor e fotógrafo, já publicou vários títulos nos gêneros romance, novela, conto, crônica, diário e fotopoesia. Sua obra é marcada pela memória e afetividade que dão voz, sem ser piegas, aos excluídos e às minorias. Essa afeição e alteridade chegam a ser tocante neste seu décimo livro In Aeternum, Joy Division: a busca afetiva por uma imagem.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro tecladista estrela do rock nacional: "A Gloria Pires ficou encantada"
O álbum "esquecido" do Iron Maiden nascido de um período sombrio de Steve Harris
Axl Rose ouviu pedido de faixa "esquecida" no show de Floripa e contou história no microfone
A melhor música dos Beatles, segundo o Ultimate Classic Rock
A banda desconhecida que influenciou o metal moderno e só lançou dois discos
Documentário de Paul McCartney, "Man on the Run" estreia no streaming em breve
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Nicko McBrain revela se vai tocar bateria no próximo álbum do Iron Maiden
Festival Sonic Temple anuncia 140 shows em 5 palcos para 2026
Regis Tadeu toma partido na briga entre Iron Maiden e Lobão: "Cafona para muitos"
O convite era só para Slash e Duff, mas virou uma homenagem do Guns N' Roses ao Sabbath e Ozzy
A reação de Ozzy Osbourne ao cover de "War Pigs" gravado pelo Judas Priest, segundo Rob Halford
Bryan Adams fará shows no Brasil em março de 2026; confira datas, locais e preços
Os tipos de canções do Guns N' Roses que Axl afirma terem sido as "mais difíceis" de compor
Mike Portnoy revela qual é seu álbum favorito do Pink Floyd: "Uma jornada emocional"
Como uma gravação pirata acabou gerando o disco mais vendido do rock nacional
Como o Mutantes forçou os limites e mandou Gilberto Gil e Caetano Veloso para a cadeia


A música que o Joy Division não levou a sério, mas virou um de seus maiores clássicos
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton
Black Sabbath: os vocalistas misteriosos da banda



