Joy Division: os 38 anos de morte de Ian Curtis e do fim da banda
Por Eliane Alves de Oliveira
Fonte: Editora Horizonte
Postado em 18 de maio de 2018
Em maio de 1980, na pequena Macclesfield, norte da Inglaterra, Ian Curtis, vocalista e letrista do Joy Division, comete suicídio. O grupo acabara de gravar, dias antes, aquele que viria a ser um dos mais sombrios e belos discos de todos os tempos, Closer, lançado postumamente. No mesmo período, também gravaram o single Love will tear us apart, maior hit da banda e um verdadeiro hino da década de sua produção.
O fatídico 18 de maio de 1980 pôs fim ao Joy Division apenas um dia antes de embarcarem na sua primeira turnê pelos E.U.A. O grupo, no entanto, não cairia no esquecimento. Pelo contrário. Quase quatro décadas depois, apesar da sua pequena discografia, o Joy Division é uma verdadeira instituição musical, inspirando centenas de novas bandas ao redor do mundo.
Agora, nas proximidades dos 38 anos de morte de Ian Curtis, a Editora Horizonte publica In Aeternum, Joy Division: a busca afetiva por uma imagem, que será lançado no dia 19 de maio, em São Paulo, um dia depois da data que marca o suicídio do vocalista.
Este livro de sensível escrita é uma biografia afetiva que narra a trajetória do Joy Division e foi construído com base na relação do experiente autor e fotógrafo Arlindo Gonçalves e sua descoberta da banda inglesa desde o início dos anos 1980 até os dias de hoje. Como fã e colecionador, Arlindo, além de reunir discos e suvenires, também realizou leitura assídua de tudo o que foi escrito sobre o grupo, revisitou o perfil de algumas personalidades que conviveram com os integrantes da banda e, junto com Luciana Fátima, sua companheira e também fã do Joy Division, fez uma jornada mística à Inglaterra, visitando a fatídica residência onde Curtis pôs fim à própria vida, bem como seu memorial no cemitério da cidade natal do cantor.
Em In Aeternum, o autor, unindo suas memórias e pesquisas sobre o Joy Division, apresenta o surgimento da banda, suas tentativas de entrarem no mercado musical, suas derrotas e conquistas. No decorrer dos capítulos, trata a história da escolha do nome do grupo, sua estética musical e a firmeza em seguirem o estilo punk/pós-punk, mesmo sob pressão do produtor. Em paralelo, é inevitável a abordagem da sensível vida de Ian Curtis e seu trágico suicídio.
Durante a produção de Closer, o Joy Division, ao folhear o trabalho do fotógrafo francês Bernard Pierre Wolff, que trazia um ensaio com as esculturas do cemitério Staglieno, da cidade de Gênova, logo decidiu pela estética da capa do disco que, em grande parte, também representava a atmosfera das músicas e da vida de seu líder, Ian Curtis. O álbum foi lançado após o suicídio do cantor; entretanto, mesmo com todas as críticas recebidas, os integrantes da banda e amigos do compositor resolveram respeitar a escolha original e manter a estética que bem os representava. Arlindo Gonçalves e Luciana Fátima também percorreram o cemitério Staglieno em busca de uma imagem afetiva e fizeram um belíssimo ensaio com centenas de fotos para o acervo do coletivo Diálogos com a Cidade. In aeternum vem acompanhado do belíssimo caderno com uma seleção das melhores fotografias das esculturas do Staglieno.
Arlindo Gonçalves, escritor e fotógrafo, já publicou vários títulos nos gêneros romance, novela, conto, crônica, diário e fotopoesia. Sua obra é marcada pela memória e afetividade que dão voz, sem ser piegas, aos excluídos e às minorias. Essa afeição e alteridade chegam a ser tocante neste seu décimo livro In Aeternum, Joy Division: a busca afetiva por uma imagem.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Bangers Open Air divulga line-up da próxima edição, com In Flames, Fear Factory e Jinjer
Regis Tadeu detona AC/DC e afirma que eles viraram "banda cover de luxo"
Nova música do Megadeth desbanca - temporariamente - Taylor Swift no iTunes dos EUA
O álbum que Paul Stanley viu como a grande volta por cima do Kiss
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
Megadeth, Anthrax, Trivium e Evergrey apoiarão Iron Maiden em turnê pela Europa
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
Fernanda Lira expõe comentários preconceituosos e recebe apoio de nomes do metal
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
Os 11 melhores álbuns de progressivo psicodélico da história, segundo a Loudwire
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
Produtor do Kiss, Bob Ezrin lamenta morte de Ace Frehley
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
Os três solos de guitarra listados por Jeff Beck como seus favoritos
Jô Soares comprou uma obra de arte do Rock por causa do Regis Tadeu
O dia que Paul McCartney questionou apelido: "Bon Jovi, por que você me chama assim?"
A música que o Joy Division não levou a sério, mas virou um de seus maiores clássicos
Guns N' Roses: como foram gravados os "ruídos sexuais" de "Rocket Queen"
Bandas de Heavy Metal esquecidas (ou desconhecidas) do público brasileiro



