10 músicas para conhecer a rica e eclética carreira de David Bowie
Por André Garcia
Postado em 10 de agosto de 2022
Ao longo de quase meio século de estrada David Bowie construiu uma das mais admiradas e respeitadas carreiras musicais. Trocando de gênero musical (e até mesmo de personalidade) como uma cobra troca de pele, ele recebeu a alcunha de O Camaleão do Rock, e revolucionou o mundo da música sempre se antecipando às tendências e ditando a moda.
David Bowie - Mais Novidades
Eclético ao extremo, ele começou nos anos 60 fazendo pop psicodélico e depois um folk hippie, mas fez sucesso no começo da década seguinte no glam rock interpretando o andrógino alienígena Ziggy Stardust. Depois disso ele fez soul music, música experimental vanguardista e new wave — tudo isso apenas na década de 70!
Com um catálogo tão extenso e com tantas facetas diferentes, quem quer começar a ouvir David Bowie geralmente fica até perdido. Por onde começar, afinal? Eu recomendo partir da fase Ziggy Stardust com os álbuns "The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars" (1972) e "Aladdin Sane" (1973), mas aqui vão 10 músicas que dão uma visão panorâmica de toda sua carreira:
Black Country Rock (1970)
David Jones (como assinava no começo) surgiu nos anos 60 tentando se moldar, se ajustar. Após apresentar um pop psicodélico em seu debut, fez relativo sucesso na fase folk hippie com "Space Oddity" (1969). Mas foi em "The Man Who Sold the World" (1970) que ele se juntou aos músicos que logo formariam os Spiders from Mars, e conquistariam a Inglaterra a seu lado.
Lady Grinning Soul (1973)
Bowie conquistou o país com "The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars" (1972) afrontando seu conservadorismo com o extravagante personagem Ziggy Stardust, a quem ele interpretava nos palcos — e fora deles. Em 1973 saiu "Aladdin Sane", definido pelo autor como "Ziggy vai para a América", uma obra menos coesa que a anterior, mas ainda mais exuberante e glamorosa.
Win (1975)
No auge de sua fase glam, o cantor aposentou seu personagem e partiu para uma fase intermediária confusa antes de mergulhar de cabeça na soul music — ousando deixar para trás o rock. Essa fase levou o Camaleão do Rock pela primeira vez ao topo das paradas da Billboard em parceria com John Lennon. Apesar do alto astral de seus pontos altos, em geral o álbum é mais puxado para o melancólico.
Be My Wife (1977)
Quando parecia que já tinha pirado tudo que podia na febre de seu vício em cocaína, Bowie largou tudo e partiu com Iggy Pop em exílio em Berlim. Na capital europeia da heroína, a dupla partiu numa jornada em busca de se livrar das drogas. Como resultado disso temos a chamada — e aclamada — Trilogia Berlim. A fase em que ao lado de Brian Eno ele mergulhou no avant-garde.
Modern Love (1983)
Carregado pelo estrondoso hit "Let's Dance" (1983) nos Estados Unidos, o Camaleão do Rock foi subitamente arremessado à estratosfera do estrelato. Além de lotar estádios por onde passava, o então bronzeado e platinado cantor estrelou um dos badalados comerciais da Pepsi na época, ao lado de Tina Turner.
Time Will Crawl (1987)
Bowie chegou com tudo na estratosfera, e se viu desconfortável diante daquele novo mundo (e novo público). Cedendo às demandas e expectativas para se adequar, lançou o disco que ele menos gostava: "Never Let Me Down" (1987). Em 2008 ele relançou na coletânea "iSelect" uma versão remixada de "Time Will Crawl", e chegou a planejar regravar o disco, que foi remixado após sua morte e lançado como "Never Let Me Down 2018".
The Heart's Filthy Lesson (1995)
Após fugir da armadilha mainstream em que se meteu entrando para a alternativa banda Tin Machine, nosso herói deu início a uma incessante busca por um som futurista. Se "Black Tie White Noise" (1993) foi um primeiro passo nessa direção, em "Outside" (1995) ele surgiu renovado: experimental, vanguardista e moderno. Essa música inclusive fez parte da trilha sonora do filme Se7en - Os Sete Crimes Capitais, lançado naquele mesmo ano.
I'm Afraid of Americans (1997)
David Bowie mergulhou com tudo na música eletrônica e no som futurista em parceria com Trent Reznor. Líder do Nine Inch Nail, já havia excursionado a seu lado na turnê do "Downward Spiral" (1994). Essa música foi lançada como single do álbum "Earthling" (1997).
Where Are We Now (2013)
O camaleônico cantor seguiu lançando álbuns e fazendo turnês até 2004, quando foi retirado da estrada às pressas por um ataque cardíaco. Depois de um sumiço tão longo que muitos confundiram com aposentadoria, ele ressurgiu com um novo álbum que mostrou que ele ainda estava melhor que nunca.
Lazarus (2016)
David Bowie morreu 48 horas após o lançamento de "Blackstar" (2016), que saiu no dia de seu aniversário de 69 anos. Produzido enquanto ele enfrentava o câncer que o vitimou, possui músicas onde ele tratava de sua iminente morte, chegando a encenar sua partida dramática e poeticamente no arrepiante clipe de "Lazarus". Dessa forma, ele se despediu da vida fazendo arte com sua própria morte.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
O baterista que parecia inatingível para Neil Peart; "muito além do meu alcance"
Por que Dave Mustaine escolheu regravar "Ride the Lightning" na despedida do Megadeth?
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Prika Amaral explica por que a Nervosa oficializou duas baixistas na banda
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Os 50 melhores álbuns de 2025 na opinião da Classic Rock
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire


O personagem cinematográfico da Disney que foi inspirado em David Bowie
O artista que Ian Anderson coroou como "a mãe da reinvenção"
O maior rockstar que existiu para David Bowie, que pensava a canção como gesto e atitude
O curioso motivo que leva Robert Smith a ser fã de Jimi Hendrix e David Bowie ao mesmo tempo
A opinião de Rob Halford do Judas Priest sobre o saudoso David Bowie
As 11 melhores instrumentais da história do metal, em lista da Revolver Magazine
Cinco clipes de bandas de rock que ultrapassaram 1 bilhão de visualizações - Parte 1


