Metallica: cinco músicas tristes (e muito legais) que fazem sucesso até hoje
Por Mateus Ribeiro
Postado em 03 de março de 2022
Fundada no início dos anos 1980 pelo jovem californiano James Hetfield e pelo ambicioso dinamarquês Lars Ulrich, a banda Metallica se tornou um dos maiores nomes da história não apenas do thrash, mas também do heavy metal. Durante mais de quatro décadas completas, o quarteto fez shows em todos os lugares do Planeta Terra e gravou músicas que mudaram a vida de muitos headbangers.
As músicas que ajudaram o Metallica a se transformar em um fenômeno de popularidade abordam temas variados, como guerra ("Disposable Heroes"), política ("...And Justice For All"), vício em drogas ("Master Of Puppets") e até mesmo a Bíblia ("Creeping Death"). Também existem as composições mais melancólicas, que são o tema central de mais uma lista, elaborada por Mateus Ribeiro.
Confira a seguir cinco músicas tristes (e muito legais) gravadas pelo Metallica que fazem sucesso até hoje. Aperte o play e fique sabendo um pouco mais a respeito dos quatro cavaleiros.
1 - "Fade To Black" (James Hetfield/Kirk Hammett/Cliff Burton/Lars Ulrich)
Álbum: "Ride The Lightning (1984)
A quarta faixa de "Ride The Lightning" pode ser considerada a primeira balada do Metallica. Porém, a sua letra passa longe do amor, sentimento que costuma ser abordado em composições mais sensíveis. "Fade To Black" fala sobre suicídio, como pode ser notado em vários trechos de sua letra, com destaque para os versos finais, que podem ser lidos abaixo:
"No one but me can save myself (Ninguém além de mim pode me salvar)
But it's too late (Mas é tarde demais)
Now I can't think (Agora não consigo pensar)
Think why I should even try (Pensar por que eu deveria tentar)
Yesterday seems as though it never existed (O ontem parece nunca ter existido)
Death greets me warm (A morte me recebe calorosamente)
Now I will just say goodbye (Agora eu vou dizer adeus)
Goodbye..." (Adeus...)
2 - "One" (James Hetfield/Lars Ulrich)
Álbum: "...And Justice For All" (1988)
Logo nos primeiros segundos de sua introdução, "One" indica que a música é sobre guerra, assunto que infelizmente, nunca sai dos noticiários. A longa canção, que rendeu o primeiro clipe do Metallica, também é um dos maiores hits do quarteto.
"One" conta a história de um soldado que perdeu seus membros e sentidos na Primeira Guerra, mas continua com a mente ativa e acompanha todo seu sofrimento, sem poder ao menos se expressar. O vídeo oficial mostra cenas do filme "Johnny Got His Gun", baseado no livro homônimo, que serviu de inspiração para a música.
3 - "The Unforgiven" (James Hetfield/Kirk Hammett/Lars Ulrich)
Álbum: "Metallica" (1991)
Aqui, temos uma das músicas mais conhecidas da banda. "The Unforgiven" fala sobre alguém que viveu sua vida inteira em função das vontades alheias, o que trouxe consequências terríveis. O personagem, que nunca conseguiu ser livre, ou apenas ser ele mesmo ("Never free, never me...), viveu uma vida amarga e nunca conseguiu perdoar quem o dominou a vida toda ("So I dub thee Unforgiven...").
Os versos que precedem o segundo refrão resumem bem a triste história contada em "The Unforgiven".
"The old man then prepares (O velho então se prepara)
To die regretfully (Para morrer cheio de arrependimentos)
That old man here is me..." (Esse velho homem sou eu...)
4 - "Until It Sleeps" (James Hetfield/Lars Ulrich)
Álbum: "Load" (1996)
O vocalista James Hetfield perdeu sua mãe quando tinha 16 de idade. Cynthia Hetfield faleceu em 1979, vítima do câncer. É claro que a perda impactou o músico, ainda mais pela forma como tudo aconteceu.
Ao invés de confiar na medicina, os pais de James depositaram suas fichas na religião (no caso, a Ciência Cristã). A aposta nas crenças religiosas não surtiu efeito e causaram muita revolta em James Hetfield, que já havia abordado o delicado tema em "The God That Failed", faixa de "Metallica".
"Until It Sleeps" é uma declaração que mistura tristeza, dor, saudade, rancor e muito ódio, como pode ser assistido em seu polêmico e chocante vídeo.
5 - "Mama Said" (James Hetfield/Lars Ulrich)
Álbum: "Load" (1996)
Novamente, a relação entre James e sua mãe é abordada na balada country, lançada como faixa de "Load". Como era de se imaginar, "Mama Said" é muito tocante, com uma letra que pode arrancar lágrimas, principalmente de quem também não tem mais sua mãe viva. Os versos abaixo mostram como "Mama Said" é carregada de sentimentos pesados.
"Never I ask of you (Eu nunca te pedi nada)
But never I gave (Mas eu nunca te dei nada)
But you gave me your emptiness (Mas você me deu seu vazio)
I now take to my grave" (Que agora levo para minha sepultura)
So let this heart be still..."(Então, deixe este coração quieto...)
"Yeah, I took your love for granted (Sim, eu tomei seu amor como garantia)
And all the things you said to me (E todas as coisas que você me disse)
I need your arms to welcome me (Eu preciso de seus braços para me acolher)
But a cold stone's all I see..." (Mas tudo o que vejo é uma pedra fria...)
Para ouvir todas as músicas via Spotify, acesse a playlist abaixo. Não se esqueça de me seguir por lá.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps