Metal no Japão: 10 bandas japonesas que você precisa conhecer além do Babymetal
Por Maicon Leite
Fonte: Wargods Press
Postado em 13 de setembro de 2020
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
O Heavy Metal no Japão sempre nos apresentou grandes bandas, e embora a quantidade de bandas seja inferior a outros lugares, como a Europa, EUA ou Brasil, por exemplo, a qualidade destas bandas é gigantesca.
Nesta pequena lista, destacamos 10 bandas que marcaram e marcam presença no cenário internacional, sendo algumas delas pouquíssimo conhecidas, como o Shadow, que lançou apenas dois álbuns e não conseguiu um destaque maior, mas que através do seu debut apresentou um Death Metal melódico consistente e carregado de músicas marcantes, fazendo frente às bandas europeias. E o melhor: com um potente vocal feminino. Do Heavy Metal clássico ao Death Metal, a terra do sol nascente nos brindou com bandas fenomenais, provando que além de grande público consumidor, também tem representantes de peso.
Obviamente que uma lista com 10 nomes é ínfima perto do que poderia ser destacado, então a lista traz bandas clássicas ao lado de outras mais desconhecidas. E não, não citaremos o Babymetal, não por radicalismo ou algo do gênero, mas sim para dar mais espaço para bandas desconhecidas, como o Shadow e Defiled. Obviamente que há qualidade no Babymetal e sua ascensão meteórica é um fenômeno, vindo a receber elogios e apoio de medalhões como Rob Halford, que chegou a subir no palco com a banda para cantar clássicos do Priest. E assim como Judas, foi malhado. Se fossemos comparar o Babymetal com alguma outra banda japonesa, seria o X-Japan, tanto pelo seu visual quanto pela sua sonoridade que englobava muito mais do que Speed Metal.
Deixamos de lado também nomes como Bow Wow (pioneiros da década de 1970!), Church Of Misery, Sigh, Abigail, Sex Machineguns, Seikima II, Dir en grey, Fastkill, Versailles e tantos outros, que poderão ser abordados em outra oportunidade.
Não deixe de comentar quais as suas bandas japonesas favoritas e que deveriam estar aqui na lista!
Abaixo, álbuns destacados no Youtube e também uma playlist no Spotify para você seguir.
1 – X-Japan
O X-JAPAN é um dos precursores do "visual kei", e através da liderança do baterista e pianista Yoshiki se tornaram a banda de maior sucesso vinda das terras nipônicas. Se o visual espalhafatoso afasta aquele metalhead mais cabeça fechada, quem os ouve se depara com músicas inspiradas e muitas vezes focadas num rápido Speed Metal, com Yoshiki soando cavalar em músicas clássicas como "Kurenai" e "Silent Jealousy".
Assista:
2 – Metalucifer
O Metalucifer é na verdade um projeto paralelo do mítico Gezol, líder do Sabbat. Apostando no Heavy Metal tradicional com aquele tempero que só eles conseguem inserir às músicas, o Metalucifer é detentor de clássicos contemporâneos, onde "Heavy Metal" batiza todos os títulos de seus álbuns de estúdio.
Ouça:
3 – Sabbat
Gezol é uma daquelas figuras clássicas do Heavy Metal. Tendo iniciado sua jornada com o Black Metal do Sabbat, se tornou uma lenda, mantendo-se fiel ao estilo desde o início da década de 1980. A carreira do Sabbat coleciona dezenas de lançamentos, entre álbuns, EPs, splits e registros ao vivo.
Assista:
4 – Shadow
Conheci a banda logo quando lançaram seu debut, que leva seu próprio nome, no ano de 2001. Quem me enviou uma cópia promocional do CD foi o representante brasileiro da gravadora, a Century Media. Então, nestes quase 20 anos, o álbum se tornou um dos meus preferidos dentro do Death Metal melódico, com músicas que fazem frente a bandas como In Flames, Dark Tranquilty e afins. O Shadow era liderado pela vocalista Tokiko Shimamoto e lançou apenas mais um disco após o debut, intitulado "Forever Chaos", de 2008.
Ouça:
5 – Loudness
Nome clássico e obrigatório em qualquer lista que se preze, o Loudness possui uma carreira de altos e baixos, passando por diversas mudanças sonoras, principalmente na década de 1990 e 2000. Entretanto, sua história fala por si só e são considerados uma das maiores bandas japonesas de todos os tempos.
Assista:
6 – Anthem
Formado em 1981, o Anthem é outra banda que merece um lugar de destaque no hall das grandes bandas japonesas. Ainda na ativa e com força total, o grupo tem na figura do baixista Naoto Shibata a liderança musical e criativa (e também por ser o único membro original no line-up), ao lado do vocalista Yukio Morikawa, que entrou para o Anthem em 1988, no álbum "Gypsy Ways".
Ouça:
7 - Galneryus
Para os fãs de Power Metal o Galneryus é uma grande referência, focando naquela sonoridade voltada ao grude melódico neoclássico. Com quase 20 anos de estrada, acumulam uma grande discografia, sendo "Into the Purgatory" seu registro mais recente, lançado no ano passado.
Assista:
8 – Defiled
Conheci o Defiled quando eles enviaram a demo "Promo Tape 1998" para ser resenhada na revista Rock Brigade. Como falaram muito bem da demo, a curiosidade falou mais alto e entrei em contato com a banda, através das saudosas cartas. De demo na mão, e embasbacado pelo seu Death Metal esporrento e bem tocado, acabei acompanhando seu trabalho, que desde então os tornou um dos maiores nomes do estilo no Japão.
Ouça:
9 – E-Z-O
Chegando ao final, temos o E-Z-O, ou EZO, com seu visual único. Foram apenas dois álbuns em sua curta carreira, mas o suficiente para chamar a atenção do chefão do Kiss, Gene Simmons. Fizeram sucesso, até mesmo atingindo os charts da Billboard. Posteriormente o baterista Hirotsugu Homma participou do o Anthem e Loudness em épocas distintas, enquanto o vocalista Masaki Yamada integrou o Loudness na década de 1990.
Assista:
10 – Hellhound
E por fim, uma cria do Metalucifer: Hellhound. Quando ouvi a banda e resenhei o debut "Tokyo Flying V Massacre" para o site Metal Attack em 2006, a única coisa que consegui pensar foi no Metalucifer. A sonoridade, o visual, a temática, tudo lembra a banda de Gezol. É impossível não se empolgar com a simplicidade e energia de qualquer música do debut, uma verdadeira ode ao Heav/Speed Metal, que só os japoneses conseguem fazer de uma maneira tão única.
Assista:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Foo Fighters - "Tenho muito a falar, mas preciso tomar cuidado", diz Josh Freese
O que o retorno de Angela Gossow ao Arch Enemy representa na prática?
Regis Tadeu afirma que último disco do Megadeth é "uma aula de dignidade"
Tony Iommi presta homenagem ao álbum de estreia do Black Sabbath
Quem é Berzan Önen, o novo vocalista turco e fortão do Nevermore
O cantor que Jack Black chamou de "Pavarotti do heavy metal"
"Não havia uma única mulher na plateia": o começo estranho de uma lenda do rock
A música do Van Halen que Eddie dizia ser a mais difícil de tocar ao vivo
"Superou minhas expectativas", diz baterista sobre novo álbum do Evanescence
Assista o primeiro teaser do filme oficial sobre a história do Judas Priest
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
Vocal do Lamb of God diz que antigo logo da banda parecia cardápio de restaurante
Nevermore assina contrato com a Reigning Phoenix Music e prepara novo disco
Mayara Puertas quebra silêncio e fala pela primeira vez do rumor envolvendo Arch Enemy
"Ouvi e achei muito interessante": lenda do rock aprova o Sleep Token


A melhor faixa do primeiro disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
Cinco clássicos do rock que você reconhece nos primeiros segundos e já sai cantando
A surpreendente melhor faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
A pior música de "Ride the Lightning", de acordo com o Heavy Consequence
A pior música do clássico "Powerslave", de acordo com o Heavy Consequence
A pior música do pior disco de Ozzy Osbourne, segundo o Heavy Consequence
A melhor música do controverso "Load", segundo o Heavy Consequence
As 5 bandas de rock progressivo mais estranhas de todos os tempos, segundo a Loudwire
A pior faixa de "Black Album", de acordo com o Heavy Consequence
Por que "Welcome Home (Sanitarium)" é a pior faixa de "Master of Puppets", segundo site
Todas as músicas do Iron Maiden, da pior para a melhor, segundo o Loudwire
Cinco levadas matadoras criadas por John Bonham, baterista do Led Zeppelin


