Metal no Japão: 10 bandas japonesas que você precisa conhecer além do Babymetal

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Maicon Leite, Fonte: Wargods Press, Press-Release
Enviar Correções  

Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.

O Heavy Metal no Japão sempre nos apresentou grandes bandas, e embora a quantidade de bandas seja inferior a outros lugares, como a Europa, EUA ou Brasil, por exemplo, a qualidade destas bandas é gigantesca.

Débil Metal: quando os fãs assustam os ídolos

Hard Rock: As bandas do gênero que ficaram para trás

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Nesta pequena lista, destacamos 10 bandas que marcaram e marcam presença no cenário internacional, sendo algumas delas pouquíssimo conhecidas, como o Shadow, que lançou apenas dois álbuns e não conseguiu um destaque maior, mas que através do seu debut apresentou um Death Metal melódico consistente e carregado de músicas marcantes, fazendo frente às bandas europeias. E o melhor: com um potente vocal feminino. Do Heavy Metal clássico ao Death Metal, a terra do sol nascente nos brindou com bandas fenomenais, provando que além de grande público consumidor, também tem representantes de peso.

Obviamente que uma lista com 10 nomes é ínfima perto do que poderia ser destacado, então a lista traz bandas clássicas ao lado de outras mais desconhecidas. E não, não citaremos o Babymetal, não por radicalismo ou algo do gênero, mas sim para dar mais espaço para bandas desconhecidas, como o Shadow e Defiled. Obviamente que há qualidade no Babymetal e sua ascensão meteórica é um fenômeno, vindo a receber elogios e apoio de medalhões como Rob Halford, que chegou a subir no palco com a banda para cantar clássicos do Priest. E assim como Judas, foi malhado. Se fossemos comparar o Babymetal com alguma outra banda japonesa, seria o X-Japan, tanto pelo seu visual quanto pela sua sonoridade que englobava muito mais do que Speed Metal.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Deixamos de lado também nomes como Bow Wow (pioneiros da década de 1970!), Church Of Misery, Sigh, Abigail, Sex Machineguns, Seikima II, Dir en grey, Fastkill, Versailles e tantos outros, que poderão ser abordados em outra oportunidade.

Não deixe de comentar quais as suas bandas japonesas favoritas e que deveriam estar aqui na lista!

Abaixo, álbuns destacados no Youtube e também uma playlist no Spotify para você seguir.

1 – X-Japan

O X-JAPAN é um dos precursores do "visual kei", e através da liderança do baterista e pianista Yoshiki se tornaram a banda de maior sucesso vinda das terras nipônicas. Se o visual espalhafatoso afasta aquele metalhead mais cabeça fechada, quem os ouve se depara com músicas inspiradas e muitas vezes focadas num rápido Speed Metal, com Yoshiki soando cavalar em músicas clássicas como "Kurenai" e "Silent Jealousy".

Assista:

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

2 – Metalucifer

O Metalucifer é na verdade um projeto paralelo do mítico Gezol, líder do Sabbat. Apostando no Heavy Metal tradicional com aquele tempero que só eles conseguem inserir às músicas, o Metalucifer é detentor de clássicos contemporâneos, onde "Heavy Metal" batiza todos os títulos de seus álbuns de estúdio.

Ouça:

3 – Sabbat

Gezol é uma daquelas figuras clássicas do Heavy Metal. Tendo iniciado sua jornada com o Black Metal do Sabbat, se tornou uma lenda, mantendo-se fiel ao estilo desde o início da década de 1980. A carreira do Sabbat coleciona dezenas de lançamentos, entre álbuns, EPs, splits e registros ao vivo.

Assista:

4 – Shadow

Conheci a banda logo quando lançaram seu debut, que leva seu próprio nome, no ano de 2001. Quem me enviou uma cópia promocional do CD foi o representante brasileiro da gravadora, a Century Media. Então, nestes quase 20 anos, o álbum se tornou um dos meus preferidos dentro do Death Metal melódico, com músicas que fazem frente a bandas como In Flames, Dark Tranquilty e afins. O Shadow era liderado pela vocalista Tokiko Shimamoto e lançou apenas mais um disco após o debut, intitulado "Forever Chaos", de 2008.

Ouça:

5 – Loudness

Nome clássico e obrigatório em qualquer lista que se preze, o Loudness possui uma carreira de altos e baixos, passando por diversas mudanças sonoras, principalmente na década de 1990 e 2000. Entretanto, sua história fala por si só e são considerados uma das maiores bandas japonesas de todos os tempos.

Assista:

6 – Anthem

Formado em 1981, o Anthem é outra banda que merece um lugar de destaque no hall das grandes bandas japonesas. Ainda na ativa e com força total, o grupo tem na figura do baixista Naoto Shibata a liderança musical e criativa (e também por ser o único membro original no line-up), ao lado do vocalista Yukio Morikawa, que entrou para o Anthem em 1988, no álbum "Gypsy Ways".

Ouça:

7 - Galneryus

Para os fãs de Power Metal o Galneryus é uma grande referência, focando naquela sonoridade voltada ao grude melódico neoclássico. Com quase 20 anos de estrada, acumulam uma grande discografia, sendo "Into the Purgatory" seu registro mais recente, lançado no ano passado.

Assista:

8 – Defiled

Conheci o Defiled quando eles enviaram a demo "Promo Tape 1998" para ser resenhada na revista Rock Brigade. Como falaram muito bem da demo, a curiosidade falou mais alto e entrei em contato com a banda, através das saudosas cartas. De demo na mão, e embasbacado pelo seu Death Metal esporrento e bem tocado, acabei acompanhando seu trabalho, que desde então os tornou um dos maiores nomes do estilo no Japão.

Ouça:

9 – E-Z-O

Chegando ao final, temos o E-Z-O, ou EZO, com seu visual único. Foram apenas dois álbuns em sua curta carreira, mas o suficiente para chamar a atenção do chefão do Kiss, Gene Simmons. Fizeram sucesso, até mesmo atingindo os charts da Billboard. Posteriormente o baterista Hirotsugu Homma participou do o Anthem e Loudness em épocas distintas, enquanto o vocalista Masaki Yamada integrou o Loudness na década de 1990.

Assista:

10 – Hellhound

E por fim, uma cria do Metalucifer: Hellhound. Quando ouvi a banda e resenhei o debut "Tokyo Flying V Massacre" para o site Metal Attack em 2006, a única coisa que consegui pensar foi no Metalucifer. A sonoridade, o visual, a temática, tudo lembra a banda de Gezol. É impossível não se empolgar com a simplicidade e energia de qualquer música do debut, uma verdadeira ode ao Heav/Speed Metal, que só os japoneses conseguem fazer de uma maneira tão única.

Assista:




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Débil Metal: quando os fãs assustam os ídolosDébil Metal
Quando os fãs assustam os ídolos

Hard Rock: As bandas do gênero que ficaram para trásHard Rock
As bandas do gênero que ficaram para trás


Sobre Maicon Leite

Maicon Leite é assessor de imprensa na Wargods Press, colaborador na revista Roadie Crew e um dos autores do livro Tá no Sangue! - A História do Rock Pesado Gaúcho, dentre outros projetos e publicações.

Mais matérias de Maicon Leite no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280 GooInArt