Portugal: Bandas de Metal lusitano que você deveria ouvir
Por Ivison Poleto dos Santos
Postado em 01 de outubro de 2016
Realmente o Youtube nos proporciona experiências surreais!
Vira e mexe eu busco bandas novas na rede sempre seguindo as sugestões que a dita página nos dá à direita. Muitas vezes ela nos sugere bandas que não tem quase nenhuma relação com a que estamos ouvindo, o que para alguns é muito chato, mas para mim se tornou uma fonte inesgotável de gratas surpresas!
Eu já conhecia há tempos o Moonspell, banda lusitana de metal extremo, que canta em inglês, mas ainda não tinha percebido que na santa terrinha havia uma cena muito bem estruturada de metal oitentista cantado em português.
A primeira banda que ouvi foi o Midnight Priest com o álbum "Rainha da magia negra". Uma grata surpresa. Metal oitentista de primeira! Para quem conhece bem o gênero, ela bebe fartamente na fonte criada pelo Merciful Fate, embora não com o mesmo tipo de vocal. As letras seguem o estilo consagrado pela banda homenageada. Mas dizer somente isso não faz jus à banda. Cantar em português dá um toque especial ao seu trabalho. As variações rítmicas e de tempo mostram um entrosamento bastante afiado dos músicos.
Melhores e Maiores - Mais Listas
Pelo que percebi pelas sugestões, a banda possui três álbuns: "Rainha da magia negra" de 2009; "Midnight Priest" de 2011 e "Midnight Steel" de 2014, este cantado em inglês com leves mudanças de estilo visando certamente uma carreira alhures.
Fazer uma relação com as bandas brasileiras dos 1980 se torna inevitável para nós brasileiros!
Já Vasco da Gama é uma banda realmente oitentista. Formada em 1982 e com disco de estreia homônimo de 1983, como já é tradição no mundo do metal. Somente como referência, a banda nos faz recordar o Centúrias e o Sangue da Cidade, com as variações muito bem marcadas de andamento e as influências setentistas que perpassam o álbum. Chega algumas vezes a flertar com o bom e velho rock’n’roll, com a presença de pianos e as guitarras típicas do gênero, algo que era muito comum nos trabalhos do Made In Brazil na faixa Rock’n’Russeau. Chamou a atenção a belíssima capa, com arte nos azulejos tipicamente portugueses. A última faixa "Morte" traz uma encenação metálica da famosa Marcha fúnebre bastante pesada por sinal.
Por fim, impossível não citar a Tarantula, vetusta banda já com 25 anos de carreira que já em 1987 no seu álbum de estreia fazia o que hoje chamamos de folk metal tanto no som como na temática. Um detalhe interessante é que eles sempre cantaram em inglês.
Enfim, uma gama imensa de bandas que merecem uma viagem sonora até a santa terrinha!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Bruce Dickinson que tem riff no estilo Scorpions
Gojira faz primeiro show com o baterista brasileiro Luigi Paraventi; confira vídeos
"Foreign Tongues" se torna 16º disco dos Rolling Stones no topo da parada britânica
A banda que vendeu milhões nos anos 70 e hoje não aparece nas listas de rock clássico
A regra do Iron Maiden que Nicko McBrain quebrou e levou "uma bronca daquelas" de Steve Harris
Tito Falaschi lança o segundo álbum solo, "Time to Move On"
A obra-prima do rock anos 90 que foi gravada em uma mansão medieval assombrada na Inglaterra
A música que Flea escolheu como a melhor definição do Red Hot Chili Peppers
O melhor livro de todos os tempos, segundo Robert Smith do The Cure
Steve Lukather atualiza status de álbum com registros inéditos de Eddie Van Halen
O clássico dos anos 70 que para Slash tem o "melhor timbre de guitarra de todos os tempos"
Echo and the Bunnymen anuncia primeiro álbum em 12 anos
Plebe Rude celebra "O Concreto Já Rachou" com relançamento e versão de "Até Quando Esperar"
Baixista fala sobre sonoridade do próximo álbum de estúdio do Savatage

5 álbuns de rock que são maiores que a própria banda
O melhor disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
A melhor música de todos os tempos, na opinião de Tarja Turunen
O álbum que definiu o AC/DC como banda, segundo Angus Young
O significado de "Highway to Hell", do AC/DC, segundo Angus Young
A música do AC/DC inspirada na natureza que acabou associada a serial killer
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
A melhor banda de rock progressivo de 25 países, segundo a Loudwire
As 20 melhores músicas do metal moderno, segundo o WatchMojo
As 15 melhores músicas de rock alternativo de 1996, segundo a Loudwire
Cinco músicas que são covers, mas você acha que são as versões originais - Parte 2
Dez álbuns lançados nos anos 80 que todo headbanger deveria ouvir ao menos uma vez


