Portugal: Bandas de Metal lusitano que você deveria ouvir
Por Ivison Poleto dos Santos
Postado em 01 de outubro de 2016
Realmente o Youtube nos proporciona experiências surreais!
Vira e mexe eu busco bandas novas na rede sempre seguindo as sugestões que a dita página nos dá à direita. Muitas vezes ela nos sugere bandas que não tem quase nenhuma relação com a que estamos ouvindo, o que para alguns é muito chato, mas para mim se tornou uma fonte inesgotável de gratas surpresas!
Eu já conhecia há tempos o Moonspell, banda lusitana de metal extremo, que canta em inglês, mas ainda não tinha percebido que na santa terrinha havia uma cena muito bem estruturada de metal oitentista cantado em português.
A primeira banda que ouvi foi o Midnight Priest com o álbum "Rainha da magia negra". Uma grata surpresa. Metal oitentista de primeira! Para quem conhece bem o gênero, ela bebe fartamente na fonte criada pelo Merciful Fate, embora não com o mesmo tipo de vocal. As letras seguem o estilo consagrado pela banda homenageada. Mas dizer somente isso não faz jus à banda. Cantar em português dá um toque especial ao seu trabalho. As variações rítmicas e de tempo mostram um entrosamento bastante afiado dos músicos.
Melhores e Maiores - Mais Listas
Pelo que percebi pelas sugestões, a banda possui três álbuns: "Rainha da magia negra" de 2009; "Midnight Priest" de 2011 e "Midnight Steel" de 2014, este cantado em inglês com leves mudanças de estilo visando certamente uma carreira alhures.
Fazer uma relação com as bandas brasileiras dos 1980 se torna inevitável para nós brasileiros!
Já Vasco da Gama é uma banda realmente oitentista. Formada em 1982 e com disco de estreia homônimo de 1983, como já é tradição no mundo do metal. Somente como referência, a banda nos faz recordar o Centúrias e o Sangue da Cidade, com as variações muito bem marcadas de andamento e as influências setentistas que perpassam o álbum. Chega algumas vezes a flertar com o bom e velho rock’n’roll, com a presença de pianos e as guitarras típicas do gênero, algo que era muito comum nos trabalhos do Made In Brazil na faixa Rock’n’Russeau. Chamou a atenção a belíssima capa, com arte nos azulejos tipicamente portugueses. A última faixa "Morte" traz uma encenação metálica da famosa Marcha fúnebre bastante pesada por sinal.
Por fim, impossível não citar a Tarantula, vetusta banda já com 25 anos de carreira que já em 1987 no seu álbum de estreia fazia o que hoje chamamos de folk metal tanto no som como na temática. Um detalhe interessante é que eles sempre cantaram em inglês.
Enfim, uma gama imensa de bandas que merecem uma viagem sonora até a santa terrinha!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps