Portugal: Bandas de Metal lusitano que você deveria ouvir
Por Ivison Poleto dos Santos
Postado em 01 de outubro de 2016
Realmente o Youtube nos proporciona experiências surreais!
Vira e mexe eu busco bandas novas na rede sempre seguindo as sugestões que a dita página nos dá à direita. Muitas vezes ela nos sugere bandas que não tem quase nenhuma relação com a que estamos ouvindo, o que para alguns é muito chato, mas para mim se tornou uma fonte inesgotável de gratas surpresas!
Eu já conhecia há tempos o Moonspell, banda lusitana de metal extremo, que canta em inglês, mas ainda não tinha percebido que na santa terrinha havia uma cena muito bem estruturada de metal oitentista cantado em português.
A primeira banda que ouvi foi o Midnight Priest com o álbum "Rainha da magia negra". Uma grata surpresa. Metal oitentista de primeira! Para quem conhece bem o gênero, ela bebe fartamente na fonte criada pelo Merciful Fate, embora não com o mesmo tipo de vocal. As letras seguem o estilo consagrado pela banda homenageada. Mas dizer somente isso não faz jus à banda. Cantar em português dá um toque especial ao seu trabalho. As variações rítmicas e de tempo mostram um entrosamento bastante afiado dos músicos.
Melhores e Maiores - Mais Listas
Pelo que percebi pelas sugestões, a banda possui três álbuns: "Rainha da magia negra" de 2009; "Midnight Priest" de 2011 e "Midnight Steel" de 2014, este cantado em inglês com leves mudanças de estilo visando certamente uma carreira alhures.
Fazer uma relação com as bandas brasileiras dos 1980 se torna inevitável para nós brasileiros!
Já Vasco da Gama é uma banda realmente oitentista. Formada em 1982 e com disco de estreia homônimo de 1983, como já é tradição no mundo do metal. Somente como referência, a banda nos faz recordar o Centúrias e o Sangue da Cidade, com as variações muito bem marcadas de andamento e as influências setentistas que perpassam o álbum. Chega algumas vezes a flertar com o bom e velho rock’n’roll, com a presença de pianos e as guitarras típicas do gênero, algo que era muito comum nos trabalhos do Made In Brazil na faixa Rock’n’Russeau. Chamou a atenção a belíssima capa, com arte nos azulejos tipicamente portugueses. A última faixa "Morte" traz uma encenação metálica da famosa Marcha fúnebre bastante pesada por sinal.
Por fim, impossível não citar a Tarantula, vetusta banda já com 25 anos de carreira que já em 1987 no seu álbum de estreia fazia o que hoje chamamos de folk metal tanto no som como na temática. Um detalhe interessante é que eles sempre cantaram em inglês.
Enfim, uma gama imensa de bandas que merecem uma viagem sonora até a santa terrinha!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Elton John mantém tradição de tocar hit que "só é conhecido no Brasil" com show no Rock In Rio
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
A música que coloca Elton John no topo do Rock in Rio 2026, segundo Estadão
"Foi adorável": Ian Gillan fala sobre reencontro do Deep Purple com Ritchie Blackmore
O melhor baterista de todos os tempos, segundo Lito Sousa, do Aviões e Músicas
Absolute Power, projeto heavy metal de Shane Embury (Napalm Death) anuncia álbum
Em trecho de nova biografia, Dave Mustaine fala sobre demissão de David Ellefson do Megadeth
Os clássicos da literatura que Nando Reis não suporta: "Esse cara é antipático"
Quando Tony Iommi tentou fugir do som do Black Sabbath e criou um de seus riffs mais pesados
A música que marcou o fim do auge do Oasis, segundo o Noel Gallagher
De AC/DC a ZZ Top, os 20 melhores discos lançados em 1981, segundo a Louder
Firewind anuncia novo álbum de estúdio, "Gods, Myths & Titans"
O que Corey Taylor pensa da primeira música do Slipknot com Eloy Casagrande
Os 10 vídeos mais vistos do Iron Maiden no YouTube incluem show no Brasil
Slipknot lança "Arsenal", música que marca a estreia do baterista brasileiro Eloy Casagrande

As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 1983 e 1985, segundo a Metal Hammer
Como era o mundo do metal quando ocorreram os atentados de 11 de setembro, há 25 anos
O melhor álbum de hard rock de cada ano dos anos 2000, segundo a Loudwire
De Sepultura a Madonna, os melhores discos lançados em 1986, segundo Scott Ian
Classic Rock ranqueia discografia dos Rolling Stones do pior ao melhor álbum
Metal Hammer lista discos achincalhados que merecem uma segunda chance
5 riffs do metal nacional que valem mais que disco gringo inteiro dos anos 1980
Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
De 1970 a 2025: uma música de cada ano gravada por bandas de heavy metal


