Melhores shows de 2014: as escolhas do redator Pedro Zambarda de Araújo
Por Pedro Zambarda de Araújo
Postado em 31 de dezembro de 2014
Faço neste texto a seleção das melhores apresentações de rock e de heavy metal no ano de 2014. Foram shows em que estive presente para cobrir ou que acompanhei a repercussão pela internet. Confira, em ordem de importância.
1. Paul McCartney
Melhores e Maiores - Mais Listas
O ex-beatle não fez um show com novidade nenhuma no dia 25 de novembro dentro do Allianz Parque, o novo estádio do Palmeiras. Clássicos como "Here Today", "Eleanor Rigby", "Something", "Hey Jude" e "Let it Be" transportaram o público para um catarse nos anos 60. O baixista e compositor mantém uma regularidade de shows brasileiros desde 2012.
2. Dream Theater
O DT renasceu ao vivo como metal progressivo em 2014. No mesmo dia do aniversário de 20 anos do disco Awake, o grupo tocou músicas novas do ano passado e clássicos. A banda se deu bem sem Mike Portnoy, embora Mike Mangini seja um percussionista muito rápido e pouco marcante. O grupo também fez uma apresentação de vídeos de fãs no YouTube, de covers e de homenagens ao Dream Theater. A apresentação foi no dia 4 de outubro no Espaço das Américas.
3. Transatlantic
Se você prefere Portnoy, Transatlantic deve ter sido seu show de 2014, que ocorreu em 14 de fevereiro no Carioca Club. O baterista tocou junto do cantor Neal Morse, do guitarrista Roine Stolt e do baixista Peter Trewavas. A banda promoveu o disco Kaleidoscope, material novo de janeiro, junto com clássicos do grupo.
4. Paul Gilbert
Em um show no palco da UNIP no dia 26 de abril, Gilbert mostrou porque é um guitarrista virtuoso e versátil ao mesmo tempo. A apresentação foi possível graças ao EM&T, numa atmosfera mais intimista e menos formal de apresentações. O guitarrista levou o público para o palco, explicou a sensação fantástica de tocar uma música do Led Zeppelin e ainda repassou várias das lições musicais que ensinou ao vivo.
5. Alan Parsons Project
O engenheiro de som do Pink Floyd trouxe todos os seus efeitos além de sua banda, embora a falta do pianista Eric Woolfson seja perceptível. A apresentação foi no dia 28 de março na casa de shows HSBC Brasil. "I Robot" e "Turn of Friendly Card" foram sucessos de rock progressivo relembrados junto com a pop "Eye in the Sky".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps