Melhores de 2013: as escolhas do redator Pedro Zambarda de Araújo
Por Pedro Zambarda de Araújo
Postado em 21 de dezembro de 2013
Loudwire, Rolling Stone e diversas publicações musicais estão divulgando suas listas de melhores discos de 2013. Eu entrevistei músicos como Hugo Mariutti e Aquiles Priester que me informaram os cinco melhores álbuns do ano. Neste texto, digo quais foram os melhores lançamentos de 2013 na minha opinião, com muitos retornos de clássicos.
1. David Bowie - Next Day
Este é o disco de 2013. Sem lançar nada desde Reality (2003), há 10 anos, David Bowie teve um retorno triunfal ao rock'n'roll neste ano. Faixas como "Where Are We Now?" e "You Feel So Lonely You Could Die" trazem a melancolia e o peso da idade do camaleão inglês, mas outras faixas, como "Valentine's Day", retomam um Bowie leve, cheio de refrões grudentos.
"The Stars (Are Out Tonight)", arrisco dizer, é uma das melhores composições de David Bowie em sua carreira, abordando ego, estrelato e todo o mito do popstar. A música chegou a ser utilizada na novela que atualmente está no ar na TV Globo, chamada Amor à Vida. Bowie marcou uma volta de destaque do rock ao mainstream.
2. Black Sabbath - 13
Se David Bowie colocou o rock em destaque no mercado musical novamente com Next Day, o disco 13 de Black Sabbath devolveu o trono de pais do heavy metal aos músicos Geezer Butler, Tony Iommi e Ozzy Osbourne. A volta do Madman aos vocais não aconteceu de forma forçada, mas sim com composições que valorizam seu timbre incomum na maneira de cantar.
Com a notícia infeliz do câncer de Tony Iommi, além da morte de Ronnie James Dio, o trio de músicos decidiu fazer uma homenagem digna aos tempos do Sabbath clássico da década de 1970. O disco foi um sucesso de crítica e de público, levando o Black Sabbath pela primeira vez ao topo das paradas da Bilboard, nos EUA, e também até o primeiro lugar dos rankings do Reino Unido.
3. Dream Theater - Dream Theater
Com a saída do baterista Mike Portnoy, o Dream Theater precisou se reinventar. Neste disco com o nome da banda, os músicos americanos encontraram uma nova sonoridade que honra clássicos como Images and Words, Awake e Scenes From A Memory.
Produzidos pelo guitarrista John Petrucci, a banda valorizou tremendamente a melodia em músicas como "The Looking Glass", "The Bigger Picture" e "Behind the Veil". Elementos de música cinematográfica foram utilizados na abertura "False Awakening Suite" e no encerramento "Illumination Theory". O single "The Enemy Inside" resume o peso da banda de rock progressivo.
4. Remove Silence - Little Piece Of Heaven
A banda de Hugo Mariutti e Fábio Ribeiro, músicos que tocaram com Andre Matos, faz um rock mais independente e cru do que o metal melódico de grupos como Angra e Shaman. Os dois músicos, acompanhados por Edu Cominato e Ale Souza, fizeram um ótimo trabalho em novos singles no EP Little Piece Of Heaven.
O material não se trata de um novo disco de inéditas, mas mostra uma tendência no mercado brasileiro e internacional no lançamento de materiais compactos, que podem ser distribuídos digitalmente.
5. Thiago Schiefer - Prototype: Freedom
Embora seja um novato no rock independente brasileiro, o primeiro disco de Thiago Schiefer surpreende em 10 faixas, que vão desde o metal cru de "Frantic" e de "Free" até baladas calmas como "Rays on the Water".
Outras composições, como a instrumental "Götterdämmerung" mostram a música de videogame bem misturada com o rock'n'roll. "The Grand Stage" é pesada na medida certa e traz um refrão grudento. Thiago destoa dos roqueiros clássicos que voltaram neste ano e é um dos novos rostos da música atual.
Os melhores do Rock e Metal em 2013
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps