A sugestão de Cazuza que Leoni driblou para tornar "Exagerado" maior hit de sua carreira
Por Gustavo Maiato
Postado em 21 de junho de 2024
O clássico "Exagerado", que saiu no álbum de mesmo nome de 1985, fala sobre um homem que demonstra que ama exageradamente uma mulher e promete mundos e fundos para conquistá-la.
O que pouca gente sabe é que Cazuza é o letrista, mas quem compôs a música em si foi Leoni, que na época integrava o Kid Abelha e depois saiu para carreira solo. Em entrevista ao Music Thunder Vision, o músico explicou que a ideia de Cazuza era fazer um bolero, mas ele negou essa sugestão. No Spotify, o hit "Exagerado" já acumula incríveis 144 milhões de reproduções, tornando a canção o maior sucesso composto por Leoni, pelo menos na plataforma.
"Foi na casa que eu dividia com o Leo Jaime que compus ‘Exagerado’. O Cazuza e o Ezequiel Neves foram lá em casa. Nesse dia, o Leo não estava. Levaram a letra e eu falei para deixarem ali. O Cazuza queria um bolero. Ele dizia que exagerados eram os latinos e os ingleses eram mais controlados. Eu disse que nunca tinha feito um bolero na vida. Eu disse que ia fazer. Era um poema enorme. Tive que cortar uns pedaços, decidir o que seria o refrão. Organizar aquela história toda. Lá naquela casa que produzi o primeiro compacto do Capital Inicial também".

Curiosidades sobre "Exagerado"
Conforme mostra matéria de Bruce William, com base em vídeo do youtuber Júlio Ettore, "Exagerado" guarda algumas curiosidades interessantes. Júlio comenta no vídeo que há um trecho muito interessante que vale a pena ser destacado na letra de "Exagerado", que é a frase "Carreira, dinheiro, canudo".
"Se você analisar de forma mais 'limpa' ele está falando da carreira profissional, dinheiro e do diploma universitário", que conforme explica, é um termo muito usado em várias regiões do Brasil. "Ah, vou conseguir um canudo", ou seja, vou conseguir um diploma.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
Steve Harris rebate Bruce e nega ter barrado novo disco do Iron Maiden
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
O arrependimento de Tarja Turunen: "Eu deveria tê-los feito passar por um inferno"
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
4 clássicos do rock nacional em que a melhor parte não é o refrão
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
O guitarrista que fez Ian Anderson desistir da guitarra e escolher a flauta
As maiores mentiras que muita gente ainda conta sobre o rock progressivo
Kai Hansen, do Helloween e Gamma Ray, conta que foi eletrocutado em sua primeira visita ao Brasil
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
A melhor música do Alice in Chains, na opinião de Max Cavalera
Cazuza e o duplo sentido perigoso escondido na letra de "Exagerado"
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Os dois letristas brasileiros que Paulo Ricardo venera: "Estão no Top 5 daqui com certeza"
Morre Guto Graça Mello, produtor de Cazuza, Rita Lee e trilhas do cinema brasileiro
O álbum do Cazuza que Regis Tadeu odeia: "Esse disco é horroroso, não tem condição"
O dia que Faustão alfinetou Barão Vermelho e Cazuza no programa Perdidos na Noite


