Dream Theater: Petrucci fala do novo álbum, turnê em 2014 e mais
Por Felipe Mascarenhas
Fonte: Loudwire
Postado em 13 de outubro de 2013
Na úlima terça-feira, dia 8, Chris Epting, do site Loudwire, conversou com John Petrucci, guitarrista do DREAM THEATER, veja abaixo.
O novo e autointitulado disco do DREAM THEATER não colheu apenas boas críticas, mas também uma grande reação dos fãs. O disco estreiou no topo da lista da Billboard, entre os discos de hard rock, e em sétimo no geral.
Nós conversamos recentemente com o shredder virtuoso John Petrucci sobre o álbum autointitulado, como o seu papel evoluiu desde a partida do baterista Mike Portnoy e o que os fãs podem esperar da turnê da banda em 2014. Confira a entrevista abaixo:
Loudwire: Como você se sente com toda essa reação positiva ao novo álbum?
John Petrucci: Sabe, uma coisa é quando você está com todos os caras no estúdio, criando música e sentindo-se orgulhoso do que está acontecendo. Tem toda uma satisfação nisso. Mas, uma vez que o álbum é lançado e você começa a receber esse tipo de resposta que estamos recebendo, isso é tão esmagadoramente apoiador e positivo, que realmente se torna um sonho. Por um lado, o mais importante é que a banda esteja satisfeita com o trabalho. Mas a resposta que nós recebemos até agora significa mais do que eu possa descrever. Isso valida todo o trabalho duro e todas as idéias que tivemos no estúdio e que achamos que eram realmente fortes.
Dream Theater - Mais Novidades
Loudwire: O DREAM THEATER realmente pareceu estar coeso após a saída de Mike Portnoy há alguns anos. Chegou a existir alguma preocupação sobre como vocês iriam resistir àquele período?
John Petrucci: O que nós passamos anos atrás foi muito difícil, mas o suporte que nós recebemos dos nossos fãs e da comunidade realmente nos ajudou a emergir de tudo aquilo e criar algo bem sucedido e que nossos fãs aparentemente gostaram. Eu sabia que a nossa banda ia ficar bem. Era apenas uma questão de passar um tempo juntos lembrando a nós mesmos o motivo de estarmos ali, acima de qualquer outra coisa. Nós fizemos uma turnê muito bem sucedida com o álbum anterior, o que nos ajudou a reforçar o nosso compromisso com o que nós fazemos. E então nós fomos nomeados ao Grammy, o que pra nós foi como uma mensagem que dizia que da próxima vez que estivéssemos no estúdio nos deveríamos colocar todas as coisas sobre a mesa e elevar o nosso nível ainda mais. E foi o que fizemos. Nós incorporamos todos os elementos que nos tornam únicos. Nós queríamos ser mais melódicos do que nunca e agressivamente mais metal do que nunca. Nós queríamos ilustrar essa idéia que era arrojada e simples, simplesmente um álbum do DREAM THEATER.
Loudwire: Como resultado da mudança de formação, parece que o seu papel dentro da banda evoluiu, de alguma forma, nos últimos anos.
John Petrucci: A maior mudança pra mim é que eu simplesmente me sinto mais próximo do que estamos fazendo. É claro que eu sou um compositor, produtor e músico por muito tempo. Mas além disso, agora eu tenho tido alguns outros papéis e expandindo minhas funções. Estou assumindo mais responsabilidades estando envolvido em todos os aspectos da comunicação da nossa banda com o público e a imprensa, o que significa estar envolvido com as mídias sociais e outro elementos, o que eu acho muito excitante. A banda realmente está com um novo espírito e uma nova atitude nos últimos anos. É engraçado falar sobre isso. Nós amamos a música que estamos fazendo, amamos tocar juntos e eu adoro poder falar mais sobre isso. Me ajuda a me sentir mais conectado.
Loudwire: A turnê mundial do DREAM THEATER está marcada pra começar no início de 2014. Como estão os planos? Você já decidiu sobre o repertório?
John Petrucci: Nós começamos a trabalhar na turnê há cerca de um mês e existe todo o tipo de preparação em termos de design do palco, vídeos que usaremos, e, claro, repertório, que já está praticamente decidido. Com a reação que tivemos com o novo álbum, nós queremos tocar tantas músicas dele quanto pudermos, mas ao mesmo tempo, nós temos tanto material, que queremos ter cuidado pra não deixar nada importante de fora. Nós queremos homenagear algumas de nossas músicas que estarão fazendo aniversário e também queremos tocar coisas que nunca tocamos ao vivo antes. Eu acho que se você for fã de longa data você vai sair do show se sentindo muito satisfeito. Mas se você é um fã novo, vai ser atraído pela variedade de música que vai ouvir. Essa turnê é única para a banda porque vamos ser os únicos no palco, simplesmente uma noite com o DREAM THEATER. Então, o nosso objetivo é divertir o público, dar aos fãs uma experiência completa do DREAM THEATER.
Loudwire: Com certeza terão fãs vendo o DREAM THEATER pela primeira vez. Você se lembra da primeira vez que viu uma banda cujo show tenha deixado uma grande impressão em você?
John Petrucci: Com certeza, essa é fácil para mim. Ver o RUSH pela primeira vez foi algo enorme para mim. Era a minha banda favorita e eu não podia acreditar que eles estavam ali, no mesmo lugar que eu. Eu estava enlouquecendo quando o show começou, e quando eles começaram a tocar foi quase como se fossem personagens de quadrinhos ganhando vida. Eu não conseguia acreditar que eles realmente estavam ali. Quando eles tocaram a música "La Villa Strangiato," o solo que Alex Lifeson tocou teve realmente uma grande influência em mim. Eu acho que até hoje eu me lembro de todas as notas. Foi na turnê Signals, no Nassau Coliseum em Long Island. Eles pareciam gigantes para mim, intocáveis, até que as mídias sociais, a MTV e todas essas coisas fizeram os rock stars parecerem pessoas normais. Outro show memorável que eu vi foi o do IRON MAIDEN. Eles eram tão poderosos. Eles tinham uma produção extraordinária, e uma enorme conexão com os fãs - esse é o tipo de coisa que influencia a mim e a minha banda hoje, lembrar desses shows maravilhosos e de como essas bandas se encontraram.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Soulfly - Mike DeLeon fala sobre o novo álbum, "Chama"
A icônica banda que negligenciou o mercado americano; "Éramos muito jovens"
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Max Cavalera tentou se reunir com o Sepultura em 2010, mas planos deram errado
A única música do Black Sabbath que Ozzy Osbourne se recusou a cantar; "Nem quis saber"
Slash comenta o álbum setentista que marcou "o fim do rock como conhecíamos"
Os guitarristas clássicos que Pete Townshend não respeita: "Nunca quis ser comparado"


Os melhores álbuns de metal e hard rock em 2025, segundo o Consequence
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
Mike Portnoy revela qual o seu integrante preferido do Kiss
O show do Dream Theater que virou disco ao vivo - e deixou Mike Portnoy passando mal
Steve Morse escolhe o maior guitarrista do mundo na atualidade
O disco do Dream Theater que Felipe Andreoli levava para ouvir até na escola
Dream Theater lança "Quarantième: Live à Paris", mais um registro ao vivo
Mike Portnoy conta como está sendo tocar músicas que o Dream Theater gravou com Mike Mangini
As 11 melhores instrumentais da história do metal, em lista da Revolver Magazine
Cinco clipes de bandas de rock que ultrapassaram 1 bilhão de visualizações - Parte 1



