Iron Maiden: As 10 Melhores Músicas da Fase Di'Anno
Por Luis Fernando Ribeiro
Postado em 12 de outubro de 2013
Para a maioria dos fãs do IRON MAIDEN, a era de ouro da banda ocorreu após o lançamento de "The Number Of The Beast" e encerrou-se em "Seventh Son Of A Seventh Son", porém, os dois discos que antecedem essa fase marcaram muita gente e para muitos são considerados os melhores da banda.
O período foi curto, mas enquanto o vocalista Paul Di’Anno esteve no MAIDEN, deixou sua marca, com sua pegada punk. Com músicas mais diretas do que estamos acostumados atualmente, "Iron Maiden" e "Killers" encantam pela garra, feeling e ousadia da banda.
O primeiro disco é de 1980, quando a NWOBHM ainda engatinhava, mas o IRON MAIDEN já começava a chamar a atenção. Mesmo com muitas mudanças de formação, a banda que já possuía uma bagagem de cerca de cinco anos começava a definir seu estilo e criar sua personalidade.
Já no segundo disco, de 1981, a donzela mostrava maturidade e começava a abandonar as influências punks de seu som, apresentando músicas mais complexas e bem gravadas. A entrada do guitarrista Adrian Smith somou muito ao som da banda e deu origem a uma das duplas de guitarristas mais influentes de todos os tempos.
Dando sequência à matéria que listou as 10 melhores músicas da atual fase da banda (link abaixo), esta matéria reúne aquelas que, na minha humilde opinião, são as 10 melhores da fase Di’Anno.
Assumo que foi tarefa das mais difíceis, quase desisti várias vezes, afinal, não existe nenhuma música que possa ser considerada ruim nesta fase da banda, também sei que serei crucificado por deixar de fora músicas como "Prowler", "Remember Tomorrow" e "Sanctuary", mas por fim cheguei à seguinte lista:
10 – "Running Free"
"Running Free" é um dos maiores clássicos da banda e um dos destaques dos shows até os dias de hoje. Uma música simples, mas intensa. A levada de baixo é uma das mais marcantes da história do MAIDEN e a letra reflete as influências punks no som da banda.
9 – "Prodigal Son"
A semi-balada "Prodigial Son" não é uma escolha obvia, mas é uma música que chama a atenção por sua beleza e melancolia. O vocal rouco de Di'Anno encaixa-se perfeitamente com um baixo melodioso e muito bem colocado. Com bases simples, a música mostra-se eficiente e com solos muito harmoniosos.
8 – "Murders in the Rue Morgue"
Um dos maiores clássicos de "Killers", "Murders in the Rue Morge", baseada no livro de mesmo nome de Edgar Allan Poe, é agressiva e de um feeling absurdo. A velocidade é a principal característica dessa música e a cozinha formada por Harris e Burr é impecável. Destaque também para momentos incríveis de guitarras dobradas em uma velocidade estonteante.
7 – "Wrathchild"
"Wrathchild" dispensa maiores apresentações, trata-se de um dos maiores clássicos da história da banda. Apesar de ser uma música direta, tem momentos interessantes, especialmente no som inconfundível de baixo do mestre Steve Harris. Hoje, mais de trinta anos após sua gravação, esta uma das poucas faixas do disco que sobreviveu a prova do tempo e continua sendo presença constante nos shows do MAIDEN.
6 – "Killers"
A faixa homônima do segundo disco da banda é outro petardo. O baixo de Harris dita o ritmo da música, galopante e intensa, Smith e Murray chegam ao ápice nesta música, o entrosamento imediato dos dois é espantoso, mas novamente Di'Anno se destaca. Tudo bem que Dickinson o superaria com sobras em técnica, carisma e personalidade, porém, Di'Anno criou algo impressionante junto com o MAIDEN, demonstrando ser um excelente vocalista. Sua voz é algo inconfundível e deu uma magia especial aos dois primeiros álbuns da banda.
5 – "Purgatory"
Com o pé no acelerador, "Purgatory" é uma das músicas mais empolgantes do MAIDEN. Impossível não cantar o refrão junto ("Please, take me away, take me away, so far away..."). Clive Burr é novamente simples, mas preciso e conveniente, dando à música o ritmo necessário para os solos acelerados de Murray e as galopadas insanas de Harris.
4 – "Drifter"
A faixa derradeira de "Killers" é também a melhor, em minha opinião. O baixo de Harris é impressionante, de uma técnica e feeling absurdamente louváveis. Os solos são impecáveis e emocionantes, avance até 1 minuto e 25 segundos de música para entender do que falo. Enfim, um encerramento a altura de um disco excelente.
3 – "Strange World"
"Strange World" é uma canção bela e melodiosa. Algumas passagens me lembram bastante o RAINBOW, outras o FOCUS. Alguns toques progressivos aqui e acolá. A emoção transmitida pela música em um todo é indescritível, tornando essa faixa uma música diferente de tudo que o MAIDEN faria em toda sua discografia. Essa música possui alguns dos melhores solos desta fase da banda.
2 – "Iron Maiden"
A música que carrega o nome da banda é presença constante nos shows da banda até os dias atuais. Ela é curta, mas cheia de pequenas variações. O baixo e a bateria tornam a música pulsante e seu refrão é daqueles para ser cantando em uníssono em um show. Um dos riffs mais importantes da carreira da donzela está presente no início e decorrer desta música.
1 – "Phantom of the Opera"
Por fim, um dos maiores hinos de toda a carreira da banda. Em "Phantom of the Opera" o entrosamento dos músicos é espantoso, tornando essa a música mais complexa dos dois discos com Di’Anno e, consequentemente, a mais longa. Uma música extravagante, técnica, pesada e cheia de feeling. O próprio Bruce Dickinson, que assumiria o posto de vocalista da banda a partir do terceiro álbum, considera essa uma das músicas mais importantes da carreira do MAIDEN. O destaque fica por conta do baixo de Steve Harris, mas é impossível não comentar as levadas de Clive Burr, as guitarras dobradas de Dave Murray e Dennis Stratton e a malícia e charme na interpretação de Paul Di'Anno. Avance até os 4 minutos e 34 segundos de música e curta um dos riffs mais incríveis já criados no Heavy Metal.
Se você estiver a fim de queimar alguns neurônios assim como eu, dê-se ao luxo de tentar escolher sua lista e comente abaixo. A tarefa é difícil, mas revisitar os dois primeiros discos da Donzela de Ferro é recompensador.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Vídeo do Machine Head é citado pela Louder como um dos melhores da história do nu metal
Morte de Jeff Hanneman aproximou Tom Araya e Kerry King
As melhores músicas do Sepultura de todos os tempos, segundo Max Cavalera
O cover do AC/DC que o Foo Fighters tocou pela primeira vez no Brasil
O vazio deixado pelo Edguy
Sepultura "rouba o show" no maior festival de heavy metal da Inglaterra, diz a Metal Hammer
Mike Patton escreveu as letras do álbum "The Real Thing" em menos de duas semanas
As 10 melhores músicas dos anos 1960, segundo John Lennon
A banda que deu origem ao metal, ao rap, ao punk e ao pop rock, segundo Bob Dylan
A promessa que Ronnie James Dio fez para Bob Daisley e não cumpriu, após proposta irrecusável
O guitarrista brasileiro que estava anos-luz à frente dos outros, segundo Liminha
A música que Robert Plant considera a mais difícil que já precisou cantar
A canção que fez Frank Sinatra capitular, depois de passar anos atacando o rock
Geddy Lee sentiu a presença de Neil Peart na nova tour do Rush? Ele responde
Tom G. Warrior revela a banda que ninguém imagina ter influenciado o Celtic Frost



A grande lição que Blaze Bayley aprendeu com Paul Di'Anno; "não sabem disso sobre ele"
"A lenda do Iron Maiden é Paul Di'Anno", diz Blaze Bayley
O melhor álbum e a melhor faixa do heavy metal de 1981, segundo a Noise Creep
O melhor álbum e música do Heavy Metal de cada ano dos anos 1980, segundo a Loudwire
O álbum contestado do Iron Maiden influenciado por disco de Bruce Dickinson
15 coisas que você não imagina que coexistiram com bandas famosas
A música do Iron Maiden que foi criticada, mas Steve Harris aprova
O dia em que Steve Harris foi a um show do Metallica e elogiou Dave Mustaine
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
5 músicas de metal com refrãos feitos na medida para você pular sem parar
Vocalistas: algumas das grandes vozes do rock
R.E.M. é dona da faixa que mais faz o homem chorar


