Iron Maiden: As 10 melhores músicas da atual formação
Por Luis Fernando Ribeiro
Postado em 09 de outubro de 2013
É sempre difícil falar ou escrever qualquer coisa a respeito do IRON MAIDEN, pois seus fãs estão facilmente entre os mais críticos (Leia-se "Chatos") do Heavy Metal - e eu me incluo entre eles. Qualquer simples comentário gera longas discussões e muitas delas não terminam de forma amistosa. Ainda assim, sempre existem malucos que decidem por a carreira da banda em pauta.
Passados mais de 30 anos desde sua formação, o IRON MAIDEN já lançou 15 discos de estúdio e muitos deles ainda geram discussões acaloradas. Mais recentemente, em especial com o lançamento de discos mais progressivos e elaborados que outrora, a banda vem gerando polêmica e dividindo os fãs. Muitos amam, outros odeiam, mas é impossível ficar apático aos lançamentos da banda.
Particularmente, sou mais fã do período que vai do lançamento de "Killers" até "No Prayer For The Dying", mas o IRON MAIDEN continua lançando discos grandiosos que perdem por pouco para seus anos de ouro.
Esta matéria reúne 10 músicas que, na minha opinião, são os clássicos da atual formação da banda, que perdura desde o lançamento de "Brave New World".
10 - "When the Wild Wind Blows"
Carregada de belíssimas melodias, "When The Wild Wind Blows" encerra o último disco lançado pelo IRON MAIDEN de maneira épica, como já é de costume. As mudanças de clima ora te deixam relaxado e te fazem viajar, ora te deixam tenso e ansioso, tamanha variação entre momentos de belíssimas passagens e arranjos e momentos com riffs pesados e densos. Esta música é uma síntese do que há de melhor em "Final Frontier", com destaque para todos os músicos, individual e coletivamente.
9 - "These Colours Don't Run"
Apesar de tanto 'mimimi' à cerca de "A Matter Of Life And Death", considero-o um dos álbuns mais legais do MAIDEN e o escuto com frequência. Dentre as músicas, considero "These Colours Don't Run" a melhor. McBrain e Harris ditam o ritmo pesadíssimo da música, enquanto as guitarras dão ares dramáticos à canção, deixando ela totalmente coerente com sua temática de guerra. Destaque para o baixo furioso de Steve Harris.
8 - "Blood Brothers"
"Blood Brothers" é uma das músicas mais emotivas da carreira da Donzela, com uma letra e melodias marcantes e funciona ainda melhor ao vivo. É praticamente impossível não acompanhar o refrão e não cantarolar as melodias melancólicas das guitarras.
7 - "Journeyman"
A única música totalmente acústica do IRON MAIDEN é também uma das mais belas canções da banda, com arranjos de extremo bom gosto, uma linda letra e uma das melhores interpretações de Bruce Dickinson em toda sua carreira com a Donzela de Ferro. Essa música é uma prova de que a banda ainda pode lançar músicas originais e desafiadoras, mesmo após mais de 30 anos gravando juntos.
6 - "No More Lies"
"No More Lies" é sem dúvida umas das músicas mais empolgantes de "Dance of Death" e ainda tem uma letra excelente. A canção é recheada de belas melodias das três guitarras e também do baixo de Harris, mas fica realmente boa quando mais pesada com o tradicional ritmo galopado de Harris e McBrain.
5 - "Dance of Death"
A faixa título do segundo disco após a volta de Smith e Dickinson à banda é repleta de belos solos de guitarra, guitarras dobradas e excelentes arranjos. Apesar da letra um pouco forçada, a interpretação de Dickinson é soberba.
4 - "Ghost of Navigator"
Essa é sem dúvidas uma das músicas mais pesadas de toda a carreira do IRON MAIDEN, com alguns dos riffs mais matadores já gravados pela banda. Essa música é o que em geral o fã da Donzela espera da banda: Peso, feeling e boas melodias. "Ghost of Navigator" poderia facilmente figurar nos discos da fase de ouro da banda.
3 - "The Nomad"
Talvez essa música não faça parte de uma lista como essa para a maioria dos fãs, mas considero-a uma das músicas mais incríveis gravadas pelo MAIDEN. Impossível não se emocionar com os momentos calmos e melodiosos, ou não se empolgar com as partes mais pesadas e os belíssimos solos.
2 - "Brave New World"
Na minha opinião, essa música resume a musicalidade do IRON MAIDEN após o retorno de Bruce Dickinson e Adrian Smith, quando a banda começou a gravar músicas mais progressivas, mais focadas em melodias oscilando com momentos de muito peso e refrões bombásticos. É claro que essa era a proposta da banda desde muitos anos antes, mas com o tempo ela ficou mais madura e músicas mais elaboradas como essa começaram a ser compostas.
1 - "Paschendale"
Mesmo não tendo sido gravada na fase clássica da banda, essa música figura facilmente no meu 'Top 10' da carreira da banda. Musicalmente, "Paschendale" é quase uma continuação de "Nomad" do disco anterior e é uma das músicas mais originais gravadas pelo MAIDEN. As mudanças de clima, as belas melodias, o peso desumano e o entrosamento da banda fazem você querer que essa música não acabe nunca. Simplesmente épica!
É claro que grandes músicas como "Dream of Mirrors", "The Thin Line Between Love and Hate", "Rainmaker", "Montségur", e "Final Frontier", por exemplo, poderiam facilmente entrar nessa lista, mas após muito pensar, cheguei a essas 10.
E aí? Quais são as suas 10 músicas preferidas dos quatro últimos discos de estúdio da Donzela?
[an error occurred while processing this directive]Comente: Quais as melhores músicas da atual formação do Iron Maiden na sua opinião?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps