Luz & Sombra: Conversas com Jimmy Page
Por Ricardo Bellucci
Postado em 11 de fevereiro de 2024
Desde o final do ano passado tenho mergulhado no universo das biografias de bandas e personagens do rock. Na verdade, um mergulho intencional, uma espécie de imersão em universo paralelo, mesmo que em doses homeopáticas, ao longo dos dias. Mergulho mais do que necessário para fugir das loucuras do dia a da do dito mundo corporativo.
Led Zeppelin - Mais Novidades
Das diversas obras que me "caíram" nas mãos a que mais me chamou a atenção foi Luz & Sombra, Conversas com Jimmy Page, de Brad Tolinski, da editora Globo Livros. Não se trata de um livro extenso, tem, na verdade, pouco mais de 290 páginas, mas a estrutura da obra é bastante interessante. Não se trata das tradicionais biografias ou autobiografias. Ela intercala trechos com entrevistas, com o próprio Page ou com pessoas que de alguma forma cruzaram com ele ao longo da sua prolífica carreira com outros trechos de caráter mais histórico ou biográfico. Esse tipo de estrutura textual contribui para uma leitura leve, fluida e bastante prazerosa. O livro não tem como foco a vida pessoal de Page, mas na sua carreira musical. As poucas passagens mais pessoais, digamos assim, são exploradas para clarear a forma como o músico construía suas melodias e as influências levadas em conta em sua elaboração, como o ocultismo ou a paixão pelos ritmos do oriente, por exemplo.
A obra navega do início da carreira de Page, passando pelas primeiras bandas como a Red E. Lewis and the Reds Caps e a Neil Christian and The Crusaders, vislumbra, em seguida, a sua vida nos estúdios londrinos, a "montagem" do Led Zeppelin, ao lado de Peter Grant, o seu papel ao longo dos anos com a banda e finalmente a sua carreira pós Led.
É uma obra importante para qualquer fã do Zeppelin ou do velho e bom rock and roll. Vale a pena a leitura!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu aponta problema no show do Iron Maiden e explica atitude do atual baterista
Regis Tadeu aponta o grande erro que Tony Iommi cometeu em seu novo álbum solo
U2 anuncia quarto e último show no Brasil da Tour The Greatest Show On Earth 2027
Ex-guitarrista do Scorpions, Uli Jon Roth se apresentará em São Paulo em janeiro
Nicko McBrain critica voz atual de Axl Rose e revela tentativa frustrada de reconciliação
A música do Led que parece fantasia, mas nasceu de uma bronca de Robert Plant com a polícia
Jorn Lande explica por que prefere Black Sabbath com Dio
Ida de John Bush para o Anthrax foi como uma "bomba atômica", diz guitarrista do Armored Saint
Cinco músicas que mostram o lado mais sombrio e arrastado de Ronnie James Dio
O sucesso de 1977 que Paul McCartney reconheceu como praticamente cópia de uma música dos Beatles
A faixa de "Reign in Blood" que Tom Araya não é muito fã
Motionless in White se apresentará no Brasil em março de 2027
A pergunta estranha que Clive Burr teria feito a Nicko McBrain
Metallica divulga performance ao vivo de "Fade to Black"
Pete Townshend (The Who) admite que só foi gostar de Led Zeppelin recentemente

O disco mais odiado do Metallica que Jimmy Page e Jack White adoraram
A briga violenta que fez com que Senadores tentassem proibir a entrada do Led nos Estados Unidos
O disco que deixou Ozzy Osbourne de queixo caído antes mesmo da estreia do Black Sabbath
O músico do Led Zeppelin que só entrou na banda depois de receber dezenas de telegramas
Por que o Led Zeppelin nunca alcançou a popularidade dos Beatles, segundo John Paul Jones
As últimas músicas tocadas por 15 bandas de rock e metal que não fazem mais shows
O que "Tornado of Souls" tem em comum com "Stairway to Heaven", segundo Friedman
Dark Side of the Moon: os Bastidores da obra-prima


