Run For Cover: The Art Of Derek Riggs

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ricardo Seelig
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 10

Muito da mitologia e da força do nome Iron Maiden está vinculada à figura de seu mascote, Eddie. É impossível imaginar o Maiden e não lembrar de Eddie, e a recíproca é verdadeira. Uma das marcas mais conhecidas da música, presente na casa (e na imaginação) de praticamente todo fã de heavy metal, o morto-vivo mais conhecido do mundo acaba de ganhar um livro dedicado totalmente a sua figura.

622 acessosDuplas de guitarristas: Loudwire elenca suas dez melhores5000 acessosLuxúria: uma lista de alguns dos clipes mais sexys da história


“Run For Cover: The Art Of Derek Riggs” conta toda a história de Eddie e de seu criador, o lendário desenhista Derek Riggs. Escrito pelo jornalista canadense Martin Popoff, autor de vários livros dedicados ao heavy metal e seus maiores nomes, é um trabalho extenso, detalhista, repleto de informações e curiosidades que relatam um dos capítulos mais importantes da história do heavy metal e ajudam a entender como ele se transformou de um simples estilo musical em um dos maiores movimentos culturais do mundo contemporâneo.

Cada ilustração desenvolvida por Riggs para o Iron Maiden é destrinchada por Popoff. A idéia original, o brainstorm com o grupo, a técnina utilizada, o resultado final. Além disso, são apresentadas também ilustrações que mostram o andamento do trabalho, em estágios anteriores a sua finalização. Verdadeiras obras de arte da cultura metálica, que mesmo construídas sob um conceito sombrio, explodem em cores a cada página.

Um dos principais atrativos de “Run For Cover: The Art Of Derek Riggs” são as dezenas de trabalhos inéditos (alguns até mesmo em rascunhos iniciais) apresentados no livro. Dividido em capítulos cronológicos dedicados a cada um dos álbuns do Iron Maiden, o livro mostra claramente a evolução do estilo e do traço de Riggs, desde o início com pinturas em tela até o surgimento da arte digital.


Além da construção de Eddie, o livro mostra também outros trabalhos desenvolvidos por Derek Riggs ao longo de sua carreira, para artistas como Gamma Ray, Stratovarius, Bruce Dickinson e outros.

Finalizando, o que valoriza “Run For Cover: The Art Of Derek Riggs” (além do brilhante texto de Martin Popoff) e o coloca em outro patamar é o cuidado e a atenção dedicados à produção gráfica do material. Em formato grande, o livro possui 180 páginas em papel couché de alta gramatura, revelando em toda a sua plenitude o talento e a genialidade de Riggs.

Para os mais fanáticos, existe uma edição do livro em capa dura, numerada, com a assinatura de Derek na capa, limitada a 1.500 cópias.

“Run For Cover: The Art Of Derek Riggs” é um livro obrigatório para fãs do Iron Maiden, de heavy metal, para ilustradores e para acadêmicos que buscam entender porque o metal, e o Iron Maiden, se transformaram em enormes fenômenos culturais, conquistando adeptos fanáticos em todo o planeta.

Mesmo que nenhuma editora acene com a possibilidade de lançá-lo no Brasil, tem que ter (uma dica: livros comprados no exterior não sofrem tarifação quando entram no país, o que torna o custo final muito atraente e em conta).

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Iron MaidenIron Maiden
Steve Harris assiste show do Metallica no Canadá

622 acessosDuplas de guitarristas: Loudwire elenca suas dez melhores1110 acessosBruce Dickinson: voando em um bombardeiro da II Guerra Mundial0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Iron Maiden"

MetalMetal
E se as letras fossem posts motivacionais?

Iron MaidenIron Maiden
As dez melhores faixas "desconhecidas" da banda

MetalMetal
Você acredita na "lenda do terceiro álbum"? - Parte 1

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de Livros0 acessosTodas as matérias sobre "Capas"0 acessosTodas as matérias sobre "Derek Riggs"0 acessosTodas as matérias sobre "Iron Maiden"

LuxúriaLuxúria
Uma lista de alguns dos clipes mais sexys da história

DécadasDécadas
Você percebe que ouve Heavy Metal há muito tempo...

Lars UlrichLars Ulrich
"Eu era o maior fã do Iron Maiden"

5000 acessosHard Rock: as 25 melhores músicas acústicas do gênero5000 acessosVinil: quais são os dez discos mais valiosos do mundo?5000 acessosTemperatura Máxima: as atrizes pornôs que incendiaram o cenário Rock5000 acessosAstros mortos: como estariam alguns se ainda estivessem vivos?5000 acessosCults: 10 álbuns influentes que fracassaram nas vendas5000 acessosU2: Bono diz que não aguenta ouvir a própria "Vox"

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online