Andre Matos: Resenha do livro "Andre Matos - O Maestro do Heavy Metal"
Por Maicon Leite
Postado em 08 de novembro de 2021
Como ávido leitor, não somente de biografias, fico extremamente feliz quando começo a ler um livro que me prende desde o início. E entre 2020 e 2021, em plena pandemia, com a cabeça à mil, tenho o orgulho de dizer que li mais de 70 livros, dos mais variados gêneros. E dentre as biografias devoradas nesta jornada literária está "Andre Matos – O Maestro do Heavy Metal", que assim como a biografia do Paradise Lost, foi mais um excelente lançamento da Estética Torta, com acabamento de luxo, capa dura, inteiramente colorido, sobrecapa transparente e diversos QR Codes exclusivos espalhados pelo livro. Nada disso teria efeito se a escrita não fosse caprichada e fluída. Ponto para os envolvidos.
A morte de Andre Matos, em 8 de junho de 2019, deixou milhares de fãs extremamente tristes, afinal, era uma pessoa extremamente nova, com apenas 47 anos de idade e com muitas realizações pela frente. E de lá para cá o músico tem sido homenageado das mais variadas formas, seja com músicas, vídeos e até mesmo com a criação do Dia Municipal do Metal em São Paulo. Outra atitude importante foi a produção do documentário "Andre Matos – Maestro do Rock", com sua primeira parte em cartaz nos cinemas brasileiros.
Em 2020 os fãs viram nascer este livro, escrito por Eliel Vieira e Luis Aizcorbe com as colaborações especiais de Eco e Raquel Moliterno como curadores, Clóvis Roman e Kenia Cordeiro como pesquisadores, Dener Ariani na área de consultoria e Gustavo Maiato com entrevistas. Com prefácio de Tobias Sammet, do Edguy e Avantasia, o livro segue uma ordem cronológica gostosa de ler, rendendo momentos agradáveis e surpreendentes que nem mesmo o fã mais "die hard" imaginaria saber sobre o vocalista.
Confesso que uma das partes mais interessantes do livro foi justamente sua fase pré-Angra, ou seja, sua infância, a descoberta do Heavy Metal, os primeiros dias do Viper e o ápice com vários detalhes sobre os álbuns "Soldiers of Sunrise" e "Theatre of Fate", tudo isso recheado com palavras do próprio Andre retiradas de entrevistas contidas em sites, blogs, canais do Youtube, revistas e muito mais, além, é claro, de depoimentos de seus familiares e amigos. Fotos raras retiradas do acervo da família complementam a leitura, tornando a experiência riquíssima.
O retorno do Viper com Andre Matos em 2012 para a turnê "To Live Again Tour" foi abordado bem rapidamente, e embora a apresentação em Porto Alegre não tenha sido citada no livro, vale a pena lembrar aqui daquele show histórico que a banda executou em 21 de julho de 2012, no Teatro Ciee. Foi a primeira e única apresentação do Viper com Andre Matos na cidade, suprindo uma carência sentida desde o ano de 1990, quando o Viper veio tocar com Pit Passarell assumindo os vocais. Reza a lenda que foi o primeiro show após a saída de Andre.
Sua paixão por música clássica e seus estudos são bem relatados no livro, destacando a criação da música "Moonlight", baseada na peça instrumental "Moonlight Sonata", de Beethoven, um dos maiores destaques do álbum "Theatre of Fate", seu último registro com o Viper, lançado em 1989. As saídas do Viper, Angra e Shaman, bem como as diversas participações especiais que o músico realizou ao longo da carreira foram muito bem documentadas, gerando um material que servirá de guia para quem quiser conhecer o que o vocalista gravou fora das bandas que participou e de sua carreira solo. A parte mais triste do livro é quando chega no capítulo dedicado à sua morte, onde assuntos pessoais de sua vida tão reservada vieram à tona, como o uso de vários medicamentos e os últimos dias de sua jornada.
Após o grande sucesso do livro, a Estética Torta decidiu trabalhar em uma nova tiragem, e segundo publicação em seu site, havia um dilema envolvendo esta nova edição, com o surgimento de material inédito sobre o vocalista, com muitas fotos, vídeos e demos de músicas. A solução foi trabalhar em uma nova edição que virá acompanhada de um caderno especial com essas fotos, além de QR Codes que levarão o leitor direto para o material audiovisual. Esta segunda tiragem será limitada em mil cópias e virá numa versão mais simples, mantendo a tradicional capa dura, mas sem a sobrecapa transparente da primeira edição, além de utilizar as páginas em preto e branco, diferentemente das páginas coloridas da primeira. Desta forma, segundo a editora, foi possível manter o mesmo preço da primeira edição, já que os custos para impressão do ano passado para cá aumentaram.
A questão é: seja qual for a edição do livro, compre! Nunca se fez uma obra tão elaborada sobre um músico brasileiro de Heavy Metal, fato que talvez abra um leque de novas possibilidades para o mercado editorial brasileiro ligado ao estilo. Indicado não apenas para fãs de Andre Matos, mas também para os apreciadores do Metal brasileiro, afinal, é impossível dissociar o vocalista de tudo o que foi feito no Brasil em termos de Heavy Metal desde a década de 1980. Obrigado Estética Torta por este livraço!
Livro: Andre Matos – O Maestro do Heavy Metal
Escritores: Eliel Vieira e Luis Aizcorbe
Editora: Estética Torta – 2020
Páginas: 456
Adquira a nova versão do livro:
https://www.esteticatorta.com/produtos/livro-andre-matos-o-maestro-do-heavy-metal-nova-edicao/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
Ingressos do AC/DC em São Paulo variam de R$675 a R$1.590; confira os preços
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
O pior disco do Ghost, de acordo com a Metal Hammer
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
O guitarrista que Steve Vai diz que nem Jimi Hendrix conseguiria superar
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora


Produtor brasileiro que vive nos EUA critica novo tributo a Andre Matos
All Metal Stars BR: Priester, Ardanuy e Bianchi anunciam turnê em homenagem a Andre Matos
Bruce Dickinson aponta a característica que havia em comum entre Andre Matos e Chris Cornell
Fabio Lione diz que convidou Andre Matos para shows com o Angra: "Ele deu uma condição"
Como ofensas sobre Andre Matos fizeram Hugo Mariutti pensar em encerrar carreira
Eu Sou Ozzy - A Autobiografia de Ozzy Osbourne


