Resenha - Almanaque do Rock - Kid Vinil
Por Mário Orestes Silva
Postado em 04 de dezembro de 2014
Lançado no ano de 2010, este "Almanaque do Rock" vem pra atestar a sapiência no meio, de um homem que já era reconhecido como grande expoente do rock, décadas atrás. Kid Vinil sempre escreveu sobre música e publicava registros assim, ainda pela Somtres, que vendiam em bancas de revista. Eis que esta é sua publicação definitiva.
Desta feita o relato está mais apurado e muito melhor elaborado. Conforme declaração do próprio Kid, ele foi simplesmente escrevendo automaticamente e não demorou pra fechar o trabalho.
Está tudo relatado em ordem cronológica conforme décadas. Iniciando toda a história do rock and roll na década de 50 com os velhos medalhões que já é de praxe, passando pelo blues, jazz e gospel, Elvis Presley, Chuck Berry, Little Richard, Jerry Lee Lewis e muitos outros, até a década 00 com Linkin Park, System Of a Down, Libertines, Franz Ferdinand e outros. Todas as sub-divisões de estilos com os seus maiores representantes estão presentes. Alguns são apenas citados, outros têm páginas inteiras. As citações não se resumem somente aos nomes dos artistas, mas também às principais músicas e aos discos mais significantes.
O mais bacana é que não se trata apenas de um relato com citações. Existem narrações de histórias curiosas, em muitos casos fazendo valer o subtítulo "Histórias e curiosidades do ritmo que revolucionou a música". Cada capítulo, ou década como preferirem, tem um paralelo contando o cenário brasileiro. Outro atrativo da publicação se dá nas inúmeras fotos de artistas e de capas de discos, muitas utilizadas do acervo pessoal de Kid Vinil.
Um registro que serve tanto para consulta de pesquisa quanto para o deleite dos amantes no gênero, "Almanaque Do Rock" vale cada centavo gasto.
Editora Ediouro. 248 páginas.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ingressos do AC/DC em São Paulo variam de R$675 a R$1.590; confira os preços
A música lançada há 25 anos que previu nossa relação doentia com a tecnologia
A banda com quem Ronnie James Dio jamais tocaria de novo; "não fazia mais sentido pra mim"
Tuomas Holopainen explica o real (e sombrio) significado de "Nemo", clássico do Nightwish
O melhor baterista de todos os tempos, segundo o lendário Jeff Beck
A única música do Pink Floyd com os cinco integrantes da formação clássica
Download Festival anuncia mais de 90 atrações para edição 2026
Show do AC/DC no Brasil não terá Pista Premium; confira possíveis preços
As músicas que o AC/DC deve tocar no Brasil, segundo histórico dos shows recentes
A melhor música que Bruce Dickinson já escreveu, segundo o próprio
O solo que Jimmy Page chamou de "nota 12", pois era "mais que perfeito"
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
A música do Kiss que Paul Stanley sempre vai lamentar; "não tem substância alguma"
Paisagem com neve teria feito MTV recusar clipe de "Nemo", afirma Tarja Turunen
A curiosa e humilde reação de Axl Rose, do Guns, ao ser eleito "melhor vocalista"
Quais são os rockstars mais chatos do mundo?
Relembre a trajetória do baterista Eloy Casagrande do Faustão ao Slipknot

Eu Sou Ozzy - A Autobiografia de Ozzy Osbourne



