Resenha de Livro: O Reino Sangrento do Slayer
Por Elias Varella
Fonte: Trendkills
Postado em 04 de janeiro de 2013
Chegou ao mercado brasileiro no final do ano passado, pela editora Edições Ideal, a biografia "O Reino Sangrento do Slayer", contando a trajetória da banda mais pesada e polêmica da história do Thrash Metal. O autor é o renomado Joel McIver, que também assinou biografias de nomes de peso como Metallica, Black Sabbath, Sex Pistols, entre outros. O prefácio ficou por conta dos pais do ressurgimento do Crossover nos anos 2000, o Municipal Waste, e em terra brasilis, a honra coube ao vocalista do Zumbis do Espaço, Tauil.
Como o próprio autor da obra já indica na introdução, o livro dá prioridade à carreira do grupo do meio para frente, embora o início da vida particular de cada integrante, bem como os famosos perrengues sofridos por qualquer banda no começo de carreira não passem despercebidos.
Os capítulos estão divididos pelos nomes dos álbuns lançados e por períodos dos anos, o que facilita a busca por informações pontuais. Ao longo de todo o livro foram incluídas centenas de citações dos músicos, a maioria delas feitas ao próprio autor, o que demonstra a credibilidade do mesmo e prova a proximidade que manteve com eles ao longo dos anos.
Algo que me agradou muito na leitura foi a posição profissional que McIver adotou em relação à obra da banda, distanciando-se do prisma de um fã que baba ovo para tudo que seu artista favorito lança, como se lê em algumas outras biografias. Se por um lado o autor exalta os clássicos Reign in Blood e Divine Intervation, por outro comenta sobre a infantilidade das letras em Show No Mercy, as pisadas na bola cometidas em Diabolus in Musica, além de meter o pau nos covers gravados ao longo da carreira, entre outros.
Como o livro foi lançado originalmente em 2008, World Painted Blood e os shows do Big 4 não são relatados nessas páginas. Existem alguns erros de tradução perceptíveis ao decorrer da leitura, mas que não afetam na qualidade de um modo geral. Conta ainda com dezesseis páginas recheadas de fotografias raras em preto e branco que registram desde os shows amadores do início da década de 80, passando pelo marco da amizade que tinham com o Pantera, até fotos tiradas em 2007.
Embora o autor tenha feito todos os esforços para que essa fosse uma biografia oficial, não foi o que conseguiu. Assim como ele, aguardo por um lançamento feito sob a tutela da banda. Enquanto isso, aproveite a leitura e revisite todos os discos em alto e bom som!
"Slayer? São fodas!" – Tony Foresta, vocalista do Municipal Waste.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
A mensagem de Donald Trump para a família de Ozzy, e a reação de Sharon
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
Dave Mustaine lamenta o estado atual do metal e do rock
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
A banda lendária que apresentou Tom Morello ao "Espírito Santo do rock and roll"
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
Ozzy Osbourne foi secretamente hospitalizado duas semanas antes do último show
A reação de Dave Mustaine quando se ouviu cantando pela primeira vez
A banda norueguesa que alugou triplex na cabeça de Jessica Falchi: "Chorei muito"
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Slash explica por que tocar o solo "diferente do disco" é uma faca de dois gumes
O clássico romântico do hard rock que quase foi gravado por Tina Turner
As seis músicas do Metallica que Dave Mustaine ajudou a escrever
Jason Newsted é melhor que Cliff Burton, mas Lars e James ferraram ele no Metallica

Metallica x Megadeth: Kerry King escolhe sua favorita e explica o motivo
A curiosa história por trás de uma das frases mais ofensivas da carreira do Slayer
Kerry King (Slayer) escolhe seu preferido entre Metallica e Megadeth
As 40 músicas que marcaram a vida do redator Mateus Ribeiro
As duas bandas que atrapalharam o sucesso do Iron Maiden nos anos oitenta
A banda de thrash fora do "Big Four" que é a preferida de James Hetfield, vocalista do Metallica
As 10 melhores músicas do Slayer, segundo o Heavy Consequence
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
Eu Sou Ozzy - A Autobiografia de Ozzy Osbourne



