Os dois namoros de Nando Reis com Marisa Monte contados através das parcerias musicais
Por Gustavo Maiato
Postado em 17 de maio de 2023
Nando Reis namorou com Marisa Monte por duas ocasiões distintas e em vídeo no seu canal no YouTube o músico relembrou como foi essa parceria e as composições que fizeram juntos.
Nando Reis - Mais Novidades
"Do ponto de vista musical, minha relação com a Marisa Monte foi a realização de algo que eu queria muito. Eu tinha esse desejo de compor e ouvir minhas músicas na voz de uma cantora e queria poder realizar uma sonoridade. Não havia muita convergência na época entre meu pensamento musical e o dos Titãs. Com a Marisa isso foi o lugar onde encontrei. Eu a conheci nos anos 1990. Ela começou a carreira de maneira única.
Lembro que ela fez um show cantando ‘Comida’, dos Titãs. Isso foi uma surpresa e nos aproximou. Encontrei pela primeira vez em um programa de televisão dos Titãs com ela. Isso foi na Rede Globo e ficamos horas no camarim. Eu já estava interessado em ampliar parcerias e fui falar com ela. Eu vinha tentando romper com minha dificuldade de compor e de me estabelecer dentro dos Titãs. Eu escrevi muito e fiz uma compilação dos meus melhores trechos em um caderno. Mostrei para ela, que despertou a atenção.
Nós namoramos em duas ocasiões depois. Escrevi para ela a música ‘Diariamente’. Era sobre ela. A Marisa morava na Urca e eu tinha uma pasta com várias letras. Ela tinha um gravador. Começamos a compor e ‘Tudo Pela Metade’ saiu assim. São quatro músicas minhas que estão no disco ‘Mais’, dela. Além de ‘Diariamente’ e ‘Tudo Pela Metade’, ‘Ainda Lembro’ e ‘Mustapha’. Essa última foi sobre um amigo em comum nosso. ‘Ainda Lembro’ eu sou parceiro porque ajudei a concluir a música. A melodia é totalmente dela.
Ela tinha trechos com dúvida. Fiquei dizendo que era bom sim! Estávamos namorando nessa época. Ela foi para Nova York e lembro de fazer o arranjo de ‘Diariamente’. Ela ia viajar e estávamos aqui em São Paulo. Passei a noite em claro escrevendo e montando as cifras. Não toco no disco, mas estou creditado porque eu que escrevi as letras no encarte com pena. Foi um trabalho danado! [risos]. Ela foi a primeira artista que me gravou fora dos Titãs.
Nesse primeiro período de namoro fizemos outras coisas também. Depois, me casei com a Vânia. Me separei e voltei com a Marisa, o que é bastante significativo. Então, gravamos outro disco. Minha relação com ela foi uma realização. Esse segundo disco que participei foi o ‘Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão’. Compus ‘Ao Meu Redor’, sobre o momento da nossa separação. Também participei da concepção do disco. Vivíamos juntos, namorávamos e nós dois falávamos sobre música. Toco violão e guitarra no álbum.
Fizemos juntos ‘Por Enquanto’, ‘O Céu’ e ‘Na Estrada’ também. A ‘Enquanto Isso’ fomos editando juntos. ‘Na Estrada’ teve o Carlinhos Brown também. Nos reunimos em Salvador e apresentei o Brown a ela. Fiquei deslumbrado com ele. Meu disco ‘Doze de Janeiro’ teve participação da Marisa Monte na demo. Ficamos um tempo afastados depois que terminamos. Havia e há um respeito e reconhecimento enormes. Ela é uma referência dentro do meu pensamento. Ela faz uma condução magnífica da carreira e conheci isso dela".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
O vocalista que o Black Sabbath deveria evitar, de acordo com Ozzy Osbourne
O guitarrista que Neil Young colocou no mesmo nível de Hendrix, e citou uma música como "prova"
A música "complicada" do Pink Floyd que Nick Mason acha que ninguém dá valor
O músico que atropelou o Aerosmith no palco; "Ele acabou com a gente"
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O megavocalista que Axl Rose teve como seu maior professor; "eu não sei onde eu estaria"
Novo boletim de saúde revela o que realmente aconteceu com Clemente
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar

O top 10 das músicas de Nando Reis, segundo ele mesmo
O disco de reggae que Nando Reis tem seis exemplares; "Quase como se fossem sagrados"
O ex-jogador de futebol por quem Nando Reis era fascinado
A canção dos Titãs que Nando Reis coloca entre uma das maiores da música brasileira


