Os dois namoros de Nando Reis com Marisa Monte contados através das parcerias musicais
Por Gustavo Maiato
Postado em 17 de maio de 2023
Nando Reis namorou com Marisa Monte por duas ocasiões distintas e em vídeo no seu canal no YouTube o músico relembrou como foi essa parceria e as composições que fizeram juntos.
Nando Reis - Mais Novidades
"Do ponto de vista musical, minha relação com a Marisa Monte foi a realização de algo que eu queria muito. Eu tinha esse desejo de compor e ouvir minhas músicas na voz de uma cantora e queria poder realizar uma sonoridade. Não havia muita convergência na época entre meu pensamento musical e o dos Titãs. Com a Marisa isso foi o lugar onde encontrei. Eu a conheci nos anos 1990. Ela começou a carreira de maneira única.
Lembro que ela fez um show cantando ‘Comida’, dos Titãs. Isso foi uma surpresa e nos aproximou. Encontrei pela primeira vez em um programa de televisão dos Titãs com ela. Isso foi na Rede Globo e ficamos horas no camarim. Eu já estava interessado em ampliar parcerias e fui falar com ela. Eu vinha tentando romper com minha dificuldade de compor e de me estabelecer dentro dos Titãs. Eu escrevi muito e fiz uma compilação dos meus melhores trechos em um caderno. Mostrei para ela, que despertou a atenção.
Nós namoramos em duas ocasiões depois. Escrevi para ela a música ‘Diariamente’. Era sobre ela. A Marisa morava na Urca e eu tinha uma pasta com várias letras. Ela tinha um gravador. Começamos a compor e ‘Tudo Pela Metade’ saiu assim. São quatro músicas minhas que estão no disco ‘Mais’, dela. Além de ‘Diariamente’ e ‘Tudo Pela Metade’, ‘Ainda Lembro’ e ‘Mustapha’. Essa última foi sobre um amigo em comum nosso. ‘Ainda Lembro’ eu sou parceiro porque ajudei a concluir a música. A melodia é totalmente dela.
Ela tinha trechos com dúvida. Fiquei dizendo que era bom sim! Estávamos namorando nessa época. Ela foi para Nova York e lembro de fazer o arranjo de ‘Diariamente’. Ela ia viajar e estávamos aqui em São Paulo. Passei a noite em claro escrevendo e montando as cifras. Não toco no disco, mas estou creditado porque eu que escrevi as letras no encarte com pena. Foi um trabalho danado! [risos]. Ela foi a primeira artista que me gravou fora dos Titãs.
Nesse primeiro período de namoro fizemos outras coisas também. Depois, me casei com a Vânia. Me separei e voltei com a Marisa, o que é bastante significativo. Então, gravamos outro disco. Minha relação com ela foi uma realização. Esse segundo disco que participei foi o ‘Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão’. Compus ‘Ao Meu Redor’, sobre o momento da nossa separação. Também participei da concepção do disco. Vivíamos juntos, namorávamos e nós dois falávamos sobre música. Toco violão e guitarra no álbum.
Fizemos juntos ‘Por Enquanto’, ‘O Céu’ e ‘Na Estrada’ também. A ‘Enquanto Isso’ fomos editando juntos. ‘Na Estrada’ teve o Carlinhos Brown também. Nos reunimos em Salvador e apresentei o Brown a ela. Fiquei deslumbrado com ele. Meu disco ‘Doze de Janeiro’ teve participação da Marisa Monte na demo. Ficamos um tempo afastados depois que terminamos. Havia e há um respeito e reconhecimento enormes. Ela é uma referência dentro do meu pensamento. Ela faz uma condução magnífica da carreira e conheci isso dela".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
Quando David Gilmour salvou um show do Jimi Hendrix; "eles estavam muito nervosos"
O hit que é o "orgasmo mais satisfatório que se pode imaginar", segundo Dave Grohl
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
O álbum do Almah que ambição era bater de frente com Angra, segundo produtor
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
A icônica banda que negligenciou o mercado americano; "Éramos muito jovens"


O top 10 das músicas de Nando Reis, segundo ele mesmo
O disco de reggae que Nando Reis tem seis exemplares; "Quase como se fossem sagrados"
O ex-jogador de futebol por quem Nando Reis era fascinado
A música dos Titãs com letra que seria "inviável" nos dias de hoje, de acordo com Nando Reis


