Iron Man: Tony Iommi relata sua trajetória em livro
Por João Paulo Linhares Gonçalves
Fonte: Ripando a História do Rock
Postado em 14 de março de 2012
Vamos falar sobre o livro "Iron Man: My Journey through Heaven and Hell with Black Sabbath", simplesmente a biografia do grande guitarrista Tony Iommi, o mestre de riffs fantásticos a frente do Black Sabbath em todas as suas formações. Falarei sobre as impressões que tive ao ler o livro recentemente. Antes que alguém se anime muito, revelo que li a versão digital em inglês. Este livro ainda não foi lançado por aqui...
Black Sabbath - Mais Novidades
O livro conta toda a história do grande guitarrista, desde sua infância até os dias atuais, quando excursionou como Heaven And Hell - ele chega a falar da morte de Ronnie James Dio (mas não cita nada sobre sua recente descoberta de estar com linfoma). Curiosamente, a abetura do livro começa falando sobre o acidente que decepou partes dos dedos de Iommi, no seu último dia de trabalho, obrigando-o a transformar totalmente seu jeito de tocar (ele fala como construiu os dedais que usa até hoje). Acredito que uma forma de mostrar a superação que ele teve que passar para se tornar um dos guitarristas mais importantes da história do rock.
Os primeiros capítulos do livro contam um pouco da infância e da adolescência de Iommi, mostram que antes de tentar a sorte na guitarra ele chegou a tentar tocar arcodeão (!?!?!?), mostra o momento em que ele conhece Bill Ward, quando vê o anúncio de Ozzy, a formação da banda como Earth, o porquê da mudança de nome e toda a história do Black Sabbath. Um capítulo interessante é a passagem meio que instantânea que Iommi fez no Jethro Tull. Com direito a descrever como foi a gravação do especial que acabou gerando o filme "Rock and Roll Circus", dos Rolling Stones.
Outros detalhes que me chamaram a atenção foi Iommi revelar que era, sim, o líder da banda. E o que mais se interessava em explorar as sonoridades no estúdio, enquanto gravavam os discos da banda. Outra curiosidade interessante é que no disco "Master Of Reality", eu jurava que aquela tossida na introdução de "Sweet Leaf" era do Ozzy. Não é, é do Iommi!
Próximo do fim da era Ozzy, temos detalhes interessantes também. Iommi explica os problemas com os agentes, a falta de dinheiro, apesar das altas vendas, e os efeitos destes problemas nos relacionamentos entre os integrantes. Mas os detalhes que mais me chamaram a atenção foram que Ozzy chegou a cantar em "Children Of The Sea" (clássico na voz de Dio - Iommi revela que ainda tem uma fita em algum lugar com esta versão com Ozzy). E que Sharon, futura esposa do madman, na época ajudando o pai a gerenciar a carreira do Sabbath, apresentou Dio a Iommi (depois ela romperia com o pai e ficaria com Ozzy). Mais pra frente, ficamos sabendo que Gillan topou entrar para a banda após uma bebedeira. No dia seguinte, nada se lembrava. Mas acabou gravando o álbum... Alguns capítulos dedicados à vida privada do guitarrista talvez não interessem tanto, exceto o que ele revela alguns detalhes de seu relacionamento com Lita Ford. E tome casamentos e divórcios, problemas com a guarda da filha, etc. Mas estes capítulos estão entrelaçados entre os outros e a leitura flui facilmente.
Para quem já leu a biografia de Ozzy Osbourne ("Eu sou Ozzy"), percebemos claramente que Ozzy era mais lunático, aventureiro, e Iommi era mais pé no chão, aquele que olhava os detalhes de gravação, a musicalidade, criação dos riffs. Ambos se viciaram em drogas, mas Ozzy é bem mais profundo e variado em termos de substâncias. Iommi ficou mais restrito à cocaína e por um período de tempo mais curto.
Para todos que gostam do Black Sabbath em todas as suas fases, este é um livro que as descreve, aliás, é o único que pode descrever, pois somente ele lá esteve durante todo o tempo, com todas as mudanças de formação. Não é um livro de revelações bombásticas, mas uma biografia que nos permite conhecer um pouco mais a fundo este mestre de riffs chamado Tony Iommi, uma pessoa fantástica pelo que pude perceber lendo sua biografia. Recomendo a todos os amantes do belo heavy metal que ele sempre praticou, em especial os que não tenham preconceito com as fases do Sabbath pós-Ozzy. Este livro foi lançado nos EUA no final do ano passado (novembro; outubro na Europa) e não vejo previsão de lançamento aqui no Brasil. Para quem tiver inglês bom, vale a pena!
Alguns vídeos:
"Sweet Leaf", com a tossida de Iommi:
"Children Of The Grave", com Rob Halford nos vocais:
"Children Of The Sea", com Dio nos vocais:
Recomendo a leitura deste post ao som de "Sabbath Bloody Sabbath"! Até a próxima!!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Scorpions suspende atividades de 2026 devido a "circunstâncias imprevistas"
Sepultura fará show sem "Roots", "Arise" e "Ratamahatta" no Rock in Rio
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
Iron Maiden anuncia box-set com os 9 primeiros discos em LPs coloridos
Roger revela as duplas sertanejas que recusaram gravar com o Ultraje a Rigor
João Nogueira (Mastodon): "Não acho o Metallica mais legal que o Iron Maiden"
Accept lança versão de "Losers and Winners" com Hansi Kürsch (Blind Guardian) nos vocais
O álbum do Angra que Edu Falaschi menos ouve, segundo o próprio
A banda de metal com quem Ian Anderson toparia tocar sem cobrar um centavo
Ouça "Can't Get Away", música inédita de Phil Lynott (Thin Lizzy)
Assista trailer de "No One's Disciple", documentário sobre vida e obra de Neil Peart (Rush)
O que Scott Ian, do Anthrax, pensa sobre o fim do Sepultura
Kirk Hammett relembra seu "horripilante" primeiro dia como guitarrista do Metallica
O álbum de heavy metal que se tornou um dos discos mais vendidos de todos os tempos
A música de 1965 que fundou o som do rock clássico, segundo Jimmy Page
As regras do Thrash Metal
A bizarra cena que Kiko presenciou em show do Megadeth que o fez ter saudades do Brasil
Planet Rock: as maiores vozes da história do rock

Tony Iommi (Black Sabbath) revela status atual de seu linfoma
Baterista do Mastodon relembra despedida do Black Sabbath: "Todo mundo começou a chorar"
O disco "esquecido" do Black Sabbath que é um dos preferidos de Shane Embury
A melhor banda do show de despedida do Black Sabbath, segundo João Nogueira
O riff do Black Sabbath que Eddie Van Halen vivia pedindo para Tony Iommi tocar
O álbum do Led Zeppelin que Ozzy Osbourne considerava um dos grandes discos de metal
A opinião de Ozzy Osbourne sobre o álbum "Seventh Star", do Black Sabbath
Os 50 melhores riffs de metal e rock de todos os tempos, segundo a Guitar World
Black Sabbath relança seus dois primeiros álbuns em fitas de rolo
5 músicas de metal em que os últimos segundos são a melhor parte
Eu Sou Ozzy - A Autobiografia de Ozzy Osbourne
Dark Side of the Moon: os Bastidores da obra-prima



