Beatles: Um Dia na Vida dos Beatles
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collector's Room
Postado em 27 de maio de 2011
Don McCullin estava cansado em 1968. Ele havia acabado de voltar para Londres após uma longa e infindável temporada na Ásia, fotografando o conflito do Vietnã.
Dá até para imaginar a cena: Don acorda pela manhã e, ainda sonolento, vai até o fogão e começa a preparar o seu café. Enquanto a líquido que irá tirá-lo do torpor começa a tomar forma com a mistura de água fervendo e grãos, Don vai até o banheiro e toma um banho revigorante, preparando-se para algo que, mesmo sem saber, irá mudar a sua vida. Já acomodado em sua sala, coloca um disco qualquer na vitrola – provavelmente algo suave para começar o dia – e saboreia o líquido forte e quente de sua xícara preferida enquanto lê o jornal que acaba de chegar.
Nesse instante, é interrompido subitamente pelo toque de seu telefone. A longa experiência como fotógrafo jornalístico lhe diz que algo sério deve ter acontecido, e, enquanto fala "alô", já repassa mentalmente o que precisa colocar em sua mochila para rodar o mundo mais uma vez. Do outro lado da linha, uma voz masculina desconhecida diz que está ligando da gravadora Apple e convida Don para passar o dia fotografando os Beatles. E mais: eles ainda pagariam 200 libras pelo trabalho! Don respira fundo, checa mais uma vez onde está para ter certeza de que realmente está acordado e não sonhando, e pede para que o homem ao telefone repita o que disse. Após ouvir com atenção, Don McCullin enfim percebe a realidade: a gravadora dos Beatles, a maior banda deste e de todos os outros mundos, o está contratando para passar um dia rodando por Londres com os quatro músicos, fotografando-os nos lugares em que achasse melhor. A day in the life, literalmente …
Não, essa não é uma história de ficção, ela realmente aconteceu. Em julho de 1968, o fotógrafo jornalístico Don McCullin foi contratado pela Apple para passar um dia fotografando os Beatles em diversos pontos da capital inglesa. A banda havia lançado o álbum "Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band" no ano anterior e estava trabalhando no clássico "White Album", que chegaria às lojas poucos meses depois, em novembro de 1968.
Era um período de tensão na carreira dos Beatles. As diferenças musicais e de estilo de vida entre os integrantes, notadamente John Lennon e Paul McCartney, estavam aflorando rapidamente, em um processo que levaria ao fim do grupo dois anos mais tarde. O próprio "Álbum Branco" refletiria isso, com músicas que soavam como trabalhos solo do quarteto, e não como uma banda. Esses são apenas alguns aspectos que tornam a sessão de fotos de McCullin histórica. A experiência jornalística do fotógrafo o fez perceber o que estava rolando, e ele teve a sensibilidade de tirar o melhor disso.
O livro "Um Dia na Vida dos Beatles", lançado no Brasil pela editora Cosac Naify, traz 92 fotos – muitas delas inéditas - retiradas dos 15 rolos de filme utilizados por Don McCullin naquele dia de 1968. Com capa dura e no formato 18,5 x 24 cm, tem 144 páginas com fotografias e textos de Don sobre a sua experiência com os Beatles. Uma obra deliciosa e atemporal, que captura John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr não como rockstars mitológicos e acima do bem e do mal, mas sim como pessoas normais donas de um imenso talento, e que jamais perderam o contato com a realidade e com o que realmente eram – com exceção de Lennon, que assumiu uma postura política clara e tornou-se embaixador da paz pelo mundo, reinventando a sua imagem ao longo dos anos até ser brutalmente assassinado em 8 de dezembro de 1980.
Mais do que apenas um livro, "Um Dia na Vida dos Beatles" é um contundente documento fotográfico não só da maior banda de rock de todos os tempos, mas também da geração que transformou o mundo de maneira definitiva, dando à juventude o papel de protagonista de sua própria história.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween
O álbum do Led que realizou um sonho de Jimmy Page; "som pesado, mas ao mesmo tempo contido"
A canção que Sandy & Junior recusaram e acabou virando hino do rock nacional nos anos 2000
A banda fenômeno do rock americano que fez história e depois todos passaram a se odiar
Loudwire elege os 11 melhores álbuns de thrash metal de 2025
A banda que superou Led Zeppelin e mostrou que eles não eram tão grandes assim
O baterista que Neil Peart dizia ter influenciado o rock inteiro; "Ele subiu o nível"
O clássico álbum de hard rock que mudou a vida de João Gordo, do Ratos de Porão
Pink Floyd "não é uma banda de rock", segundo um de seus músicos
Eric Clapton admite que não tem coragem de ser como Roger Waters

Quando o rock dos anos 2000 cansou de si mesmo e foi buscar respostas nos Beatles
Beatles, Led Zeppelin; Regis Tadeu explica o que é uma boyband e quem é ou não é
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
Höfner vai à falência e Paul McCartney lamenta em declaração
O hit de George Harrison que fez Elvis Presley e Frank Sinatra encerrarem disputa com Beatles
Produtor de John Lennon sentiu uma enorme culpa após o assassinato do Beatle
O hit do Led Zeppelin que Jimmy Page fez para provocar um Beatle - e citou a canção dele
A banda de rock clássico que Mike McCready comparou aos Beatles: "Maiores do que a vida"
3 hits do rock dos anos 1960 que até a Geração Z vai amar, segundo a American Songwriter
John Lennon: A Vida - Philip Norman



