Beatles: Um Dia na Vida dos Beatles
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collector's Room
Postado em 27 de maio de 2011
Don McCullin estava cansado em 1968. Ele havia acabado de voltar para Londres após uma longa e infindável temporada na Ásia, fotografando o conflito do Vietnã.
Dá até para imaginar a cena: Don acorda pela manhã e, ainda sonolento, vai até o fogão e começa a preparar o seu café. Enquanto a líquido que irá tirá-lo do torpor começa a tomar forma com a mistura de água fervendo e grãos, Don vai até o banheiro e toma um banho revigorante, preparando-se para algo que, mesmo sem saber, irá mudar a sua vida. Já acomodado em sua sala, coloca um disco qualquer na vitrola – provavelmente algo suave para começar o dia – e saboreia o líquido forte e quente de sua xícara preferida enquanto lê o jornal que acaba de chegar.
Nesse instante, é interrompido subitamente pelo toque de seu telefone. A longa experiência como fotógrafo jornalístico lhe diz que algo sério deve ter acontecido, e, enquanto fala "alô", já repassa mentalmente o que precisa colocar em sua mochila para rodar o mundo mais uma vez. Do outro lado da linha, uma voz masculina desconhecida diz que está ligando da gravadora Apple e convida Don para passar o dia fotografando os Beatles. E mais: eles ainda pagariam 200 libras pelo trabalho! Don respira fundo, checa mais uma vez onde está para ter certeza de que realmente está acordado e não sonhando, e pede para que o homem ao telefone repita o que disse. Após ouvir com atenção, Don McCullin enfim percebe a realidade: a gravadora dos Beatles, a maior banda deste e de todos os outros mundos, o está contratando para passar um dia rodando por Londres com os quatro músicos, fotografando-os nos lugares em que achasse melhor. A day in the life, literalmente …
Não, essa não é uma história de ficção, ela realmente aconteceu. Em julho de 1968, o fotógrafo jornalístico Don McCullin foi contratado pela Apple para passar um dia fotografando os Beatles em diversos pontos da capital inglesa. A banda havia lançado o álbum "Sgt Peppers Lonely Hearts Club Band" no ano anterior e estava trabalhando no clássico "White Album", que chegaria às lojas poucos meses depois, em novembro de 1968.
Era um período de tensão na carreira dos Beatles. As diferenças musicais e de estilo de vida entre os integrantes, notadamente John Lennon e Paul McCartney, estavam aflorando rapidamente, em um processo que levaria ao fim do grupo dois anos mais tarde. O próprio "Álbum Branco" refletiria isso, com músicas que soavam como trabalhos solo do quarteto, e não como uma banda. Esses são apenas alguns aspectos que tornam a sessão de fotos de McCullin histórica. A experiência jornalística do fotógrafo o fez perceber o que estava rolando, e ele teve a sensibilidade de tirar o melhor disso.
O livro "Um Dia na Vida dos Beatles", lançado no Brasil pela editora Cosac Naify, traz 92 fotos – muitas delas inéditas - retiradas dos 15 rolos de filme utilizados por Don McCullin naquele dia de 1968. Com capa dura e no formato 18,5 x 24 cm, tem 144 páginas com fotografias e textos de Don sobre a sua experiência com os Beatles. Uma obra deliciosa e atemporal, que captura John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr não como rockstars mitológicos e acima do bem e do mal, mas sim como pessoas normais donas de um imenso talento, e que jamais perderam o contato com a realidade e com o que realmente eram – com exceção de Lennon, que assumiu uma postura política clara e tornou-se embaixador da paz pelo mundo, reinventando a sua imagem ao longo dos anos até ser brutalmente assassinado em 8 de dezembro de 1980.
Mais do que apenas um livro, "Um Dia na Vida dos Beatles" é um contundente documento fotográfico não só da maior banda de rock de todos os tempos, mas também da geração que transformou o mundo de maneira definitiva, dando à juventude o papel de protagonista de sua própria história.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Metallica que James Hetfield considera "fraco": "Um enorme sinal de fraqueza"
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
Blaze Bayley escolhe o melhor disco do Metallica - mas joga sujo na resposta
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
A banda que poderia ter chegado ao tamanho do Led Zeppelin, segundo Phil Collen
Os álbuns do Rush que são os prediletos de Regis Tadeu
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
"Burning Ambition", a música que dá título ao documentário de 50 anos do Iron Maiden
Como o Queen se virou nos trinta e ganhou o jogo que o AC/DC sequer tentaria, admite Angus
"Eu acreditei que ia rolar": o dia que Regis Tadeu comprou Jéssica Falchi no Mastodon
O maior disco da história do punk, segundo a Rolling Stone
Como a banda mais odiada do rock nacional literalmente salvou a MTV Brasil da falência
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
Max Cavalera cortou o cabelo para ganhar cópia de clássico do Metallica
A característica que faz James Hetfield ser um bom frontman, segundo Jerry Cantrell
O melhor álbum de metal progressivo de cada ano desde 1983, segundo a Loudwire



A música dos Beatles que ganhou elogios de George Martin; "uma pequena ópera"
As únicas três vezes que os Beatles foram superados por artistas da Motown
10 discos de rock que saíram quase "no empurrão", e mesmo assim entraram pra história
O álbum dos Beatles que chamou a atenção de Brian Wilson por performance de Paul McCartney
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
As 5 músicas dos Beatles que Bob Dylan cantou ao vivo
Dez clássicos do rock que viraram problema devido a alguma polêmica
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
As músicas dos Beatles que Eric Clapton não suportava ouvir
Como Ringo Starr, Isaac Azimov e Lúcifer inspiraram um dos maiores solos de bateria do rock
Heavy Metal: A História Completa (Ian Christe)
Run For Cover: The Art Of Derek Riggs



