Left Hand: da sua formação ao conceito de "Scientifical Plague".
Por Cláudia Nascimento
Fonte: JacareZine Brasil
Postado em 03 de janeiro de 2015
Desde 2008 a banda Left Hand segue com sua sonoridade agressiva junto ao equilibrio de riffs pesados e velocidade.
A banda iniciou suas atividades em 2008 e nesse mesmo ano lançaram seu EP de estréia, obtendo assim uma boa reputação.
Com mudanças na sua formação a Left Hand volta a ativa em 2012 com material novo, o EP "Scientifical Plague" gravado no MR. Som (SP) e produzido por Marcelo Pompeu e Heros Trench.O EP foi lançado oficialmente em 5/2013 e teve 3 de suas 5 músicas com videoclipe gravado (Scientifical Plague, Last bitter e Fire of Straw).
Em entrevista para o JacareZine Brasil o guitarrista Rafael Souza falou sobre todo o processo de formação do Left Hand, o conceito por trás do material e a repercussão desse lançamento.
1 - Antes de tudo eu agradeço a atenção e gostaria que vocês me falassem um pouco do processo de formação da banda e como surgiu o nome LEFT HAND?
Rafael Souza: Caminho da Mão Esquerda é a denominação dada a práticas religiosas e filosóficas na Índia que possuem em comum o fato de não se prenderem a dogmas, abraçarem o mundano, o profano e a sexualidade. O nome da banda foi inspirado nisso, devido a uma admiração por esta proposta filosófica.
2 - Como foi/está sendo o retorno do público em relação ao lançamento do EP "Scientifical Plague" (2013)?
Rafael Souza: A galera tem curtido muito o "Scientifical Plague", compartilham nas redes sociais, usam a camiseta e etc. Conquistou bastante gente que não nos conhecia, tem rendido bons frutos.
3 - Quais as maiores influências da banda?
Rafael Souza: Exodus, Testament, Pantera, é uma grande mistura do que nós escutamos.
4 - Qual a "história por trás" do "Scientifical Plague"? Em relação a capa, nome e composições.
Rafael Souza: Foi dado um tema ao Marcus Zerma e ele chegou com aquela arte final! Já as composições vão desde coisas presentes nos costumes da humanidade a situações diversas que vivemos, ou algo que aconteceu conosco, algo que aconteceu com alguém que conhecemos.
5 - Em relação ao videoclipe de "Last Bitter Tear", como foi a preparação e como surgiu a ideia?
Rafael Souza: Chamamos a galera, montamos equipamento, piscina e tudo mais. As câmeras foram comandadas pelo nosso amigo Cezar Fernandes e a Carolina Saporski. . A ideia partiu do Lenha (João De Freitas Paraíso), pra ser sincero não faço ideia de como ele pensou nisso! (risos)
4 - Nesses 6 anos de banda, qual o balanço que fazem de sua carreira, como banda e como indivíduos?
Rafael Souza: Fomos a muitos lugares e conhecemos muitas pessoas, isso definitivamente conta como experiência de vida individual, profissionalmente ainda mais, pois esse contato nos faz aprender muitas coisas com outras bandas e assim por diante.
5 - Temos bandas excelentes, mas o Brasil dificilmente revela nomes para o cenário internacional. A que você atribui esse fato? E o que poderia ser melhorado por aqui?
Rafael Souza: A grande questão esta nas musicas que o brasileiro escuta. Infelizmente a cultura rock/metal esta longe de ser a mais popular no país devido a fatores culturais, e o ideal seria estourar por aqui primeiro, que é praticamente uma loteria. (risos). O que poderia ser melhorado: A estabilidade da corrente elétrica (risos), preço e acesso a equipamentos de qualidade, estrutura para eventos, mais ou menos por ai...
6 - Há alguma banda nova na opinião de vocês que merece destaque?
Rafael Souza: Com certeza o Vodoopriest, que é só gente grande, não tinha como sair algo diferente do que saiu.
7 - Como foi trabalhar com Marcelo Pompeu e Heros Trench?
Rafael Souza: Os caras tem muita experiência, recebemos dicas valiosas e aprendemos alguns macetes, aprendemos o que funciona e o que não funciona.
8 - De onde vem a inspiração e como funciona o processo de composição da banda?
Rafael Souza: Geralmente o Castor (Hugo Castor) chega com o bruto, Lenha com as letras e então lapidamos a inspiração, normalmente é de algo que esta no dia a dia do ser humano, ou alguma historia ou situação que esta acontecendo ou aconteceu com alguém.
9 - Quais os objetivos da banda para o próximo ano?
Rafael Souza: Estamos preparando material novo e esperamos fazer muitos shows, temos uma nova parceria com a Sangue Frio Produções que chegou para dar uma turbinada na nossa agenda.
10 - Qual mensagem a banda gostaria de deixar aos leitores do site?
Rafael Souza: Estamos muito agradecidos pelo espaço cedido por vocês, obrigado pela oportunidade. Quem se interessar e quiser saber sobre nosso material, clipes, merchan e etc pode acessar nossos links:
Site:
http://www.lefthand.com.br
Facebook:
http://www.facebook.com/lefthandofficial
Youtube:
http://www.youtube.com/user/Lefthandofficial
E aos produtores interessados a nos levar pra sua cidade é só nos chamar diretamente nas redes, ou enviar um e-mail para [email protected]
Um abraço a todos e muito obrigado!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps