Guthrie Govan: "O Asia queria um guitarrista bom e barato"
Por André Molina
Postado em 30 de maio de 2013
O renomado guitarrista britânico Guthrie Govan esteve em Curitiba na última segunda-feira (27 de maio) para participar de um workshop no Instituto de Música Airton Mann. Mais de cem guitarristas, entre professores, alunos e admiradores prestigiaram a técnica do músico em mais de duas horas de apresentação. Além de expor algumas canções, Govan também respondeu perguntas e fez piadas. Antes do workshop, um quinteto de guitarristas liderado por Airton Mann executou o Hino Nacional e a Nona Sinfonia de Beethoven.
Estudos musicais
Antes de subir ao palco, Guthrie Govan concedeu entrevista ao Whiplash.net. No início da conversa ele falou sobre como iniciou seus estudos musicais. "Meu pai sabia cinco acordes no violão e me ensinou quando eu tinha três anos. Com o decorrer do tempo percebi que com esses acordes podia fazer muita coisa. Quando era criança ouvia muito rock da década de 50. Com cinco anos já podia sair tocando. Lembro-me de inventar acordes parecidos com o que ouvia no álbum Abbey Road dos Beatles. A guitarra me acompanha desde a infância. Aprendi a tocar o instrumento ao mesmo tempo em que aprendi a falar inglês", declarou.
Passagem pelo Asia
Sobre a sua passagem na banda de rock progressivo Asia, o músico declarou que quando foi convidado para tocar não conhecia o trabalho do grupo. "Nunca tinha escutado os álbuns. Eles chamaram alguns músicos e acabei passando no teste, em 1999. Comecei como músico contratado, eles gostaram, e depois fui efetivado. Na época, queriam alguém bom e barato. Foi um tempo divertido. Consegui muitos carimbos no passaporte".
A respeito de um novo trabalho com a banda, o guitarrista afirma que não existe previsão. Ele declara que a distância geográfica dificulta conciliar o interesse de todos os membros da banda. "Metade mora em Los Angeles e outra parte em Londres. É difícil conciliar. Mas temos uma relação amigável e podemos voltar a tocar um dia", disse.
Turnê mundial
Ao realizar turnês pelo mundo, Guthrie declara que tem o privilégio de conhecer costumes e culturas diversificadas. Ele destaca como os lugares mais interessantes o Japão, India, Turquia, Brasil e América do Sul de uma maneira geral. "O Japão é um país muito organizado e a plateia do Brasil tem uma energia muito grande. A Índia eu gosto porque a música me influencia", afirma.
Steven Wilson
Ao falar de turnês, Govan não se esqueceu de mencionar os shows que fez ao lado do músico Steven Wilson. Ele declarou que foi uma experiência de aprendizado. "Apreciei muito a oportunidade de ter trabalhado com ele. Tinha a oportunidade de improvisar mais e melhor. É muito bom tocar a mesma música de maneiras diferentes em vários momentos. Havia uma grande sensação de liberdade".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



U2 anuncia quarto e último show no Brasil da Tour The Greatest Show On Earth 2027
Regis Tadeu aponta problema no show do Iron Maiden e explica atitude do atual baterista
A música do Led que parece fantasia, mas nasceu de uma bronca de Robert Plant com a polícia
Saxon lança "Medusa", faixa de seu próximo disco de estúdio
Como Kurt Cobain foi a causa do som ruim de um álbum do Black Sabbath
Bruce Dickinson tocará músicas inéditas em sua próxima turnê, anunciada nesta terça-feira
Ex-guitarrista do Scorpions, Uli Jon Roth se apresentará em São Paulo em janeiro
Nicko McBrain critica voz atual de Axl Rose e revela tentativa frustrada de reconciliação
A música do Slayer que produtor Ross Robinson considera tão boa quanto "Angel of Death"
Lita Ford lança "Dracula", sua primeira música inédita desde 2012
A faixa de "Reign in Blood" que é a preferida do baterista Dave Lombardo
O guitarrista que Angus Young considera o mais superestimado do rock
A pergunta estranha que Clive Burr teria feito a Nicko McBrain
A banda que Dave Grohl chamou de circo e comparou a cerveja velha e sem graça
O único pedido de desculpas que Gene Simmons fez na vida, segundo Desmond Child
Os quatro álbuns que inventaram o Heavy Metal em 1970
A banda lendária que Keith Richards odeia: "Faz jus ao próprio nome, nunca decolou"
Paulo Ricardo revela a maior bizarrice feita pelo RPM e Ultraje nos bastidores

Asia lança "Arcadia", faixa de seu próximo disco de estúdio
Marilyn Manson: "Sou ainda pior fora do palco"
Dream Theater: Myung não tinha planos de ser baixista



