Guthrie Govan: "O Asia queria um guitarrista bom e barato"
Por André Molina
Postado em 30 de maio de 2013
O renomado guitarrista britânico Guthrie Govan esteve em Curitiba na última segunda-feira (27 de maio) para participar de um workshop no Instituto de Música Airton Mann. Mais de cem guitarristas, entre professores, alunos e admiradores prestigiaram a técnica do músico em mais de duas horas de apresentação. Além de expor algumas canções, Govan também respondeu perguntas e fez piadas. Antes do workshop, um quinteto de guitarristas liderado por Airton Mann executou o Hino Nacional e a Nona Sinfonia de Beethoven.
Estudos musicais
Antes de subir ao palco, Guthrie Govan concedeu entrevista ao Whiplash.net. No início da conversa ele falou sobre como iniciou seus estudos musicais. "Meu pai sabia cinco acordes no violão e me ensinou quando eu tinha três anos. Com o decorrer do tempo percebi que com esses acordes podia fazer muita coisa. Quando era criança ouvia muito rock da década de 50. Com cinco anos já podia sair tocando. Lembro-me de inventar acordes parecidos com o que ouvia no álbum Abbey Road dos Beatles. A guitarra me acompanha desde a infância. Aprendi a tocar o instrumento ao mesmo tempo em que aprendi a falar inglês", declarou.
Passagem pelo Asia
Sobre a sua passagem na banda de rock progressivo Asia, o músico declarou que quando foi convidado para tocar não conhecia o trabalho do grupo. "Nunca tinha escutado os álbuns. Eles chamaram alguns músicos e acabei passando no teste, em 1999. Comecei como músico contratado, eles gostaram, e depois fui efetivado. Na época, queriam alguém bom e barato. Foi um tempo divertido. Consegui muitos carimbos no passaporte".
A respeito de um novo trabalho com a banda, o guitarrista afirma que não existe previsão. Ele declara que a distância geográfica dificulta conciliar o interesse de todos os membros da banda. "Metade mora em Los Angeles e outra parte em Londres. É difícil conciliar. Mas temos uma relação amigável e podemos voltar a tocar um dia", disse.
Turnê mundial
Ao realizar turnês pelo mundo, Guthrie declara que tem o privilégio de conhecer costumes e culturas diversificadas. Ele destaca como os lugares mais interessantes o Japão, India, Turquia, Brasil e América do Sul de uma maneira geral. "O Japão é um país muito organizado e a plateia do Brasil tem uma energia muito grande. A Índia eu gosto porque a música me influencia", afirma.
Steven Wilson
Ao falar de turnês, Govan não se esqueceu de mencionar os shows que fez ao lado do músico Steven Wilson. Ele declarou que foi uma experiência de aprendizado. "Apreciei muito a oportunidade de ter trabalhado com ele. Tinha a oportunidade de improvisar mais e melhor. É muito bom tocar a mesma música de maneiras diferentes em vários momentos. Havia uma grande sensação de liberdade".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mark Wahlberg nem sabia que metal existia, revela Zakk Wylde
Manowar tocará "Kings of Metal" e "Fighting the World" na íntegra em shows de 2027
O maior riff de guitarra de todos os tempos, segundo Tony Iommi do Black Sabbath
Ex-capitão da seleção inglesa é fã de heavy metal e já bateu uma bola com o Iron Maiden
As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
A banda que Chris Cornell integraria se convidassem; "Ele nunca me chamou"
O melhor álbum de pop punk de todos os tempos, segundo o Loudwire
O cantor que viu o Metallica ao vivo e achou que a banda não iria a lugar nenhum
Os dois melhores bateristas do rock de todos os tempos, segundo John Bonham
Por que o Led Zeppelin lançou seu quarto álbum sem nome na capa, segundo Jimmy Page
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
Mike Mangini fala sobre primeiro show como baterista do Godsmack
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Axl Rose: "Queen é a maior banda e Freddie Mercury é o maior frontman"
O fabuloso álbum de rock nacional dos anos 80 incompreendido na época que virou um clássico
Qual o melhor guitarrista que tocou com Ozzy Osbourne? Madman responde



Lemmy: tatuagens, política, strippers e atrizes pornô
Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne



