Swallow the Sun: entrevista com Juha Raivio no Groundcast
Por Fabio Melo
Fonte: Groundcast
Postado em 06 de novembro de 2011
O Swallow the Sun é um grupo finlandês bastante conceituado no meio metal. Sua mescla de doom/death metal atrai muita gente, sobretudo quem não é fã do estilo. Juha Raivio, guitarrista e fundador da banda concedeu uma entrevista para o blog Groundcast.
Raivio, obrigado por nos conceder esta entrevista. Ficamos muito felizes, já que existem muitos fãs do Swallow The Sun no Brasil. Para iniciarmos, conte-nos como foi o seu início no mundo da música.
Muito obrigado. Formei a banda em 2000 e demorou mais dois anos para eu encontrar as pessoas certas para tocar comigo e gravar a primeira demo. Duas semanas após o lançamento da demo o selo Firebox nos ofereceu um acordo. Gravamos os dois primeiros álbuns (The Morning Never Came e Ghosts of Loss) até assinarmos com a Spinefarm. Lançamos ao todo quatro álbuns e um EP e nosso novo álbum sairá no dia 1 de fevereiro de 2012.
O que significa o nome Swallow The Sun?
O nome vem do nosso inverno eterno. Quando chega a estação parece que alguma coisa vai "engolir o sol". Dificilmente se vê o sol durante meses nesta época. Há também muitos antigos contos nórdicos sobre eclipses e sobre algo que "engole o sol", o que significa que o fim do mundo está próximo.
Quais seus artistas favoritos e quais te influenciam
Há tantos artistas favoritos... mas acho que os que têm claramente alguma influência em mim são o Rush, Marillion, Iron Maiden, Type O Negative, My Dying Bride, Candlemass e Duran Duran!
O Swallow the Sun vem de uma cena muito restrita, que é a do doom metal, onde existem muitas bandas e um público menor, como um gênero pouco apreciado pelos fãs de metal em geral. Como o público de vocês?
Temos sorte e conseguimos um monte de fãs fora da cena doom metal. Mas isso é só porque temos apenas algumas coisas na nossa música que nos liga ao doom metal "real". Estamos contentes em ter uma grande base de fãs em toda a Europa e América do Norte, por onde temos viajado bastante. Estou feliz pelas pessoas estarem com a mente mais aberta em ambos os lados, tanto do lado doom metal e quanto dos outros estilos dentro do metal, por isso há mais espaço para nós também.
Por um tempo, vocês excursionaram com Apocalyptica, tocando para um público não familiarizado com o doom metal. Como foi a experiência?
Foi fantástica. Normalmente tocamos nossas músicas "mais rápidas" em shows como este e, em seguida, colocamos no setlist as músicas mais lentas para dar ao público um gostinho destas músicas mais lentas também. É muito mais difícil chamar a atenção das pessoas quando você não toca muito rápido com muitos solos e outras porcarias e correndo ao redor do palco. Mas as pessoas parecem realmente entrar na música mais lenta se você der a elas a chance, temos visto muitas pessoas gostando deste metal mais lento.
Veja a matéria completa com fotos no link abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
O solo de baixo heavy metal que, para Flea, é um grande momento da história do rock
O que Ritchie Blackmore pensa sobre Jimmy Page como músico; "um guitarrista estranho"
Como seria o Sepultura se Max não tivesse deixado a banda, segundo ele mesmo
Move Concerts faz post sobre vinda do Iron Maiden ao Brasil em 2026
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
Michael Sweet, vocalista e guitarrista do Stryper, é diagnosticado com câncer
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
Os três guitarristas que Jerry Cantrell do Alice in Chains considera "extraterrestes"
Como foi a reconciliação dos irmãos Cavalera, segundo eles mesmos
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
A banda que Renato Russo se preocupou com possibilidade de confundirem com Legião Urbana
A banda que era a maior de seu estilo no Brasil e sofreu por comparação com Legião Urbana
"Elon Musk que se dane", diz Ian Anderson, rejeitando redes sociais e ignorando cancelamentos


Mustaine: "tive momentos difíceis por me assumir cristão"
Axl Rose: drogas, atrasos, agradecimentos ao Nirvana e muito mais



