Dimmu Borgir: "o black metal é relevante para nós"
Por Adelemberg Thiago
Fonte: Blabbermouth.net
Postado em 21 de novembro de 2010
Recentemente o Live-Metal.net conduziu uma entrevista com o guitarrista Galder (nome verdadeiro: Tom Rune Andersen) da banda norueguesa de black metal sinfônico DIMMU BORGIR. Alguns trechos da conversa seguem abaixo.
Um tempo atrás Vortex saiu da banda e ele tinha feito vários vocais limpos em seu material. Como vocês fizeram para substituí-lo nesse álbum? Obviamente em "Gateways" vocês tem vocais femininos e vocais limpos em todo o disco. Como vocês substituíram isso? [Nota do editor: ICS Vortex (baixista/vocais limpos) e Mustis (teclados) foram demitidos da banda em agosto de 2009]
Galder: Primeiro de tudo, nós sentimos que precisávamos ter alguns vocais limpos. Foi no passado, então nós apenas começamos a falar a respeito de ter alguns vocais limpos e ter essa garota (Agnete Kjølsrud) fazendo-os. Ela toca em algumas bandas norueguesas, como (DJERV, ex-ANIMAL ALPHA), então sabíamos como era a voz dela. Ela tem esse tipo de voz de feiticeira, a qual nós achamos que era legal e nos serviria. Com todos os convidados masculinos cantando, nós realmente não planejamos nada, apenas tomamos as coisas como elas vieram e experimentamos. Mas sentimos que tínhamos que ter os vocais limpos. Nós também experimentamos com algum coral. O coral na verdade está cantando algumas linhas, também nunca fizemos isso antes.
Entre o último álbum e este, vocês mudaram de formação. Como os novos caras se integraram com a banda?
Galder: Agora temos alguns membros das sessões (de gravação). Nós os conhecíamos de antes. É como se fôssemos velhos amigos deles. Estamos trabalhando muito bem, e isso é o melhor que já tocamos.
Vocês recentemente lançaram o vídeo de "Gateways". Fale-nos a respeito do conceito por trás do vídeo e como tudo aconteceu.
José Ricardo Peret | Gustavo Anunciação Lenza | Roberto Luis Pertsew | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Luis Alberto Braga Rodrigues | Reginaldo Manuel Soares de Faria | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Galder: De fato não há nenhum conceito. Apenas queríamos ter uma aparência gelada nele. Nós temos algumas novas roupas de palco que são brancas, então nós queríamos realmente fazê-lo com a sensação de muito frio. Então achamos esta velha fábrica em Berlin, que foi antes da guerra. Mas é um dos maiores lugares que eu já estive. Eu pensei que ele era o lugar perfeito para a gravação. Nós queríamos ir para lá, e tivemos os caras que fizeram os vídeos do RAMMSTEIN para trabalhar conosco, por isso é como se fizéssemos um vídeo de grande orçamento. Nós apenas compartilhamos algumas idéias com esses caras e deu no que deu. Estávamos muitos felizes com ele, e definitivamente é um dos melhores vídeos que já fizemos.
Falando em arriscar, vocês tiveram uma recente turnê na Europa com o KORN. Como foi isso tudo? Vocês interagiram com os caras? E falando em arriscar, poderemos ver mais desse tipo de coisa no futuro?
Galder: É difícil dizer. Apenas meio que aconteceu. Nós queríamos tocar no meio e abrir para uma grande banda. E então há as escolhas. Você tem que pegar uma banda disponível. Nós respeitamos o KORN, eles tem muitas músicas legais e não há nada demais com eles. Mas não é nossa música principal. Você entende a diferença, mas também é legal tocar em frente de um público diferente. E nós fazemos isso toda hora nos festivais, então por que não uma turnê? Apenas vemos como algo divertido. Se quiséssemos fazer dinheiro, seríamos headliner em vez disso [ser banda de abertura]. Foi apenas para alcançar um público diferente e ver qual é a reação. Mas foi uma turnê dividida. A primeira metade foi com o KORN e depois o resto foi com o ENSLAVED e uma banda chamada SAHG. Então é, foi uma grande experiência e havia muitas pessoas, grandes palcos e coisas assim.
Partindo do passado do grupo de bandas do original black metal escandinavo até agora, você acha que o black metal ainda hoje é relevante? Ou é apenas para as bandas que o iniciaram?
Galder: Eu acho que é muito relevante, mas ao mesmo tempo, é diferente. Está um pouco mais amadurecido. Não sei como te dizer isso. Ele não é tão maléfico quanto foi um dia no passado. Mas isto é uma coisa legal, o ENSLAVED e a gente estamos fazendo isso desde o início e nós ainda estamos aqui, e ainda somos os mesmos caras que éramos antes, apenas um pouquinho mais acalmados. Então para nós com certeza é muito relevante. O DIMMU BORGIR mudou, mas toda banda muda. O VENOM não soa hoje como soava no seu primeiro álbum. Todas as bandas mudam, e é isso o que acontece. Eu acho que se você toca numa banda por 17 ou mais anos, muitas das bandas de black metal que tocaram por mais de 20 anos, elas soam diferentes hoje do que eles soavam nos seus primeiros álbuns.
Você acha que há algumas legítimas bandas de black metal realmente boas surgindo atualmente:
Galder: Sim, WATAIN, eles realmente são old school, soam como tal. Mas também, você não pode gravar de uma maneira que você fez no passado. Hoje, tudo é digital, então mesmo se você vá para o estúdio tentar fazê-lo soar old school com o som dessa guitarra, aquele som dark tremolo, você não pode reproduzir isto por que hoje é um modo diferente de gravação. Então mesmo se as pessoas tentem, não funcionará por que é diferente.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Bono e The Edge explicam o que mantém o U2 unido há 50 anos
A música que Ian Gillan considera a melhor de sua carreira, acima dos clássicos do Deep Purple
Nicko McBrain reconhece que Iron Maiden foi injusto com Blaze Bayley
A canção de dois adolescentes que impediu "Bohemian Rhapsody" de chegar ao topo das paradas
O gênero musical que Slash considera mais vibrante que o rock atualmente
A melhor música dos Rolling Stones, segundo a Paste Magazine
Os graves erros que Mick Mars cometia no palco do Motley Crue, segundo Tommy Lee
Como AC/DC e Angus Young ajudaram Dave Mustaine a criar solo de "Holy Wars"
O motivo que enterrou os planos do Sonata Arctica para os 30 anos de carreira
Zakk Wylde lembra breve período como guitarrista do Guns N' Roses
O guitarrista que Angus Young considera o mais superestimado do rock
A música que fez o Guns N' Roses conseguir contrato mas ficou guardada por seis anos
A gravação dos anos sessenta que Flea, do Red Hot Chili Peppers, considera uma das maiores da hist
O disco que deixou Ozzy Osbourne de queixo caído antes mesmo da estreia do Black Sabbath
Para Marty Friedman, Nick Menza foi uma das razões para o sucesso do Megadeth
O papo reto que Ronnie James Dio mandou para Axl e o Guns N' Roses
A banda que Phil Collins considerava uma paródia do Genesis: "Não desejo isso a ninguém"
A melhor música de heavy metal lançada a cada ano desde 1970, em lista do Loudwire

Behemoth lança "I, Scvlptor", EP com cover do Venom e participações de ícones do metal extremo
Dimmu Borgir nunca chegou perto de acabar, diz guitarrista
A curiosa experiência de Demi Lovato no show do Dimmu Borgir, segundo a própria
Os melhores discos lançados em 2026, segundo a Metal Hammer, incluindo um brasileiro
Slaughter to Prevail é anunciado como atração do Liberation Festival
Marilyn Manson: "Sou ainda pior fora do palco"
Dream Theater: Myung não tinha planos de ser baixista
