Tool: "sei que ganhei na loteria", diz James Keenan
Por Carlos Almeida
Fonte: Blabbermouth
Postado em 26 de novembro de 2007
Em entrevistas distintas, o vocalista Maynard James Keenan (TOOL, A PERFECT CIRCLE e PUSCIFER) deu sua opinião a respeito dos downloads ilegais, sobre a estratégia do lançamento do novo álbum do RADIOHEAD e outros assuntos.
Falando para a revista australiana 'Beat', Keenan atacou os downloads, mas não por razões egoístas. "Eu reconheço que sou um dos ganhadores na loteria", diz o vocalista. "Na época que o NIRVANA estourou, as gravadoras estavam procurando por algo diferente. O TOOL teve sorte, nós conseguimos um contrato, mas também fomos espertos e planejamos fazer o tanto quanto pudéssemos para tirar vantagem disso. Mas há muitas bandas novas por aí para quem mil dólares em vendas de álbuns podem fazer a diferença para que elas possam sair em turnê ou gravar o próximo disco, entende? Então os garotos precisam entender que se eles gostam da música de uma banda, eles devem achar alguma maneira de compensá-la por sua arte, de forma que essa banda possa assegurar que continuará fazendo isso". Mas o fato de se preocupar com as bandas pequenas não significa que você possa fazer download do material produzido por Keenan sem pagar nada. "Eu não posso fazer isso de graça", diz ele. "É ridículo e insultante".
Recentemente, o vocalista foi citado na revista Rolling Stone dizendo: "O rock pesado está afundando" e o projeto PUSCIFER é a sua maneira de se afastar disso e deliberadamente tentar fazer "um projeto divertido". Ele ainda pensa assim? "Sim. Está estagnado, já não está indo pra lugar algum", diz ele abruptamente sobre o estilo. "Parte disso é culpa das grandes gravadoras que contratam coisas as quais elas acham que darão lucro rápido e fácil, mas eu também penso que as bandas não estão evoluindo suas idéias ou buscando algo novo musicalmente. E aquelas que estão, você não ouve falar — elas são negligenciadas porque não fazem muito dinheiro. O lance independente está por aí, borbulhando no underground, mas ninguém está dando uma chance pra isso, pois as gravadoras estão procurando o próximo LINKIN PARK ou BACKSTREET BOYS".
Ele dá uma pequena bufada. "Eu simplesmente acho que elas (gravadoras) são muito limitadas, sinto muito. Ou talvez, que realmente isso é o melhor que elas podem fazer!"
Mudando um pouco de assunto, será que o vocalista ligou para a ridícula decisão do prêmio Grammy ter sido ganho pelo WOLFMOTHER (e seu manjado single "Woman"), prêmio esse que o TOOL também concorria pela 'Melhor Performance Hard Rock'? "Bem, você e eu sabemos exatamente de onde essa música vem", ri Keenan. "Mas afinal de contas isso não importa, porque é uma musica pegajosa e alto astral, e é disso mesmo que todos nós precisamos agora. Esqueça da profundidade disso. Se o Rock está morto, ninguém sabe para onde ir e não está progredindo, o que mais eles podem fazer a não ser olhar para trás e ver as coisas antigas já feitas". "Eles querem reacender aquele sentimento que você tinha quando ouviu pela primeira vez aquele Rock inspirador".
Em outra entrevista concedida ao site Spinner.com, Keenan se diz cético em relação ao recente lançamento digital do novo álbum do RADIOHEAD, "In Rainbows". Segundo ele, é fácil para uma banda tão popular quanto o RADIOHEAD deixar seus fãs pagarem o quanto querem pelo álbum e explicou: "Eu adoro o RADIOHEAD. Eles são uma grande banda, mas eu acho - e eu estou sendo gravado enquanto digo isso e provavelmente estarei errado e o tempo dirá - o que eles fizeram é de certo modo algo que dá certo uma vez só, porque isso pode funcionar num lance publicitário, permitir que as pessoas baixem o álbum, mas é muito confortável para eles poderem fazer isso. Eles vão ganhar muito dinheiro em turnês e já ganharam muito dinheiro vendendo álbuns".
Enquanto Keenan acredita que a distribuição da música entrou em uma era nova, ele diz que ainda terá sua quota de problemas. "Uma coisa que eu vejo, são os músicos querendo mais independência e, você sabe, mais controle sobre o seu destino", diz. "O lado ruim disso, é que a maioria das vezes a razão pela qual eles fazem música é porque eles estão falidos e geralmente não são tão brilhantes quando tomam decisões empresariais. Então, eventualmente os vampiros que irão sobreviver ao colapso da indústria arrumarão uma maneira de pegar esses caras de volta".
Ainda falando ao Spinner.com, Keenan reforçou o que disse à revista australiana sobre como "dar musica de graça" pode causar danos às bandas menores: "os que serão afetados são essas bandas que, de repente conseguem um hit, e as pessoas começam a repassá-la por aí de graça. Bem, se essas pessoas que pegaram essa determinada música tivessem realmente pago por ela, os caras dessa banda talvez pudessem dispor de recursos para bancar outro álbum porque, adivinhe, não há mais gravadoras".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
A banda brasileira que sempre impressiona o baixista Mike LePond, do Symphony X
Tony Dolan não se incomoda com a existência de três versões do Venom atualmente
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
BMTH e Amy Lee - "Era pra dar briga e deu parceria"
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
Brad Arnold, vocalista do 3 Doors Down, morre aos 47 anos
O álbum que é para quem tem capacidade cognitiva de ouvir até o fim, segundo Regis Tadeu
Morre Greg Brown, guitarrista e membro fundador do Cake
O que Max Cavalera deveria levar para tratar na terapia, segundo Andreas Kisser
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
O megahit do RPM que todos pensam ser sobre amor e não é, segundo Paulo Ricardo
Heavy Metal: os vinte melhores álbuns da década de 80
Regis Tadeu e o cantor que é "antítese do popstar" e fez mais sucesso solo que em banda


"Tool virou música de velho", admite vocalista Maynard James Keenan
O Heavy Metal grita o que a Psicanálise tentou explicar
Cradle Of Filth: o lado negro do vocalista Dani Filth
Bob Daisley: baixista dá detalhes de sua briga com Osbourne



