A banda que Jack Black odiou abrir show por ser "muito mais pesada" que o Tenacious D
Por Bruce William
Postado em 09 de setembro de 2025
Jack Black sempre soube como agitar uma plateia. Seja em filmes como Escola de Rock ou com o Tenacious D, sua combinação de carisma e energia fez dele um artista único. Ainda assim, nem sempre sua música encontrou o público certo, e ele próprio admitiu ter vivido situações em que sua banda não se encaixava.
Uma dessas experiências aconteceu quando o Tenacious D abriu um show para o Tool. Conhecidos por seu metal denso e cheio de experimentações, os americanos cultivavam uma base de fãs devotada, mas pouco receptiva a uma apresentação com forte dose de humor. Para Jack Black, a diferença de propostas ficou evidente desde o início.

O ator e músico relembrou, em conversa com a Revolver: "Não senti que não estávamos prontos para o horário nobre. Só senti: 'Ah, é isso que acontece quando não tocamos para o público certo. Conhecemos o Tool, o Tool é ótimo, mas aquela plateia - eles vieram pelo Tool, ou você tem que ser muito parecido com o Tool. Nós éramos muito mais leves que o Tool. Entramos tocando 'Jesus Ranch', e eles ficaram tipo: 'O quê?!'"
Apesar do choque, Black sempre valorizou a oportunidade de dividir palcos com grandes nomes. E não se tratava de falta de talento: sua voz já havia se mostrado capaz de encarar duetos com figuras como Meat Loaf e Ronnie James Dio, no filme Tenacious D in The Pick of Destiny. A questão estava em saber que tipo de plateia estava diante dele.
Curiosamente, o próprio Maynard James Keenan, vocalista do Tool, já havia mostrado senso de humor peculiar em outros momentos. Ele participou do grupo Green Jelly, chegou a cantar uma receita de biscoitos em alemão durante uma de suas músicas mais pesadas e, em turnês recentes, usou "Dancing Queen", do ABBA, como trilha de encerramento. A questão, portanto, não estava no Tool em si, mas na maneira como seus fãs encaravam a seriedade da banda.
No fim, a experiência serviu de aprendizado. Jack Black entendeu que nem sempre a mistura entre humor e rock pesado encontraria terreno fértil, especialmente diante de uma plateia acostumada a encarar seus ídolos como algo intocável. Ainda assim, ele seguiu em frente, fiel ao estilo do Tenacious D, entregando sempre apresentações cheias de energia, mesmo que, em certas noites, o público não soubesse exatamente como reagir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Guns N' Roses vai gravar novas músicas em 2027, garante Slash
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
Slash e banda moraram juntos para escrever músicas do novo álbum
Ian Hill, ex-Judas Priest, diz que vida na estrada custou dois casamentos
Agora é oficial: Dream Theater começa a trabalhar no próximo álbum
Sharon Osbourne explica ausência do Megadeth em "Back to the Beginning"
Duff McKagan reflete sobre o dramático fim do Velvet Revolver
O disco do Dream Theater em que o primeiro verso é cantado por Mike Portnoy
Uriah Heep se manifesta após entrada de baixista no Judas Priest
A opinião nada lisonjeira de Ronnie James Dio sobre o Blackmore's Night
As 10 melhores músicas do Metallica nos anos 1990, segundo a Metal Hammer
A melhor banda brasileira de prog metal segundo o Loudwire
O rockstar que se gaba de ter Donald Trump e Elon Musk na agenda do telefone
A música do Venom inspirada em um dos grandes clássicos do Kiss
O dia em que Ozzy Osbourne quis montar um bar de Guinness na casa de Tony Iommi



O músico que Jack Black sempre quis ser e pelo qual era "obcecado"
Como o Tenacious D fez uma música sobre a maior canção do mundo
A banda mais insana ao vivo para Jack Black, pois os caras alopravam no palco


