A banda que Jack Black odiou abrir show por ser "muito mais pesada" que o Tenacious D
Por Bruce William
Postado em 09 de setembro de 2025
Jack Black sempre soube como agitar uma plateia. Seja em filmes como Escola de Rock ou com o Tenacious D, sua combinação de carisma e energia fez dele um artista único. Ainda assim, nem sempre sua música encontrou o público certo, e ele próprio admitiu ter vivido situações em que sua banda não se encaixava.
Uma dessas experiências aconteceu quando o Tenacious D abriu um show para o Tool. Conhecidos por seu metal denso e cheio de experimentações, os americanos cultivavam uma base de fãs devotada, mas pouco receptiva a uma apresentação com forte dose de humor. Para Jack Black, a diferença de propostas ficou evidente desde o início.

O ator e músico relembrou, em conversa com a Revolver: "Não senti que não estávamos prontos para o horário nobre. Só senti: 'Ah, é isso que acontece quando não tocamos para o público certo. Conhecemos o Tool, o Tool é ótimo, mas aquela plateia - eles vieram pelo Tool, ou você tem que ser muito parecido com o Tool. Nós éramos muito mais leves que o Tool. Entramos tocando 'Jesus Ranch', e eles ficaram tipo: 'O quê?!'"
Apesar do choque, Black sempre valorizou a oportunidade de dividir palcos com grandes nomes. E não se tratava de falta de talento: sua voz já havia se mostrado capaz de encarar duetos com figuras como Meat Loaf e Ronnie James Dio, no filme Tenacious D in The Pick of Destiny. A questão estava em saber que tipo de plateia estava diante dele.
Curiosamente, o próprio Maynard James Keenan, vocalista do Tool, já havia mostrado senso de humor peculiar em outros momentos. Ele participou do grupo Green Jelly, chegou a cantar uma receita de biscoitos em alemão durante uma de suas músicas mais pesadas e, em turnês recentes, usou "Dancing Queen", do ABBA, como trilha de encerramento. A questão, portanto, não estava no Tool em si, mas na maneira como seus fãs encaravam a seriedade da banda.
No fim, a experiência serviu de aprendizado. Jack Black entendeu que nem sempre a mistura entre humor e rock pesado encontraria terreno fértil, especialmente diante de uma plateia acostumada a encarar seus ídolos como algo intocável. Ainda assim, ele seguiu em frente, fiel ao estilo do Tenacious D, entregando sempre apresentações cheias de energia, mesmo que, em certas noites, o público não soubesse exatamente como reagir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música da história dos anos 1990, segundo David Gilmour
Como "volta às origens" causou saída de Adrian Smith do Iron Maiden
Bangers Open Air tem datas confirmadas para 2027
Richie Faulkner não vê sentido em manter o Judas Priest sem os membros clássicos
O lendário compositor que Ritchie Blackmore só começou a apreciar agora aos 80 anos
Fabio Lione posta mensagem misteriosa no Instagram; "Não direi nem uma palavra"
O clássico do Sepultura que guitarrista do Limp Bizkit gostaria de ter gravado
A canção para a qual o Kiss torceu o nariz e que virou seu maior sucesso nos EUA
Steve Harris não queria que o Iron Maiden tirasse "férias" em 2027
Como a falta de comunicação atrapalhou os rumos do Iron Maiden, segundo Steve Harris
Elton John revela qual o maior cantor de rock que ele ouviu em sua vida
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
Barão Vermelho celebra reencontro histórico em turnê que percorre o Brasil em 2026
A banda em que ninguém recusaria entrar, mas Steven Tyler preferiu dizer não
O álbum que quase fez o Rush perder o contrato com a gravadora

Clássico do Kansas viraliza após esquete com Jack Black no Saturday Night Live
Os discos dos Beatles que não vale a pena ouvir, de acordo com Jack Black
A única banda que Jack Black coloca no "mesmo patamar" dos Beatles; "lava criativa"
Jack Black: "Kurt Cobain foi a última grande estrela do rock"


