Machine Men: Garotos que como nós amavam o Iron Maiden
Por Rafael Carnovale
Postado em 12 de outubro de 2005
Anthony (vocal), J-V e Jani (guitarras), Eero (baixo) e Jarno (bateria) eram garotos que como nós amavam o Iron Maiden. Em 1998, resolveram transformar seu amor em música. Deste sonho surgiu o Machine Men, que já conta com dois CDs e um MCD no seu currículo. A influência de Iron Maiden é intensa, tanto no nome da banda como no direcionamento musical. Conversamos com J-V via telefone, que se mostra meio tímido em suas primeiras entrevistas, mas falou um pouco sobre esta promissora banda finlandesa.
Whiplash! - O Machine Men é uma banda relativamente nova no cenário. Fale sobre os primeiros anos e a escolha do nome...
J-V - Em 1998 nós começamos a tocar algumas músicas do Iron Maiden, apenas por diversão. Algum tempo depois resolvemos tentar trabalhar em nosso material próprio. O nome é uma música de Bruce Dickinson, gravada no CD "Chemical Wedding", do qual gostamos muito.
Whiplash! - O MCD "Machine Men" e o primeiro CD foram lançados pela Dynamic Records. Como foi a resposta a estes lançamentos e os primeiros shows?
J-V - Éramos muito jovens, logo tudo era novidade para nós. Tivemos uma boa experiência no estúdio e procuramos aprender o máximo que podíamos. Fizemos alguns shows muito legais. Adoramos tocar ao vivo, essa sensação é indescritível.
Whiplash! - Vocês são uma banda nova, formada por músicos novos. Já foram comparados ao Edguy, que viveu uma história semelhante?
J-V - Com certeza! Nossa história tem muito a ver com a deles. Mas isso só nos estimulou a dar nossos ossos para que os CDs saiam cada vez melhores, com um resultado fantástico para nós. Estamos sempre aprendendo, e procuramos absorver o máximo de idéias que podemos.
Whiplash! - "Falling" reforça esta influência de Iron Maiden. Você chegou a assisti-los nesta turnê de verão que fizeram pela Europa?
J-V - Infelizmente não. Mas não perderei a chance se isso ocorrer na próxima turnê deles (risos). Quanto à influência, concordo plenamente.
Whiplash! - "Dream And Religion" também mostra que a banda é influenciada pelo Queensryche da era "Operation: Mindcrime". Como você analisa esta influência?
J-V - Concordo. Nosso baterista Jarno adora Queensryche, e ele escreve algumas músicas. Somos livres e procuramos manter a mente aberta para tudo que pudermos compor.
Whiplash! - Eu falei com Nino Laurenne (Thunderstone) algumas semanas atrás e ele se mostrou bem incomodado com as comparações que sua banda sofre, chegando a ser chamada de "o novo Stratovarius". Como você se sente com as comparações que o Machine Men sofre?
J-V - Acho normal. Somos muito comparados ao Iron Maiden, o que é ótimo. Estamos em nosso segundo CD, então ainda estamos crescendo musicalmente, e é natural sermos comparados às bandas mais antigas. Ainda estamos definindo nossa música. Quanto ao Thunderstone, não acho que eles sejam tão parecidos com o Stratovarius.
Whiplash! - A voz de Anthony tem algumas similaridades com a de Tobias Sammet (Edguy). Você concorda com tal fato?
J-V - Sim... e acho legal para ele. Ele gosta de Edguy, mas não considero o Tobias como uma influência para ele. Acho que ele é mais influenciado por Bruce Dickinson.
Whiplash! - A capa de "Elegies" é fantástica, um grande trabalho de Christian Rund. Ele chegou a trabalhar com a banda ou fez tudo sozinho?
J-V - Bom, enviamos alguns emails para ele, e nossa gravadora cuidou de tudo. Demos algumas idéias, e ele foi trabalhando em cima delas. Basicamente foi sua criatividade somada a nossa contribuição.
Whiplash! - A banda não mostra nenhuma vontade de falar sobre histórias fantasiosas, dragões ou guerreiros. Quais são suas inspirações para as letras?
J-V - Todos nós compomos e definitivamente você está certo. Odiamos esses lances de compor verdadeiras histórias medievais, preferimos falar sobre o que sentimos, sobre o que acontece a nossa volta, mas fugindo da ficção.
Whiplash! - A banda fez alguns shows em setembro, como parte de sua turnê européia. Como foram as reações do público e crítica as novas músicas?
J-V - As melhores possíveis. As revistas falaram muito bem de nossos shows, e o público curtiu muito. Estou cada vez mais ansioso para continuar tocando.
Whiplash! - Vocês têm um contrato com a Century Media para distribuição mundial. Há planos para turnês fora da Europa em 2006? Ou planos para festivais de verão?
J-V - Certamente. Existem convites, e nosso "management" está trabalhando intensamente para que tudo dê certo. Espero sinceramente ter um ano agitado em 2006.
Whiplash! - J-V, obrigado pela entrevista. Este espaço é seu para deixar uma mensagem aos fãs brasileiros que acessam o Whiplash! Rocksite.
J-V - Muito obrigado por essa entrevista. Aos fãs, espero que curtam nosso trabalho, para que possamos tocar para vocês o mais rápido possível.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dez guitarristas que David Gilmour, do Pink Floyd, elogiou ao longo dos anos
As músicas que Steve Harris, do Iron Maiden, se recusava a ouvir no carro
Chuck Billy (Testament) lembra de quando tentou ser vocalista do Sepultura
Chuck Billy, do Testament, corta os cabelos compridos e mostra novo visual
Dave Grohl desabou em lágrimas após tocar "Highway to Hell" com o AC/DC
Jairo Guedz conta o que ouviu de Andreas Kisser sobre sua saída do Sepultura
Scorpions confirma primeiras datas na América Latina em 2027
Os 50 melhores álbuns de thrash metal da história segundo os leitores da Metal Hammer
Dez músicos que eram bons demais para suas bandas
O álbum dos anos sessenta que uniu David Gilmour, do Pink Floyd, e Alex Lifeson, do Rush
O presente de Paul Di'Anno que Nicko McBrain guarda até hoje com orgulho
Scott Ian considera AC/DC com Bon Scott "a melhor banda de todos os tempos"
O disco do Black Sabbath que todas as faixas são "mágicas", segundo Rob Halford
Rachel Bolan reafirma que o Skid Row nunca se reunirá com Sebastian Bach
O integrante que levou Tolkien às músicas do Led Zeppelin, segundo Jimmy Page
O guitarrista que David Gilmour não atingia; "Tentei pegar algumas ideias, mas não consegui"
Brian May diz que gravar com Axl Rose foi "uma experiência estranha"
Paul McCartney aponta o álbum dos Beatles que ele considera ter o melhor baixo

Marilyn Manson: "Sou ainda pior fora do palco"
Dream Theater: Myung não tinha planos de ser baixista



