Chixdiggit - Entrevista exclusiva com o Mike, baixista do Chixdiggit.
Postado em 18 de novembro de 1999
Entrevista com Mike, baixista do Chixdiggit, banda canadense que faz um som gostoso de se ouvir, um punk melódico.
Entrevista concedida a Marcelo "Miurrause" Valença
Tradução por Marcelo "Miurrause" Valença
Whiplash! / Bem, quando a banda começou? E por que foi escolhido um nome como esse, Chixdiggit (pode ser uma pergunta estúpida mas não tenho idéia do que significa Chixdiggit)?
Mike / A banda começou como uma brincadeira, em 1991. Nós queríamos nos divertir com outras bandas. O nome Chixdiggit significa "As Garotas gostam disso"; é uma expressão usada por todos os "caras legais". O X no nome foi um jeito de soar mais heavy metal; como nós nunca fomos bons o suficiente para tocar metal, acabamos soando como um som punk.
Whiplash! / E quanto à formação da banda? A formação foi sempre essa ou houve modificações?
Mike / Nós começamos com o KJ, nosso vocalista, tocando bateria. Quando ele começou a cantar e a tocar guitarra, nós tivemos alguns bateristas. Corey tocou com a gente dois shows e saiu; então veio o Chico, que nunca tocou nenhum show conosco mas ensaiou bastante. Quando ele saiu, seu irmão Jason entrou em seu lugar. Ele ficou conosco durante vários anos e cerca de 250 shows por toda a América do Norte, até sair em 1997 para viver com sua namorada. Ele agora tem um bom emprego e um filho. Era o que ele queria. Nosso roadie, David Alcock entrou pra tocar bateria, então. Ele está conosco desde o álbum "Born on the first of July" e fez cerca de 300 shows pela Europa, América do Norte e Austrália. Além desses bateristas, KJ, Mark e eu estamos na banda desde o seu início.
Whiplash! / Sobre suas gravações, demos, essas coisas... qual a discografia do Chixdiggit? Quantas demos, CD, coletâneas? Você poderia dizer quais? Eu ouvi Gettin’ Air, do jogo da EA ESPN Xtreme Game (excelente música, uma das minhas favoritas) e Quit Your Job, da coletânea Short music for short people; também vi um LP de vocês a venda na Virgin records quando estive em NY...
Whiplash! / Onde vocês arrumam idéias para músicas?
Mike / É tudo que nos faz rir quando estamos na estrada. A música "Where’s your mom" foi escrita inspirada num garoto esquisito da escola do KJ que vivia perguntando isso. KJ meio que juntou essa pergunta com o interesse do Mark em mulheres mais velhas. Sikome Beach é sobre um amor adolescente no lago artificial em Calgary. Eles cavam um buraco enorme e enchem de água todo verão, é ridículo. Quase no meio do verão eles têm de esvaziar o lago porque está cheio de mijo e de loção de bronzear. KJ escreve músicas sobre coisas como essas.
Whiplash! / Vocês têm muitos shows marcados no Canadá? Como é a cena daí? Ou vocês preferem (ou têm de) tocar nos EUA?
Mike / Nós fizemos duas turnês no Canadá esse ano, cada uma com um mês de duração. Nós costumamos tocar nos EUA também, mas esse ano nós fomos pra outros lugares. Quando o novo disco sair, nós voltaremos aos EUA mais um pouco. Mas tanto o Canadá quanto os EUA são bons lugares pra shows. Eu não tenho preferências de países para shows, mas umas cidades são melhores que outras.
Whiplash! / Quando você esteve no Brasil você tocou com as meninas do Staples. Você cantou umas músicas com elas ... você conhece algumas bandas daqui? (Vocês tocaram com o Carbona ano passado, não foi?)
Mike / Sim, nós estivemos com o Carbona no Canadá, quando eles estavam excursionando por aqui. Quando estive no Brasil, em Fevereiro, saí com eles várias vezes. Foram eles quem me falaram do Staples. Eu tenho o CD delas, então treinei um pouco. Foi demais tocar com elas, elas são ótimas e bonitas também. Mas, além dessas duas bandas, não conheço muitas bandas brasileiras. Bem, tem o Sepultura, mas não conta...
Whiplash! / Quais são suas bandas preferidas? Vocês têm algum ídolo?
Mike / Quando estou em casa, não ouço muitas coisas punks porque toda noite ouço isso, quando estamos na estrada. Então compro coisa como Milles Davis, Frank Sinatra, essas coisas... tenho muitos discos do Tom Jobim. Mas, bandas que eu gosto de excursionar e vejo sempre são o Groovie Ghoulies, The Muffs, essas bandas. Eu adoro essas duas bandas, mas não ouço seus discos, prefiro ouvir quando estou tocando com eles, uma vez por ano ou mais.
Whiplash! / E quanto ao futuro, planos para uma turnê, novos CDS, alguma coisa assim?
Mike / Nós estaremos gravando umas demos na semana que vem. Depois temos planos para gravar um novo disco. Deve ser por volta de Abril, dois anos após nosso último disco. Quando ele sair, entraremos na estrada de novo.
Whiplash! / Quem fez a página de vocês (http://www.chixdiggit.com)? Está ótima, aquele pedal foi uma grande idéia.
Mike / Eu mesmo o fiz. Comecei a me interessar por HTML cerca de dois anos atrás. Fiquei cansado de ter que ligar pra outras pessoas para dizer a elas o que elas têm de botar nas páginas delas, então achei melhor eu aprender a fazer isso. Neste verão comecei a aprender a fazer CD-ROMS e agora trabalho numa companhia especializada em multimídia quando não estou tocando. Estou feliz que tenha gostado da página, trabalhei muito nela.
Whiplash! / Poderia me mandar uma resenha, a história da banda, mais uma foto? Não é exatamente uma pergunta, é para ter um release de vocês e por na nossa seção de releases.
Mike / Você pode pegar o que quiser lá na página.
Whiplash! / Alguma idéia, mensagem, comentários? Obrigado Mike por sua ajuda; Eu poderia traduzir isso para português? Você pode conhecer nossa página em http://www.whiplash.net; Ah, você poderia corrigir qualquer erro de Inglês? Valeu cara!
Mike / Seu inglês é ótimo; meu português não é tão bom assim. Quando estava no Rio, comecei a pegar um pouco da língua mas acabei esquecendo tudo. Vai lá, traduz tudo. Esse pode ser o jeito de eu aprender português, a partir da tradução.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps