Em 08/08/1992: Um desastroso show conjunto do Guns N' Roses e Metallica
Por Igor Miranda
Fonte: Van do Halen
Postado em 08 de agosto de 2012
O Metallica e o Guns N’ Roses eram as duas bandas mais populares de Rock na América – e até mesmo no mundo -, graças principalmente ao sucesso dos lançamentos do "Black Album" e dos dois "Use Your Illusion", em 1991, correspondentes aos grupos citados anterior e respectivamente. Por sorte, o Metallica era uma das poucas grandes bandas do gênero que não tinham desavenças com o Guns N’ Roses (especialmente com o vocalista Axl Rose). Dessa forma, surgiu a Guns N’ Roses/Metallica Stadium Tour: uma turnê conjunta, com as duas bandas assumindo o headline, pela América do Norte. A tour durou de 17 de julho até 6 de outubro de 1992.
Mas não é sobre a turnê em geral que este texto fala. É sobre o seu incidente mais curioso, que ocorreu em 8 de agosto de 1992 – no Stade Olympique da cidade de Montreal, Canadá.
Durante o show do Metallica (mais precisamente na introdução da música Fade To Black), o frontman James Hetfield sofreu queimaduras de segundo e terceiro graus em seus braços, mãos, pernas, costas e rosto, principalmente na parte esquerda do corpo. O acidente, causado graças a uma confusão relacionada ao novo sistema de pirotecnia, fez com que Hetfield ficasse no local onde sairia uma chama de aproximadamente 4 metros.
Segundo relatos dos integrantes, o ocorrido foi tão grave que James poderia ter falecido. Após Hetfield ser levado para o hospital, Lars Ulrich foi até o microfone principal e anunciou o fim do show do Metallica, passando para a próxima atração, o Guns N’ Roses. Vale ressaltar que, para o resto da turnê, o guitarrista John Marshall (Metal Church), que já havia sido roadie da banda no passado, assumiu o posto da guitarra rítmica enquanto James Hetfield se recuperava e apenas cantava nos shows. Marshall também fez isso no passado: em 1986, teve que tocar guitarra em algumas datas porque o frontman havia sofrido um acidente enquanto andava de skate.
Repertório do Metallica na noite de 08/08/1992:
01. The Ecstasy of Gold (Ennio Morricone song)
02. Creeping Death
03. Harvester of Sorrow
04. Welcome Home (Sanitarium)
05. Sad But True
06. Wherever I May Roam
07. Of Wolf and Man
08. For Whom the Bell Tolls
09. The Unforgiven
10. The Shortest Straw
11. Bass/Guitar Solos
12. Fade to Black
Acima, trecho do incêndio de James Hetfield + performance de Nothing Else Matters, com John Marshall, duas semanas após o ocorrido
Os problemas não pararam por aí. Um longo atraso precedeu a performance do Guns N’ Roses. Além dos costumeiros problemas de Axl Rose com seu relógio, o acidente anterior prejudicou a dinâmica da troca de palco. O público começava a ficar inquieto, mas a entrada da "banda mais perigosa do mundo" acalmou os ânimos dos presentes. Não por muito tempo.
O início da apresentação foi tocado "na marra", pois os amplificadores de retorno não estavam devidamente programados para a banda. Ou seja, os músicos não conseguiam ouvir o que tocavam. Aparentemente, isso não foi resolvido e por volta dos 40 minutos de performance, Axl Rose alegou problemas de garganta e deixou o palco, forçando o show a acabar naquele momento. O problema com a garganta era verídico, segundo Lars Ulrich, que relatou em entrevista à MTV na época que o incômodo foi uma constante para Rose nas quatro datas anteriores.
Repertório do Guns N’ Roses na noite de 08/08/1992:
01. It’s So Easy
02. Mr. Brownstone
03. Live and Let Die (Paul McCartney & Wings cover)
04. Attitude (Misfits cover)
05. Nightrain
06. Perfect Crime
07. Bad Obsession
08. Double Talkin’ Jive
09. Civil War
As apresentações das bandas headliners, que costumavam durar pouco mais de quatro horas, não passaram de duas horas dessa vez. Os fãs, revoltados, começaram uma confusão no local e saíram pelas ruas quebrando tudo. Carros foram virados, janelas foram quebradas e estabelecimentos comerciais foram saqueados por toda a cidade, além da tentativa de promover incêndios. Nem mesmo as autoridades de Montreal conseguiram conter o ato de vandalismo com eficácia. Além da destruição material, 13 populares e três policiais foram feridos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Metallica que deixava o público entediado, segundo Kirk Hammett
Aos 58 anos, baterista do Cannibal Corpse admite dificuldades de sair em turnê
Regis Tadeu derruba consenso de décadas sobre "Roots" do Sepultura
Malcolm Young era um guitarrista "melhor que Eddie Van Halen", segundo Angus Young
Em outubro, Iron Maiden inaugura em São Paulo a "Eddie's Emporium Experience Store"
A banda clássica que Dave Grohl achou muito melhor que o Van Halen ao vivo
Matt Sorum aceitaria reunião do Velvet Revolver com Lzzy Hale nos vocais
John Lennon sobre seu álbum favorito dos Beatles: "Musicalmente superior ao 'Sgt. Pepper's'"
Amanda Somerville diagnosticada com tumor cerebral maligno e agressivo
As 7 maravilhas do mundo do heavy metal e como conhecê-las
Os cinco maiores discos progressivos dos anos sessenta, segundo site britânico
10 rockstars que já estão na casa dos 80 anos de idade e seguem na estrada
A canção "feia" do U2 que Bono achava que as pessoas iriam odiar, mas se tornou um clássico
Falling in Reverse lança "Joseph" com Corey Taylor e Serj Tankian em colaboração inédita
Chad Gilbert, guitarrista do New Found Glory, morre aos 45 anos

A opinião emocionada de vocal do Death Angel sobre "Kill 'Em All", primeiro álbum do Metallica
O riff inesquecível que surgiu "do nada" às 3 da manhã para Kirk Hammett
A banda de metal que Jerry Cantrell considera a maior e melhor de todos os tempos
Para conceituado escritor, Metallica está sofrendo de "síndrome de Iron Maiden"
Kirk Hammett diz que melhores partes do "Black Album" surgiram "do nada"
Uma pergunta sobre afinação mudou o destino do maior sucesso do Metallica
A canção do Metallica que ainda emociona James Hetfield toda vez que ele a escuta
Disco novo do Anthrax tem música que mistura Slayer e Metallica da era "Load"


