Em 08/08/1992: Um desastroso show conjunto do Guns N' Roses e Metallica
Por Igor Miranda
Fonte: Van do Halen
Postado em 08 de agosto de 2012
O Metallica e o Guns N’ Roses eram as duas bandas mais populares de Rock na América – e até mesmo no mundo -, graças principalmente ao sucesso dos lançamentos do "Black Album" e dos dois "Use Your Illusion", em 1991, correspondentes aos grupos citados anterior e respectivamente. Por sorte, o Metallica era uma das poucas grandes bandas do gênero que não tinham desavenças com o Guns N’ Roses (especialmente com o vocalista Axl Rose). Dessa forma, surgiu a Guns N’ Roses/Metallica Stadium Tour: uma turnê conjunta, com as duas bandas assumindo o headline, pela América do Norte. A tour durou de 17 de julho até 6 de outubro de 1992.
Mas não é sobre a turnê em geral que este texto fala. É sobre o seu incidente mais curioso, que ocorreu em 8 de agosto de 1992 – no Stade Olympique da cidade de Montreal, Canadá.
Durante o show do Metallica (mais precisamente na introdução da música Fade To Black), o frontman James Hetfield sofreu queimaduras de segundo e terceiro graus em seus braços, mãos, pernas, costas e rosto, principalmente na parte esquerda do corpo. O acidente, causado graças a uma confusão relacionada ao novo sistema de pirotecnia, fez com que Hetfield ficasse no local onde sairia uma chama de aproximadamente 4 metros.
Segundo relatos dos integrantes, o ocorrido foi tão grave que James poderia ter falecido. Após Hetfield ser levado para o hospital, Lars Ulrich foi até o microfone principal e anunciou o fim do show do Metallica, passando para a próxima atração, o Guns N’ Roses. Vale ressaltar que, para o resto da turnê, o guitarrista John Marshall (Metal Church), que já havia sido roadie da banda no passado, assumiu o posto da guitarra rítmica enquanto James Hetfield se recuperava e apenas cantava nos shows. Marshall também fez isso no passado: em 1986, teve que tocar guitarra em algumas datas porque o frontman havia sofrido um acidente enquanto andava de skate.
Repertório do Metallica na noite de 08/08/1992:
01. The Ecstasy of Gold (Ennio Morricone song)
02. Creeping Death
03. Harvester of Sorrow
04. Welcome Home (Sanitarium)
05. Sad But True
06. Wherever I May Roam
07. Of Wolf and Man
08. For Whom the Bell Tolls
09. The Unforgiven
10. The Shortest Straw
11. Bass/Guitar Solos
12. Fade to Black
Acima, trecho do incêndio de James Hetfield + performance de Nothing Else Matters, com John Marshall, duas semanas após o ocorrido
Os problemas não pararam por aí. Um longo atraso precedeu a performance do Guns N’ Roses. Além dos costumeiros problemas de Axl Rose com seu relógio, o acidente anterior prejudicou a dinâmica da troca de palco. O público começava a ficar inquieto, mas a entrada da "banda mais perigosa do mundo" acalmou os ânimos dos presentes. Não por muito tempo.
O início da apresentação foi tocado "na marra", pois os amplificadores de retorno não estavam devidamente programados para a banda. Ou seja, os músicos não conseguiam ouvir o que tocavam. Aparentemente, isso não foi resolvido e por volta dos 40 minutos de performance, Axl Rose alegou problemas de garganta e deixou o palco, forçando o show a acabar naquele momento. O problema com a garganta era verídico, segundo Lars Ulrich, que relatou em entrevista à MTV na época que o incômodo foi uma constante para Rose nas quatro datas anteriores.
Repertório do Guns N’ Roses na noite de 08/08/1992:
01. It’s So Easy
02. Mr. Brownstone
03. Live and Let Die (Paul McCartney & Wings cover)
04. Attitude (Misfits cover)
05. Nightrain
06. Perfect Crime
07. Bad Obsession
08. Double Talkin’ Jive
09. Civil War
As apresentações das bandas headliners, que costumavam durar pouco mais de quatro horas, não passaram de duas horas dessa vez. Os fãs, revoltados, começaram uma confusão no local e saíram pelas ruas quebrando tudo. Carros foram virados, janelas foram quebradas e estabelecimentos comerciais foram saqueados por toda a cidade, além da tentativa de promover incêndios. Nem mesmo as autoridades de Montreal conseguiram conter o ato de vandalismo com eficácia. Além da destruição material, 13 populares e três policiais foram feridos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Série dos Raimundos expõe crítica pesada de Canisso à reconciliação entre Rodolfo e Digão
Por que Aquiles Priester não quis opinar nas músicas do show do Angra, segundo o próprio
"Holy Land", do Angra, será relançado em CD e LP
Se os celulares existissem nos anos 80, o Metallica não teria lançado o "Master of Puppets"
Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
Rodolfo teria recusado fortuna para se reunir com os Raimundos
A música tocante do Dream Theater inspirada por drama familiar vivido por James LaBrie
O melhor álbum da banda Death, segundo o Loudwire
Jessica Falchi critica sexualização da mulher na guitarra: "Não me verão tocando de biquíni"
O maior guitarrista americano de sua geração, segundo o lendário Eric Clapton
O megahit de Lulu Santos que Nando Reis gostaria de ter escrito: "Tenho vontade de chorar"
Por que o Lollapalooza parece ter "só bandas que você não conhece", segundo o Estadão
Vocalista encoraja fãs a conhecer a fase farofa do Pantera


A canção dos anos 60 que James Hetfield disse ser uma verdadeira aula de riff no rock
Frodo não aguenta mais ouvir "Enter Sandman", do Metallica
A exigente técnica de guitarra que até James Hetfield trapaceia, segundo Gary Holt
10 bandas de heavy metal que lançaram discos autointitulados
O cara que fez audição pro Metallica com moicano loiro e errou "For Whom": "Niguém riu"
Os melhores álbuns de rock e metal lançados nesta década, segundo o Loudwire
Com filho de James Hetfield (Metallica) na bateria e vocal, Bastardane lança novo single
Os 79 músicos que dividiram palco com Metallica e deixaram James Hetfield "bem nervoso"
Trailer de documentário do Iron Maiden mostra músicos do Anthrax, Metallica e Public Enemy
Baixista do Delain quase perde testículo no palco - veja vídeo
Ana Maria Braga surpreende em abertura do Mais Você com música do Slipknot


