Em 30/01/1972: Acontece massacre que inspiraria a música "Sunday Bloody Sunday"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Enviar correções  |  Comentários  | 

Área onde ocorreu o incidente
Área onde ocorreu o incidente
Cruzes carregadas pelas famílias das vítimas em marcha de protesto anual
Cruzes carregadas pelas famílias das vítimas em marcha de protesto anual
Mural em homenagem às vítimas
Mural em homenagem às vítimas
Memorial em homenagem às vítimas
Memorial em homenagem às vítimas

"Bloody Sunday" (domingo sangrento) foi o nome pelo qual ficou conhecido um incidente ocorrido em Derry, ao norte da Irlanda, em 30 de janeiro de 1972, quando 26 pessoas que participavam de uma marcha pelos direitos civis foram atingidas por tiros disparados pelo Primeiro Batalhão de Paraquedistas Britânico, comandado pelo Tenente-Coronel Derek Wilford e seu segundo em comando, Capitão (mais tarde promovido a General) Mike Jackson. Os tiros foram iniciados quando parte dos manifestantes tentou vencer, atirando pedras, uma barricada montada pelos militares para conter a passeata. Treze pessoas, incluindo seis menores de idade, morreram na hora. Uma outra pessoa morreu (possivelmente devido aos ferimentos) seis semanas depois. Duas pessoas foram atropeladas por veículos militares. Segundo testemunhas e jornalistas presentes, nenhum dos atingidos estava armado. Cinco deles foram atingidos pelas costas.

Investigações levadas a cabo logo após o evento inocentaram os envolvidos. Uma segunda investigação iniciada em 1998 ainda está em andamento. O Exército Republicano Irlandês (IRA), organização paramilitar que pede a separação de parte da Irlanda do Reino Unido, fundado dois anos antes, teve um considerável aumento no número de recrutamentos e maior simpatia do público após o evento do dia 30 de janeiro.

Uma música com o mesmo nome do clássico do U2, "Sunday Bloody Sunday", foi gravada por John Lennon no álbum "Some Time In New York". O mesmo álbum traz também a música "The Luck of the Irish". Lennon era descendente de irlandeses. Paul McCartney, também descendente de irlandeses, lançou o single "Give Ireland Back to the Irish" após o incidente; a faixa foi a única da carreira solo de Paul a ser banida pela rádio BBC.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 30 de janeiro de 2013
Post de 30 de janeiro de 2015
Post de 30 de janeiro de 2016
Post de 30 de janeiro de 2017

Guns N RosesGuns N' Roses
Até agora, a banda que mais faturou com shows em 2017

528 acessosAlta Fidelidade: "The Joshua Tree Tour", vale a pena?795 acessosU2: banda toca "Don't Look Back In Anger" com Noel Gallagher788 acessosU2: a genialidade de uma banda em constante inovação1100 acessosU2: Pacote para a Argentina com desconto no Peixe Urbano0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "U2"

South ParkSouth Park
Aparições de estrelas do rock no desenho

U2U2
As 10 melhores músicas de todos os tempos da banda

MetromixMetromix
A lista dos vocalistas mais irritantes do rock

0 acessosTodas as matérias da seção Fatos Importantes0 acessosTodas as matérias sobre "U2"

BurnnBurnn
Os maiores guitarristas Hard & Heavy da história

AnittaAnitta
"Eu era roqueira. Comecei no funk por destino."

Kiko LoureiroKiko Loureiro
Filha ajuda o guitarrista a aprender "Holy Wars"

5000 acessosMetal Extremo: algumas bandas que você precisa ouvir5000 acessosSimone Simons: "Rammstein me faz querer mexer a bunda"5000 acessosA História Impopular dos Rolling Stones - Livro 2 - Mick Taylor5000 acessosIron Maiden: "Eddie precisa de um quiroprático"5000 acessosThe Voice Brasil: candidato arrebenta com Queen e vai pra final5000 acessosHistória do Rock

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online