Em 24/10/2000: Linkin Park chocava o mundo do rock com seu primeiro disco

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Mateus Ribeiro
Enviar Correções  

Durante a primeira metade dos anos 1990, um movimento que misturava o hip-hop com o peso do rock e do heavy metal começou a crescer, principalmente nos Estados Unidos. A nova corrente, batizada como new metal revelou bandas como KORN, DEFTONES e LIMP BIZKIT. Porém, o melhor desta onda estava guardado para o ano de 2000.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Para ser mais preciso, o melhor do "novo metal" deu as caras no dia 24 de outubro de 2000. Foi neste dia, há exatos 20 anos, que o LINKIN PARK lançou "Hybrid Theory", o seu primeiro trabalho de estúdio, que chocou os eternamente conservadores fãs de rock e heavy metal.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A união entre rock, heavy metal, rap e hip-hop, que já havia consagrado outros nomes, ganhou vida nova com o LINKIN PARK, que além de tudo isso, inseriu elementos de música eletrônica em seu debut. Toda essa mistura insana era comandada pelas vozes únicas do saudoso Chester Bennington e de Mike Shinoda.

O mais incrível é que mesmo com todo o peso e complexidade de suas composições, o grupo invadiu as estações de rádio do mundo todo, em uma época em que a música pop dominava as grades. Tal invasão se deve ao maior sucesso que o grupo gravou até os dias de hoje, a excelente "In The End".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

publicidade

O "carro-chefe" de "Hybrid Theory" fez a alegria de jovens que estavam começando a caminhada no mundo do rock. A introdução icônica e o refrão de "In The End" grudam logo na primeira audição e não saem da cabeça (prova disso é que possivelmente, você está cantando a introdução mentalmente enquanto lê este parágrafo).

É claro que o sucesso estrondoso do disco não aconteceu por causa de seu principal hit. A faixa de abertura, "Papercut", é outra música extremamente empolgante e bem feita. Já o seu vídeo oficial não é tão fácil de entender, como relatou o vocalista Mike Shinoda em recente entrevista.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Linkin Park: Não sei o que estávamos fazendo, diz Shinoda sobre vídeo de PapercutLinkin Park
"Não sei o que estávamos fazendo", diz Shinoda sobre vídeo de Papercut

As demais músicas do álbum também são pautadas pela miscelânea de elementos e influências, que mesmo tão distintos entre si, combinaram muito bem. As excelentes "Crawling", "By Myself", "Pushing Me Away", "One Step Closer", "Point Of Authority" e "A Place For My Head" são boas provas de que o metal e a tecnologia formam uma combinação certeira.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Vinte anos após o seu lançamento, "Hybrid Theory" já é um clássico (faz tempo, é verdade), pela quantidade de hits que emplacou, pelo seu impacto na cena e por ter envelhecido muito bem.

É desnecessário dizer que até hoje, o metaleiro quadradão comedor de pedra não aceita as inovações apresentadas no disco e odeia o LINKIN PARK. Mas não dá para esperar nada diferente de um tipo de pessoa que está presa nos anos 1980 e não consegue ouvir nada diferente ou moderno. Azar o de quem tem a cabeça fechada e não consegue curtir este grande trabalho.

O aniversariante deste sábado, que é um dos maiores trabalhos de estreia do rock, é uma grande obra, que merece muita atenção. Aperte o play e boa viagem!

Álbum: "The Hybrid Theory"
Banda: LINKIN PARK
Data de lançamento: 24 de outubro de 2000

FAIXAS

"Papercut"
"One Step Closer"
"With You"
"Points of Authority"
"Crawling"
"Runaway"
"By Myself"
"In the End"
"A Place for My Head"
"Forgotten"
"Cure for the Itch"
"Pushing me Away"

FORMAÇÃO

Chester Bennington: vocal
Mike Shinoda: vocal, guitarra, teclado e piano
Joe Hahn: sampler, programação e vocais de apoio
Brad Delson: guitarra, baixo e vocais de apoio
Dave Farrell: baixo
Rob Bourdon: bateria e vocais de apoio

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


Goo728 Goo336 Cli336 WhiFin Goo336 GooAdHor Cli336 Goo336