Matérias Mais Lidas

Foo Fighters: Dave Grohl surpreende ao revelar significado da letra de Learn to FlyFoo Fighters: Dave Grohl surpreende ao revelar significado da letra de "Learn to Fly"

Guns N' Roses: turnê continua milionária, veja os assombrosos númerosGuns N' Roses: turnê continua milionária, veja os assombrosos números

Angra: Fabio Lione recebeu proposta para compor quatro músicas de Rebirth, mas recusouAngra: Fabio Lione recebeu proposta para compor quatro músicas de "Rebirth", mas recusou

Judas Priest: o problema com o baixo de Ian Hill conforme a banda ficava mais pesadaJudas Priest: o problema com o baixo de Ian Hill conforme a banda ficava mais pesada

Metallica: banda fará 4 shows no Brasil em maio de 2022; confira datas e locaisMetallica: banda fará 4 shows no Brasil em maio de 2022; confira datas e locais

Cannibal Corpse: homofobia faz Corpsegrinder perder homenagem no jogo World of WarcraftCannibal Corpse: homofobia faz Corpsegrinder perder homenagem no jogo World of Warcraft

Rush: Mike Portnoy diz que fazer tour ao lado de Geddy Lee e Alex Lifeson seria um sonhoRush: Mike Portnoy diz que fazer tour ao lado de Geddy Lee e Alex Lifeson seria um sonho

Britney Spears: Agitando o Instagram dançando famoso som da era GrungeBritney Spears: Agitando o Instagram dançando famoso som da era Grunge

Guns N' Roses: a curiosa e humilde reação de Axl Rose ao ser eleito melhor vocalistaGuns N' Roses: a curiosa e humilde reação de Axl Rose ao ser eleito "melhor vocalista"

Angra: escolhas erradas prejudicaram Aqua, não foi uma boa ideia, segundo AndreoliAngra: escolhas erradas prejudicaram "Aqua", "não foi uma boa ideia", segundo Andreoli

Adrian Smith: quando Roy Z o chamou na xinxa para apontar falta de técnica na guitarraAdrian Smith: quando Roy Z o chamou na xinxa para apontar falta de técnica na guitarra

Mayhem: fique longe das redes sociais, aconselha NecrobutcherMayhem: "fique longe das redes sociais", aconselha Necrobutcher

Måneskin: banda será uma das atrações do Rock in Rio 2022, segundo jornalistaMåneskin: banda será uma das atrações do Rock in Rio 2022, segundo jornalista

After Forever: Há chance de retorno? Floor Jansen comenta e alfinetaAfter Forever: Há chance de retorno? Floor Jansen comenta e alfineta

Kiss: Destroyer ganhará edição de 45 anos; ouça versão inédita de Detroit Rock CityKiss: "Destroyer" ganhará edição de 45 anos; ouça versão inédita de "Detroit Rock City"


Stamp
Tunecore 2

Lynyrd Skynyrd: a história de "Sweet Home Alabama"

Por Ricardo Schuh
Fonte: Wikipedia (adaptação)
Em 08/12/10

"Sweet Home Alabama" é uma música da banda de Southern Rock LYNYRD SKYNYRD, lançado no seu segundo álbum, "Second Helping". Apesar da controvérsia (ver abaixo), atingiu o oitavo lugar nas paradas americanas em 1974, e foi o segundo maior sucesso da banda (o primeiro é "Free Bird").

Criação e gravação

Single da canção
Single da canção

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em um ensaio da banda, logo depois do baixista Ed King ter mudado para a guitarra, King ouviu o colega guitarrista Gary Rossington tocando um riff de guitarra que o inspirou (na verdade, esse riff pode ser ouvido na versão final da música e é tocado durante o verso, em contrapartida a principal progressão de acordes D-C+9-G). Em entrevistas, Ed King disse que, durante a noite seguinte ao ensaio, a música e os dois principais solos de guitarra surgiram para ele em um sonho, nota por nota. King, então, introduziu a música para a banda no dia seguinte. Também foi escrita nessa sessão de ensaios a música que segue "Sweet Home Alabama", no álbum "Second Helping", "I Need You".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Uma versão ao vivo dessa faixa, na coletânea "Collectybles", situa a composição da canção durante o final do verão de 1973, e conforme a gravação ao vivo disponível na data de 30 de outubro de 1973.

A faixa foi gravada no Studio One, em Doraville, Georgia, apenas com Ed King, o baixista Wilkenson e o baterista Burns, que fizeram o acompanhamento básico da pré-gravação. Ed King usou um amplificador Marshall pertencente a Allen Collins. A guitarra usada na faixa foi uma Fender Stratocaster de 1972. Porém, King disse que a guitarra era um modelo bem fraco e tinha um captador ruim, o que o forçou a colocar o volume no máximo para conseguir um volume decente dela. Essa guitarra, agora, está exposta no Rock and Roll Hall of Fame Museum, em Cleveland, Ohio.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O famoso "Turn it up" (algo como aumenta isso), dito por Ronnie Van Zant no início da canção, não deveria aparecer na gravação. Van Zant estava apenas pedindo ao produtor Al Kooper e ao engenheiro Rodney Mills para aumentarem o volume dos seus fones de ouvido, para que ele pudesse ouvir melhor a faixa.

Existe um vocal semi-oculto no segundo verso depois de "Well, I heard Mr. Young sing about her". No canal esquerdo, você pode ouvir a frase "Southern Man" sendo cantada suavemente (aproximadamente no 0:55). Isso era o produtor Al Kooper imitando a impressão de Neil Young, e foi apenas mais um incidente dos membros da banda bagunçando no estúdio, enquanto estavam gravando. De acordo com Leon Wilkeson, foi ideia de Kooper levar isso adiante e adicionar esse eco de "Southern Man" logo depois das linhas de Van Zant, em "better... keep your head"; "Don’t forget what your/good book says" e por aí vai. Mas Ronnie insistiu para que Kooper retirasse isso, pois não queriam plagiar ou chatear Neil Young. Kooper deixou, então, essa parte quase inaudível no canal esquerdo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Logo após os dois "woos" (o primeiro de Leon, o segundo de Ed), no início do solo de piano (aproximadamente no 4:08), Van Zant pode ser ouvido improvisando "My, Montgomery’s (palavra intelegível) but it’s got the answer." O "my" duplicado foi produzido por Kooper, desligando uma das duas tomadas vocais. Para o filme de 1976 do Lynyrd, "Free Bird", essa linha final foi alterada para "Mr. (Jimmy) Carter got the answer", em alusão à eleição presidencial de 1976.

A contagem ouvida no início da faixa é falada por Ed King. A contagem no começo de cada faixa inicial de álbum é uma espécie de assinatura que o produtor Kooper normalmente colocava nos álbuns que fazia.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Sweet Home Alabama" foi um sucesso de marca maior para a banda, cujos singles anteriores "preguiçosamente apareciam por aí, sem nenhuma objetividade." Essa música levou-os a receber dois convites para aparecer em programas de rock na TV, porém ambos foram recusados. Além da aparição original no álbum "Second Helping", a canção consta em numerosas coletâneas e álbuns ao vivo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Nenhum dos três compositores da música é originário do Alabama. Ronnie Van Zant e Gary Rossington nasceram em Jacksonville, Flórida. E Ed King em Glendale, Califórnia.

Controvérsia

"Sweet Home Alabama" foi escrita como uma resposta a duas músicas, "Southern Man" e "Alabama", de Neil Young, que falavam de temas como racismo e escravidão no Sul dos Estados Unidos. "Nós pensávamos que Neil estivesse atirando em todos os patos para matar um ou dois," disse Ronnie Van Zant naquela época. A resposta musical de Van Zant, porém, também foi controversa, com referências ao governador do Alabama, Goerge Wallace (um notório apoiador da segregação) e ao escândalo Watergate:

In Birmingham, they love the governor (boo boo boo)
Now we all did what we could do
Now Watergate does not bother me
Does your conscience bother you?
Tell me the truth

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Em Birmingham, eles amam o governador (boo boo boo)
Agora todos fizemos o que podemos fazer
Agora Watergate não me incomoda mais
A sua consciência lhe incomoda?
Diga-me a verdade"

Em 1975, Van Zant disse: "A letra sobre o governador do Alabama foi mal entendida. O público em geral não percebeu as palavras ‘Boo! Boo! Boo!’, depois dessa linha em particular, e a mídia pegou apenas a referência do povo amando o governador." "A linha ‘We all did what we could do’ é, de certa forma, ambígua,". Kooper avisa: "’Nós tentamos colocar Wallace pra fora’ é como eu sempre interpretei a letra. O jornalista Al Swenson argumenta que a canção é mais complexa do que geralmente pensam, sugerindo que simplesmente parece um apoio à Wallace. "Wallace e eu temos muito pouco em comum," disse o próprio Van Zant, "Eu não gosto do que ele diz sobre as pessoas de cor."

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A linha final da canção indica que pode ser contra a discriminação racial: "Montgomery’s (palavra inteligível), mas isso teve resposta.". Essa é uma referência ao boicote aos ônibus da Montgomery, que levou a Suprema Corte a declarar as leis de segregação racial, em ônibus no Alabama, de inconstitucionais.

Em 1976, Van Zant e a banda apoiaram Jimmy Carter em sua candidatura presidencial, incluindo levantar fundos e aparecendo no show beneficente no Gator Bowl.

"Muscle Shoals"

Um verso da canção inclui a linha "Now Muscle Shoals has got the Swampers/And they've been known to pick a song or two." Isso se refere à cidade de Muscle Shoals, Alabama, um lugar popular por gravações de música devido ao "som" produzido pelos estúdios locais e seus músicos de estúdio. "The Swampers", se refere aos "Muscle Shoals Rhythm Section". Esses músicos, que criaram o "Muscle Shoals Sound", entraram para o Hall of Fame dos músicos do Alabama em 1995, premiados com o "LifeWork Award for Non-Performing Achievement" e para o Musician’s Hall of Fame em 2008 (os indicados foram os quatro membros fundadores dos Swampers - Barry Beckett, Roger Hawkins, David Hood, Jimmy Johnson — mais Pete Carr, Clayton Ivey, Randy McCormack, Will McFarlane, and Spooner Oldham). O apelido, "The Swampers" (algo como "Os Pantaneiros"), foi dado ao grupo pelo cantor/compositor Leon Russell.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Parte da referência vem da fita demo de 1971-1972 que o LYNYRD SKYNYRD gravou em Muscle Shoals com Johnson como produtor e engenheiro de som. Johnson ajudou a refinar muitas músicas ouvidas primeiramente no álbum "Pronounced" e foi o reconhecimento de Van Zant, por toda ajuda de Johnson, no início da carreira da banda.

LYNYRD SKYNYRD permanece ligada à Muscle Shoals, tendo gravado alguns trabalhos na cidade, além de ser parada obrigatória durante todas suas turnês.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Casa do Rock
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Rock e Heavy Metal: 20 personalidades que faleceram antes dos 50 anos - Parte 4Rock e Heavy Metal: 20 personalidades que faleceram antes dos 50 anos - Parte 4

Lynyrd Skynyrd: guitarrista se recupera do COVID-19 e agradece fãs da América do SulLynyrd Skynyrd: guitarrista se recupera do COVID-19 e agradece fãs da América do Sul

Metallica: James Hetfield surpreende ao eleger sua música favorita de todos os temposMetallica: James Hetfield surpreende ao eleger sua música favorita de todos os tempos

Rock and Roll: 20 músicas que você é capaz de reconhecer nos primeiros segundosRock and Roll: 20 músicas que você é capaz de reconhecer nos primeiros segundos

Lynyrd Skynyrd: Gary Rossington passa por nova cirurgia no coraçãoLynyrd Skynyrd: Gary Rossington passa por nova cirurgia no coração

Lista: os 50 melhores discos ao vivo de todos os tempos, em lista da Classic RockLista: os 50 melhores discos ao vivo de todos os tempos, em lista da Classic Rock

Lista: cinco bandas que continuaram na ativa após morte trágica de algum integranteLista: cinco bandas que continuaram na ativa após morte trágica de algum integrante


Sweet Home Alabama: O hino absoluto do Rock SulistaSweet Home Alabama: O hino absoluto do Rock Sulista

Sweet Home Alabama: o mito Lynyrd Skynyrd x Neil YoungSweet Home Alabama: o mito Lynyrd Skynyrd x Neil Young

Lynyrd Skynyrd: a história de Sweet Home AlabamaLynyrd Skynyrd: a história de "Sweet Home Alabama"


Black Sabbath: um Tony Iommi que você não conheciaBlack Sabbath
Um Tony Iommi que você não conhecia

The Voice Kids: garotinha canta Led Zeppelin e conquista todosThe Voice Kids
Garotinha canta Led Zeppelin e conquista todos


Sobre Ricardo Schuh

Apreciador da boa música, que vai desde o velho blues até o metal. Fã de rock desde sua infância, por sorte tem um irmão que tinha um bom acervo de LPs e fitas cassete que serviram de passatempo por tardes ouvindo o antigo 3 em 1. Leitor assíduo de tudo relacionado ao rock, fã do Whiplash.net, decidiu colaborar com o site e ajudar a divulgar o bom e velho rock'n'roll e suas vertentes.

Mais matérias de Ricardo Schuh.