Resenha - Fistfull Of Metal - Anthrax
Por Rafael Carnovale
Postado em 06 de junho de 2002
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Muito se fala de como teria surgido o Thrash Metal. Para uns, uma derivação mais melódica do Hardcore, para outros um Heavy Metal mais agressivo, desprovido de muita melodia, com guitarras agressivas e bateria super rápida. Mas a verdade é que é um estilo que marcou época, graças a bandas como Metallica, Slayer e Anthrax, que poderíamos considerar como os divulgadores do estilo, já que a paternidade caberia a todas as bandas que praticaram heavy metal e experimentaram a velocidade e agressividade além da conta.
"Fistful of Metal" foi lançado em 1983. A banda tinha em seu line up Neil Turbin nos vocais, Scott Ian e Dan Spitz nas guitarras, Dan Linker (que também viria a tocar no SOD) no baixo e o monstro Charlie Bernante na bateria. O que vemos aqui é uma banda fortemente influenciada por Judas Priest e com uma pegada punk e metal muito acentuada. Isso já fica evidente na faixa de abertura, "Deathrider", aonde a parede de guitarras abre espaço para o vocal afinadíssimo de Neil Turbin, sem dúvida um grande vocalista, influenciado por Rob Halford, mas que seria substituído mais tarde pelo competentíssimo Joey Belladonna. A segunda faixa é uma pérola hardcore, "Metal Trashing Mad", que foi tocada pela banda no ao-vivo "The Island Years", com Joey Belladonna no vocal. O cd investe com maestria na mistura de hardcore e metal, que viriam a se chamar de speed metal, ou seja, muita velocidade e agressividade, como podemos conferir nas faixas "Panic" e "Subjugator".
A banda ainda nos brindaria com um excelente cover para "I’m Eighteen", de Alice Cooper, devidamente metalizado, e com faixas mais cadenciadas, como a empolgante "Death from Above" (com show de bateria e guitarras) e a pesadíssima "Anthrax", com os riffs sempre animais de Scott Ian, sem dúvida uma das melhores guitarras do heavy metal. Ainda haveria espaço para o curto, mas extremamente agressivo instrumental "Across the River", e para a faixa que fecha o álbum, a mais acessível de todas e sem dúvida o destaque maior, "Howling Furies" (pena que a banda não toque mais essa faixa ao vivo), com direito a duelo maideniano de guitarras.
É claro que outros lançamentos do Anthrax seriam tão bons ou melhores que este, mas esta é uma banda que bate no peito e diz que estreou em grande estilo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Fabio Lione anuncia turnê pelo Brasil com 25 shows
A performance vocal de Freddie Mercury que Brian May diz que pouca gente valoriza
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Turnê atual do Dream Theater será encerrada no Brasil, de acordo com Jordan Rudess
Ritchie Blackmore aponta os piores músicos para trabalhar; "sempre alto demais"
O álbum clássico do Iron Maiden inspirado em morte de médium britânica
A música que surgiu da frustração e se tornou um dos maiores clássicos do power metal
A canção emocionante do Alice in Chains que Jerry Cantrell ainda tem dificuldade de ouvir
O melhor álbum do Led Zeppelin segundo Dave Grohl (e talvez só ele pense assim)
O rockstar que Brian May sempre quis conhecer, mas não deu tempo: "alma parecida com a minha"
O artista da nova geração que faz Rob Halford se lembrar de Ozzy Osbourne
A banda de rock favorita do Regis Tadeu; "não tem nenhuma música ruim"
O álbum do Led que realizou um sonho de Jimmy Page; "som pesado, mas ao mesmo tempo contido"
Andi Deris garante que a formação atual é a definitiva do Helloween
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
O desdém de Angus Young à banda que chacoalhou o rock; "São somente uma merda"
O subgênero do metal que está voltando com tudo, segundo a Rolling Stone
O único integrante do Metallica que não era cru nos anos 1980, segundo Andreas Kisser


A música do Anthrax que aborda tema sério e tem clipe sombrio
Anthrax grava clipe do primeiro single do novo álbum: "Um grande dia para todos nós"
A atitude inocente de John Bush que chocou os integrantes do Anthrax
O clássico do metal que foi criado em uma hora e fez a cabeça de James Hetfield
John Bush gosta de promover mudanças nos setlists do Armored Saint; "Isso é rock and roll, cara"



