Resenha - Fistfull Of Metal - Anthrax
Por Rafael Carnovale
Postado em 06 de junho de 2002
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Muito se fala de como teria surgido o Thrash Metal. Para uns, uma derivação mais melódica do Hardcore, para outros um Heavy Metal mais agressivo, desprovido de muita melodia, com guitarras agressivas e bateria super rápida. Mas a verdade é que é um estilo que marcou época, graças a bandas como Metallica, Slayer e Anthrax, que poderíamos considerar como os divulgadores do estilo, já que a paternidade caberia a todas as bandas que praticaram heavy metal e experimentaram a velocidade e agressividade além da conta.
"Fistful of Metal" foi lançado em 1983. A banda tinha em seu line up Neil Turbin nos vocais, Scott Ian e Dan Spitz nas guitarras, Dan Linker (que também viria a tocar no SOD) no baixo e o monstro Charlie Bernante na bateria. O que vemos aqui é uma banda fortemente influenciada por Judas Priest e com uma pegada punk e metal muito acentuada. Isso já fica evidente na faixa de abertura, "Deathrider", aonde a parede de guitarras abre espaço para o vocal afinadíssimo de Neil Turbin, sem dúvida um grande vocalista, influenciado por Rob Halford, mas que seria substituído mais tarde pelo competentíssimo Joey Belladonna. A segunda faixa é uma pérola hardcore, "Metal Trashing Mad", que foi tocada pela banda no ao-vivo "The Island Years", com Joey Belladonna no vocal. O cd investe com maestria na mistura de hardcore e metal, que viriam a se chamar de speed metal, ou seja, muita velocidade e agressividade, como podemos conferir nas faixas "Panic" e "Subjugator".
A banda ainda nos brindaria com um excelente cover para "I’m Eighteen", de Alice Cooper, devidamente metalizado, e com faixas mais cadenciadas, como a empolgante "Death from Above" (com show de bateria e guitarras) e a pesadíssima "Anthrax", com os riffs sempre animais de Scott Ian, sem dúvida uma das melhores guitarras do heavy metal. Ainda haveria espaço para o curto, mas extremamente agressivo instrumental "Across the River", e para a faixa que fecha o álbum, a mais acessível de todas e sem dúvida o destaque maior, "Howling Furies" (pena que a banda não toque mais essa faixa ao vivo), com direito a duelo maideniano de guitarras.
É claro que outros lançamentos do Anthrax seriam tão bons ou melhores que este, mas esta é uma banda que bate no peito e diz que estreou em grande estilo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Site cita Alírio Netto como novo vocal do Angra mas depois apaga matéria
O que pode ter motivado a saída abrupta de Fabio Lione do Angra?
Poucas horas após deixar o Arch Enemy, Alissa White-Gluz lança primeira música de álbum solo
5 fortes candidatos a assumir os vocais do Angra após a saída de Fabio Lione
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
James Hetfield não ficou feliz com o visual adotado pelo Metallica nos anos 90
Arch Enemy anuncia a saída da vocalista Alissa White-Gluz
Plantão Médico Deep Purple: 6 membros atuais e antigos que convivem com problemas de saúde
As duas preocupações de Rafael Bittencourt com o anúncio do show da formação "Rebirth"
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
As três linhas de baixo favoritas de Flea, do Red Hot Chili Peppers
A maneira curiosa como James Hetfield reagia aos fãs que o ofendiam por conta de "Until It Sleeps"
O cantor "sensacional" que Robert Plant sabe que poderia tê-lo substituído no Led Zeppelin
Imprensa internacional repercute saída de Fabio Lione do Angra e destaca surpresa
A música do Guns N' Roses da qual Slash muito se orgulha, apesar de não ser tão técnica
O dia que guitarrista do Bon Jovi ficou intrigado com som dos Engenheiros do Hawaii

Mystic Festival terá cerca de 100 bandas em 4 dias de shows; confira os primeiros nomes
Megadeth, Anthrax, Trivium e Evergrey apoiarão Iron Maiden em turnê pela Europa
O pior disco de cada banda do Big Four do thrash, segundo Mateus Ribeiro
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
Mark Osegueda (Death Angel, Kerry King) recorda audição para o Anthrax em 1992
O melhor disco do Anthrax, segundo a Metal Hammer; "Um marco cultural"
As 40 músicas que marcaram a vida do redator Mateus Ribeiro
A banda de thrash fora do "Big Four" que é a preferida de James Hetfield, vocalista do Metallica
Os 50 melhores discos da história do thrash, segundo a Metal Hammer
Em 2000, Megadeth e Anthrax abriram turnê do Mötley Crüe



