Creedence: quando John Fogerty foi processado por plagiar a si mesmo
Por Igor Miranda
Postado em 02 de setembro de 2016
No âmbito do Direito, casos inéditos são capazes de inspirar mudanças em leis. No Brasil, por exemplo, um dos casos mais notáveis de mudança na legislação tem relação com o segmento artístico: o assassinato da atriz Daniella Perez, em 1992, cometido pelo também ator Guilherme de Pádua e sua esposa, inspirou uma alteração jurídica que incluiu homicídio qualificado na Lei dos Crimes Hediondos.
Nos Estados Unidos, um caso envolvendo uma banda de rock e seu líder inspirou uma mudança na lei. Foi o caso de John Fogerty, frontman do Creedence Clearwater Revival entre o fim da década de 1960 e o início dos anos 1970. Ele foi processado anos depois por ter lançado, em carreira solo, uma música muito semelhante com outra canção, composta por ele, com o Creedence.
Creedence C. Revival - + Novidades
Basicamente, John Fogerty plagiou a si mesmo. Mas o que aconteceu, na verdade, foi um pouco mais complexo do que isso.
Depois do fim do Creedence Clearwater Revival, em 1972, John Fogerty desistiu dos direitos de publicação de suas músicas com a banda. A Fantasy Records, gravadora com a qual o Creedence trabalhava, adquiriu, com exclusividade, esses direitos.
Em carreira solo, John Fogerty lançou, no ano de 1984, a música "The Old Man Down The Road", que integrou o álbum "Centerfield", de 1985. Fogerty foi acusado de, nessa canção, ter copiado "Run Through The Jungle", que também foi composta por ele, mas estava sob os direitos do já falecido Saul Zaentz, dono da gravadora até então.
Saul Zaentz (sentado), junto do Creedence Clearwater Revival
O caso foi parar na Suprema Corte dos Estados Unidos, tendo em vista a complexidade e o ineditismo da situação. Em sua defesa no tribunal, John Fogerty chegou a levar uma guitarra e tocar trechos de ambas as músicas. O intuito era mostrar que muitos compositores têm estilos diferentes de expressar sua arte, o que pode fazer com que trabalhos distintos soem muito semelhantes a ouvidos pouco acostumados.
Em 1993, John Fogerty venceu o processo - afinal, mesmo se fosse plágio de si próprio, ele é o compositor de ambos os trabalhos. Nada seria mais justo do que isso. A corte americana determinou que houve má-fé por parte de Saul Zaentz ao mover a ação.
A única consequência negativa para John Fogerty é que ele precisou mudar as letras de outra música que lançou posteriormente, "Zanz Kant Danz" ("Zanz Can't Dance", ou, em tradução livre para o português, "Zanz - Saul Zaentz - não pode dançar"). A canção continha, em sua composição, ataques a Saul Zaentz. A nova versão foi intitulada "Vanz Kant Danz".
O caso também provocou uma discussão na área penal americana, pois ele só existiu porque a lei abria brechas para tal. O caso ganhou até um nome específico, como qualquer outra situação midiática: "Fogerty v. Fantasy, Inc".
A partir de então, processos semelhantes passaram a ser negados logo de início. A legislação de direitos autorais deixou de ter brechas que permitissem que casos como esse fossem adiantes na Justiça.
Compare as músicas:
Leia também:
- O caso "Fogerty v. Fantasy, Inc.", na Wikipédia (em inglês).
https://en.wikipedia.org/wiki/Fogerty_v._Fantasy,_Inc.
- Saiba quem já acusou ou foi acusado de plágio no rock
http://www.igormiranda.com.br/2016/06/saiba-quem-ja-acusou-ou-foi-acusado-de-plagio-no-rock.html
Comente: Como assim o compositor plagiou a si mesmo?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Agora é oficial: Ozzfest volta a acontecer em 2027
Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
Faith No More iguala marca de Paul McCartney, Rolling Stones e Foo Fighters
As três músicas do AC/DC escolhidas por Brian Johnson entre as suas favoritas
Guitarrista do Rush, Alex Lifeson conta por que parou de fumar maconha aos 72 anos
Por que João Gordo não é mais amigo de Max Cavalera, segundo vocalista do Ratos de Porão
Por que Roger Waters cortou Paul McCartney em "Dark Side of the Moon"?
Os 11 melhores álbuns do glam rock setentista, segundo a Loudwire
Padre ouve Metallica pela primeira vez e diz que usaria música pra preparar homilias
O clássico do Queen em que Freddie Mercury alcançou a nota mais alta de sua carreira
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
Nergal está tocando sem o Behemoth porque a própria banda ficou cara demais
A banda dos anos setenta que Neil Peart nunca se cansou de ouvir; "músicos muito competentes"
System of a Down e Faith No More farão show no Maracanã em janeiro de 2027
Troy Sanders comenta participação de Geezer Butler no novo álbum do Mastodon



O álbum em que John Fogerty "se virou nos trinta", gravando todos os instrumentos
10 músicas lançadas há mais de meio século que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
A música do Creedence que os fãs adoram mas John Fogerty nunca engoliu direito
A música que foi feita para preencher espaço em disco e virou um dos maiores clássicos do rock
David Gilmour elege a canção mais perfeita de todos os tempos


