O curioso título original de "Fortunate Son" do Creedence Clearwater Revival
Por Gustavo Maiato
Postado em 02 de novembro de 2025
Mesmo mais de meio século após o fim do Creedence Clearwater Revival, as músicas da banda continuam ecoando com força - de "Proud Mary" a "Born on the Bayou", passando, é claro, pela explosiva "Fortunate Son", um dos maiores hinos de protesto da história do rock.
Em entrevista recente a Rick Beato (via Ultimate Guitar), o lendário vocalista e compositor John Fogerty revelou que esse clássico foi escrito em menos de meia hora, e que o título original seria outro: "Favorite Son".
Creedence C. Revival - + Novidades

"'Fortunate Son' foi a música mais rápida que já escrevi, levou uns 20 minutos", contou Fogerty. "Era 1969, e todas aquelas questões políticas e culturais estavam fervendo na minha cabeça. Eu já tinha mostrado os acordes para a banda, tinha uma ideia vaga, mas entrei no quarto com um bloco de notas e uma caneta achando que a música se chamaria 'Favorite Son'."
Creedence e "Fortunate Son"
Segundo o cantor, o termo "filho favorito" veio da sua observação sobre os discursos políticos americanos, nos quais os delegados apresentavam seus candidatos dizendo frases como "O grande estado do Texas gostaria de nomear seu filho favorito..." - algo que, para ele, soava artificial e irônico.
Mas a canção tomou outro rumo quando Fogerty começou a cantarolar o que viria a ser o primeiro verso: "Some folks are born made to wave the flag..." (Algumas pessoas nasceram para balançar a bandeira).
"Oh, isso é muito bom, pensei. E o mais curioso é que acho que nem estava com um violão. Tenho certeza de que não. Estava só sentado na cama, imaginando a música, porque eu sabia exatamente como ela soaria quando eu a cantasse."
Foi nesse instante, ainda no fluxo criativo, que o título evoluiu naturalmente para "Fortunate Son" - um jogo de palavras que transformou a crítica política em um grito contra o privilégio e a hipocrisia das elites americanas durante a Guerra do Vietnã.
Mais tarde, Fogerty confessou que parte da sua urgência criativa vinha do medo de ser esquecido após o sucesso do primeiro hit do CCR, o cover de "Suzie Q": "Pensei: agora sou um artista de um sucesso só. E percebi: levamos tanto tempo pra chegar até aqui, e agora tenho cinco minutos pra dar o próximo passo. Porque, se não fizer isso, os holofotes vão se voltar pro Led Zeppelin ou pra outra banda. Tudo vai acabar pra mim se eu não criar algo novo agora."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ex-capitão da seleção inglesa é fã de heavy metal e já bateu uma bola com o Iron Maiden
Manowar tocará "Kings of Metal" e "Fighting the World" na íntegra em shows de 2027
Mark Wahlberg nem sabia que metal existia, revela Zakk Wylde
As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Mike Mangini fala sobre primeiro show como baterista do Godsmack
Sebastian Bach sobre Lzzy Hale no Skid Row: "Odeio aqueles caras, mas ela é f*da"
O maior riff de guitarra de todos os tempos, segundo Tony Iommi do Black Sabbath
Ex-guitarrista do W.A.S.P. sobre Trump: "Confiaram na pessoa errada"
O melhor álbum de pop punk de todos os tempos, segundo o Loudwire
Os dois melhores bateristas do rock de todos os tempos, segundo John Bonham
A música do Metallica que Jesse Leach (Killswitch Engage) adoraria regravar
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Por que o Led Zeppelin lançou seu quarto álbum sem nome na capa, segundo Jimmy Page
A banda que Chris Cornell integraria se convidassem; "Ele nunca me chamou"

John Fogerty conta como os privilégios dos ricos o inspiraram a compor o hit "Fortunate Son"

10 músicas lançadas há mais de meio século que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
A música do Creedence que os fãs adoram mas John Fogerty nunca engoliu direito
Como a mais autêntica banda de rock da América gravou o pior álbum feito por uma grande banda
Rock and Roll: 20 músicas que você é capaz de reconhecer nos primeiros segundos


