H.R. Giger: de Celtic Frost a Dead Kennedys, uma arte para o rock
Por Claudinei José de Oliveira
Fonte: rollandorocha.blogspot
Postado em 27 de julho de 2015
O artista plástico suíço H.R. Giger (1940-2014), além de ter sido o criador do monstro alienígena do filme "Alien, O Oitavo Passageiro" esteve, desde a década de 1970, ligado ao mundo do rock. É dele a pintura que estampa a capa do álbum "Brain Salad Surgery", do grupo progressivo Emerson, Lake & Palmer.
Também é de H.R. Giger a pintura da capa do segundo álbum da banda suíça Celtic Frost, "To Mega Therion", intitulada "Satan I". A respeito, o líder da banda, Tom Warrior, disse ser Giger, apesar de já ter um nome de relevância internacional na época, meados dos anos 1980, humilde e atencioso para com uma banda que trilhava os caminhos do "underground". A simpatia e colaboração permaneceu na outra banda de Warrior, Trypticon, onde obras de Giger ilustram os dois álbuns lançados até agora: "Eparistera Daimones" (2010) e "Melana Chasmata" (2014).
Assim como o Celtic Frost foi pioneiro nas vertentes mais agressivas do Heavy Metal, catalogadas sob o rótulo "Metal Extremo", a banda norte-americana de punk rock Dead Kennedys foi, também, uma das pioneiras de uma das vertentes mais agressivas do punk rock, o "hardcore". Seu disco de estreia, "Fresh Fruit From Rotting Vegetables", lançado em 1980, é considerado um clássico, não somente do punk rock, mas da história do rock como um todo. Nele, os anos difíceis e conservadores da chamada "Era Reagan" são massacrados impiedosamente por um cinismo avassalador e um senso de humor macabro.
Porém, foi com seu terceiro álbum, chamado "Frankenchrist", lançado em 1985 e cujo conteúdo artístico é tido como inferior, que os Dead Kennedys desencadearam uma reação acirrada do moralismo vigente. O motivo: o encarte do álbum, uma obra de H.R. Giger intitulada "Landscape # XX", apelidada, por causa das figuras retratadas (órgãos sexuais masculinos e femininos "harmonicamente sequenciados") , de "Penis Landscape", ou seja, "Paisagem de Pênis".
Por causa da arte de H.R. Giger, encartada no álbum, a banda foi envolvida num processo judicial com mais de 6 anos de duração, acusada de vender pornografia para menores.
Apesar de, no final do processo, este não ter dado em nada e a Primeira Emenda da Constituição estadunidense ( a que garante a liberdade de expressão) ter falado mais alto, a banda e sua gravadora, a "Alternative Tentacles", estavam psicológica e economicamente abaladas.
O processo movido contra os Dead Kennedys fez parte da ação perpetrada por esposas de congressistas norte-americanos contra astros da música, particularmente de rock, visando controlar qualquer manifestação artística que, supostamente, viesse ofender a moral e os bons costumes. Envolvendo artistas que vão de Prince a Frank Zappa, em audições processuais lembrando os Tribunais do Santo Ofício, o resultado foi aquele famigerado "selinho" que passou a estampar as capas de álbuns considerados ofensivos com a advertência contra "conteúdos explícitos", o qual, na verdade, mais atrai que rechaça.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
Ex e atuais membros do Pantera, Pentagram, Dark Funeral e Fu Manchu unem forças no Axe Dragger
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
A maior linha de baixo do rock, para Geddy Lee; "tocaria com eles? Nem a pau"
Ex-esposa de Paulo Miklos consegue medida protetiva contra o artista
Angra fará novos shows de reunião? Empresário afirma que dependerá da química no Bangers
Steve Harris admite que sempre foi "acumulador" de coisas do Maiden, e isso salvou novo livro
Megadeth lança "Let There Be Shred", faixa de seu próximo - e último - disco
O conselho precioso que Johnny Ramone deu ao jovem Rodolfo Abrantes
A música criada em menos de meia hora que virou clássico do metal, mesmo sendo "muito pop"
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Matt Tuck fala sobre show com Limp Bizkit no Brasil e a morte de Sam Rivers
Guns N' Roses anuncia show em Campo Grande (MS) para 2026
35 músicas para relembrar e celebrar Raul Seixas, pioneiro do Rock brasileiro
O protagonismo do Sepultura em relação a Anitta, segundo João Gordo
A prática de artistas como Axl Rose que Humberto Gessinger considera infantil

Celtic Frost lança linha comemorativa do Morbid Tales incluindo joias personalizadas
A banda de metal extremo que é referência para Mark Tremonti (Creed, Alter Bridge)
Led Zeppelin: a origem do anjo símbolo da banda



