H.R. Giger: de Celtic Frost a Dead Kennedys, uma arte para o rock
Por Claudinei José de Oliveira
Fonte: rollandorocha.blogspot
Postado em 27 de julho de 2015
O artista plástico suíço H.R. Giger (1940-2014), além de ter sido o criador do monstro alienígena do filme "Alien, O Oitavo Passageiro" esteve, desde a década de 1970, ligado ao mundo do rock. É dele a pintura que estampa a capa do álbum "Brain Salad Surgery", do grupo progressivo Emerson, Lake & Palmer.
Também é de H.R. Giger a pintura da capa do segundo álbum da banda suíça Celtic Frost, "To Mega Therion", intitulada "Satan I". A respeito, o líder da banda, Tom Warrior, disse ser Giger, apesar de já ter um nome de relevância internacional na época, meados dos anos 1980, humilde e atencioso para com uma banda que trilhava os caminhos do "underground". A simpatia e colaboração permaneceu na outra banda de Warrior, Trypticon, onde obras de Giger ilustram os dois álbuns lançados até agora: "Eparistera Daimones" (2010) e "Melana Chasmata" (2014).
Assim como o Celtic Frost foi pioneiro nas vertentes mais agressivas do Heavy Metal, catalogadas sob o rótulo "Metal Extremo", a banda norte-americana de punk rock Dead Kennedys foi, também, uma das pioneiras de uma das vertentes mais agressivas do punk rock, o "hardcore". Seu disco de estreia, "Fresh Fruit From Rotting Vegetables", lançado em 1980, é considerado um clássico, não somente do punk rock, mas da história do rock como um todo. Nele, os anos difíceis e conservadores da chamada "Era Reagan" são massacrados impiedosamente por um cinismo avassalador e um senso de humor macabro.
Porém, foi com seu terceiro álbum, chamado "Frankenchrist", lançado em 1985 e cujo conteúdo artístico é tido como inferior, que os Dead Kennedys desencadearam uma reação acirrada do moralismo vigente. O motivo: o encarte do álbum, uma obra de H.R. Giger intitulada "Landscape # XX", apelidada, por causa das figuras retratadas (órgãos sexuais masculinos e femininos "harmonicamente sequenciados") , de "Penis Landscape", ou seja, "Paisagem de Pênis".
Por causa da arte de H.R. Giger, encartada no álbum, a banda foi envolvida num processo judicial com mais de 6 anos de duração, acusada de vender pornografia para menores.
Apesar de, no final do processo, este não ter dado em nada e a Primeira Emenda da Constituição estadunidense ( a que garante a liberdade de expressão) ter falado mais alto, a banda e sua gravadora, a "Alternative Tentacles", estavam psicológica e economicamente abaladas.
O processo movido contra os Dead Kennedys fez parte da ação perpetrada por esposas de congressistas norte-americanos contra astros da música, particularmente de rock, visando controlar qualquer manifestação artística que, supostamente, viesse ofender a moral e os bons costumes. Envolvendo artistas que vão de Prince a Frank Zappa, em audições processuais lembrando os Tribunais do Santo Ofício, o resultado foi aquele famigerado "selinho" que passou a estampar as capas de álbuns considerados ofensivos com a advertência contra "conteúdos explícitos", o qual, na verdade, mais atrai que rechaça.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O brasileiro que andou várias vezes no avião do Iron Maiden: "Os caras são gente boa"
As Obras Primas do Rock Nacional de acordo com Regis Tadeu
Os 11 melhores álbuns conceituais de metal progressivo, segundo a Loudwire
Vídeo de 1969 mostra Os Mutantes (com Rita Lee) tocando "A Day in the Life", dos Beatles
Morre Bob "Bobby" Weir, cofundador do Grateful Dead, aos 78 anos
Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
Sebastian Bach reafirma ter sido convidado para se juntar ao Mötley Crüe
O episódio que marcou o primeiro contato de Bruce Dickinson com "Stargazer", do Rainbow
As bandas de heavy metal favoritas de Rob Halford do Judas Priest, segundo o próprio
A sumidade do rock nacional que expulsou Lobão de seu álbum solo
O conselho do pai de Steve Harris que o baixista preferiu ignorar
A música do Metallica que Kirk Hammett quer deixar como lembrança de sua obra como guitarrista
O disco em que o Dream Theater decidiu escrever músicas curtas
O disco pouco conhecido do Pink Floyd que traz um personagem da Marvel na capa
A banda que Mustaine queria levar aos EUA para abrir shows do Megadeth (e nunca conseguiu)
O maior guitarrista de hard rock de todos os tempos, segundo Tom Morello

Celtic Frost lança linha comemorativa do Morbid Tales incluindo joias personalizadas
A banda de metal extremo que é referência para Mark Tremonti (Creed, Alter Bridge)
West Ham: o time do coração de Steve Harris
O megahit do rock nacional dos anos 1980 cuja letra não quer dizer nada



