H.R. Giger: de Celtic Frost a Dead Kennedys, uma arte para o rock

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Claudinei José de Oliveira, Fonte: rollandorocha.blogspot
Enviar correções  |  Ver Acessos

O artista plástico suíço H.R. Giger (1940-2014), além de ter sido o criador do monstro alienígena do filme "Alien, O Oitavo Passageiro" esteve, desde a década de 1970, ligado ao mundo do rock. É dele a pintura que estampa a capa do álbum "Brain Salad Surgery", do grupo progressivo Emerson, Lake & Palmer.

Pearl Jam: banda tenta tocar Rush em homenagem a Geddy Lee mas desisteVícios: As 10 melhores músicas sobre drogas

H.R. Giger
H.R. Giger

Também é de H.R. Giger a pintura da capa do segundo álbum da banda suíça Celtic Frost, "To Mega Therion", intitulada "Satan I". A respeito, o líder da banda, Tom Warrior, disse ser Giger, apesar de já ter um nome de relevância internacional na época, meados dos anos 1980, humilde e atencioso para com uma banda que trilhava os caminhos do "underground". A simpatia e colaboração permaneceu na outra banda de Warrior, Trypticon, onde obras de Giger ilustram os dois álbuns lançados até agora: "Eparistera Daimones" (2010) e "Melana Chasmata" (2014).

Capa de Brain Salad Surgery
Capa de Brain Salad Surgery
Celtic Frost - To Mega Therion
Celtic Frost - To Mega Therion
Trypticon - "Eparistera Daimones
Trypticon - "Eparistera Daimones
Trypticon - Melana Chasmata
Trypticon - Melana Chasmata

Assim como o Celtic Frost foi pioneiro nas vertentes mais agressivas do Heavy Metal, catalogadas sob o rótulo "Metal Extremo", a banda norte-americana de punk rock Dead Kennedys foi, também, uma das pioneiras de uma das vertentes mais agressivas do punk rock, o "hardcore". Seu disco de estreia, "Fresh Fruit From Rotting Vegetables", lançado em 1980, é considerado um clássico, não somente do punk rock, mas da história do rock como um todo. Nele, os anos difíceis e conservadores da chamada "Era Reagan" são massacrados impiedosamente por um cinismo avassalador e um senso de humor macabro.

Dead Kennedys
Dead Kennedys

Porém, foi com seu terceiro álbum, chamado "Frankenchrist", lançado em 1985 e cujo conteúdo artístico é tido como inferior, que os Dead Kennedys desencadearam uma reação acirrada do moralismo vigente. O motivo: o encarte do álbum, uma obra de H.R. Giger intitulada "Landscape # XX", apelidada, por causa das figuras retratadas (órgãos sexuais masculinos e femininos "harmonicamente sequenciados") , de "Penis Landscape", ou seja, "Paisagem de Pênis".

Landscape # XX
Landscape # XX

Por causa da arte de H.R. Giger, encartada no álbum, a banda foi envolvida num processo judicial com mais de 6 anos de duração, acusada de vender pornografia para menores.

Apesar de, no final do processo, este não ter dado em nada e a Primeira Emenda da Constituição estadunidense ( a que garante a liberdade de expressão) ter falado mais alto, a banda e sua gravadora, a "Alternative Tentacles", estavam psicológica e economicamente abaladas.

O processo movido contra os Dead Kennedys fez parte da ação perpetrada por esposas de congressistas norte-americanos contra astros da música, particularmente de rock, visando controlar qualquer manifestação artística que, supostamente, viesse ofender a moral e os bons costumes. Envolvendo artistas que vão de Prince a Frank Zappa, em audições processuais lembrando os Tribunais do Santo Ofício, o resultado foi aquele famigerado "selinho" que passou a estampar as capas de álbuns considerados ofensivos com a advertência contra "conteúdos explícitos", o qual, na verdade, mais atrai que rechaça.



GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção CuriosidadesTodas as matérias sobre "Celtic Frost"Todas as matérias sobre "Emerson Lake And Palmer"Todas as matérias sobre "Dead Kennedys"Todas as matérias sobre "Triptykon"


Anos 80: cinco nomes do metal que se entregaram ao glam metalAnos 80
Cinco nomes do metal que se entregaram ao glam metal

Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1987Heavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados em 1987


Pearl Jam: banda tenta tocar Rush em homenagem a Geddy Lee mas desistePearl Jam
Banda tenta tocar Rush em homenagem a Geddy Lee mas desiste

Vícios: As 10 melhores músicas sobre drogasVícios
As 10 melhores músicas sobre drogas


Sobre Claudinei José de Oliveira

Claudinei José de Oliveira é graduado em História e aproveita o tempo vago para ouvir, ler e escrever rock'n'roll e conversar com seus cachorros. Criou e mantém o blog rollandorocha.blogspot.

Mais matérias de Claudinei José de Oliveira no Whiplash.Net.

adWhipDin adWhipDin adWhipDin adWhipDin