H.R. Giger: de Celtic Frost a Dead Kennedys, uma arte para o rock
Por Claudinei José de Oliveira
Fonte: rollandorocha.blogspot
Postado em 27 de julho de 2015
O artista plástico suíço H.R. Giger (1940-2014), além de ter sido o criador do monstro alienígena do filme "Alien, O Oitavo Passageiro" esteve, desde a década de 1970, ligado ao mundo do rock. É dele a pintura que estampa a capa do álbum "Brain Salad Surgery", do grupo progressivo Emerson, Lake & Palmer.
Também é de H.R. Giger a pintura da capa do segundo álbum da banda suíça Celtic Frost, "To Mega Therion", intitulada "Satan I". A respeito, o líder da banda, Tom Warrior, disse ser Giger, apesar de já ter um nome de relevância internacional na época, meados dos anos 1980, humilde e atencioso para com uma banda que trilhava os caminhos do "underground". A simpatia e colaboração permaneceu na outra banda de Warrior, Trypticon, onde obras de Giger ilustram os dois álbuns lançados até agora: "Eparistera Daimones" (2010) e "Melana Chasmata" (2014).
Assim como o Celtic Frost foi pioneiro nas vertentes mais agressivas do Heavy Metal, catalogadas sob o rótulo "Metal Extremo", a banda norte-americana de punk rock Dead Kennedys foi, também, uma das pioneiras de uma das vertentes mais agressivas do punk rock, o "hardcore". Seu disco de estreia, "Fresh Fruit From Rotting Vegetables", lançado em 1980, é considerado um clássico, não somente do punk rock, mas da história do rock como um todo. Nele, os anos difíceis e conservadores da chamada "Era Reagan" são massacrados impiedosamente por um cinismo avassalador e um senso de humor macabro.
Porém, foi com seu terceiro álbum, chamado "Frankenchrist", lançado em 1985 e cujo conteúdo artístico é tido como inferior, que os Dead Kennedys desencadearam uma reação acirrada do moralismo vigente. O motivo: o encarte do álbum, uma obra de H.R. Giger intitulada "Landscape # XX", apelidada, por causa das figuras retratadas (órgãos sexuais masculinos e femininos "harmonicamente sequenciados") , de "Penis Landscape", ou seja, "Paisagem de Pênis".
Por causa da arte de H.R. Giger, encartada no álbum, a banda foi envolvida num processo judicial com mais de 6 anos de duração, acusada de vender pornografia para menores.
Apesar de, no final do processo, este não ter dado em nada e a Primeira Emenda da Constituição estadunidense ( a que garante a liberdade de expressão) ter falado mais alto, a banda e sua gravadora, a "Alternative Tentacles", estavam psicológica e economicamente abaladas.
O processo movido contra os Dead Kennedys fez parte da ação perpetrada por esposas de congressistas norte-americanos contra astros da música, particularmente de rock, visando controlar qualquer manifestação artística que, supostamente, viesse ofender a moral e os bons costumes. Envolvendo artistas que vão de Prince a Frank Zappa, em audições processuais lembrando os Tribunais do Santo Ofício, o resultado foi aquele famigerado "selinho" que passou a estampar as capas de álbuns considerados ofensivos com a advertência contra "conteúdos explícitos", o qual, na verdade, mais atrai que rechaça.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As únicas três músicas do Sepultura que tocaram na rádio, segundo Andreas Kisser
Evanescence lança música inédita e anuncia novo disco, que será lançado em junho
A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
O país em que Axl Rose queria tocar com o Guns N' Roses após ver Judas Priest brilhar lá
5 bandas dos anos 70 que mereciam ter sido bem maiores, de acordo com a Ultimate Classic Rock
O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
As 11 bandas de metal progressivo cujo segundo álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Show do Guns N' Roses em Campo Grande é marcado pelo caos no trânsito
"Dias do vinil estão contados", diz site que aposta no CD como o futuro
Led Zeppelin: as 20 melhores músicas da banda em um ranking autoral comentado
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
A música "fundamental" que mostrou ao Metallica que a simplicidade funciona
Sanctuary lança "Not Of The Living", sua primeira música inédita em 12 anos
Mike Portnoy passa mal e vomita durante show do Dream Theater
Clássico do Kansas viraliza após esquete com Jack Black no Saturday Night Live
Freddie Mercury desdenhou dos artistas brasileiros no Rock In Rio 1985
Como Paulo Miklos analisa hoje o profundo impacto da saída de Arnaldo Antunes dos Titãs
Tony Iommi e Geezer Butler não estavam a fim de fazer o último show do Black Sabbath

O disco gravado por banda de metal extremo que decepcionou Max Cavalera
Mille Petrozza (Kreator) explica o que o fez recusar convite para integrar o Celtic Frost
O clássico do metal extremo que o jornalista Andre Barcinski ama
Fotos de Infância: Lemmy Kilmister, do Motorhead
West Ham: o time do coração de Steve Harris



