O clássico do metal extremo que influenciou Mark Tremonti, guitarrista do Alter Bridge
Por Mateus Ribeiro
Postado em 03 de setembro de 2025
Formado na primeira metade dos anos 2000, o Alter Bridge faz um som que transita entre o hard rock e o metal alternativo. No decorrer de sua respeitável carreira, o grupo se consolidou como um nome relevante no cenário da música pesada.
Alter Bridge - Mais Novidades
Ao ouvir hits como a agitada "Metalingus" ou a melancólica "Black Bird", não é possível notar traço algum de metal extremo na sonoridade da banda. No entanto, um precursor do death metal foi uma influência marcante para Mark Tremonti, guitarrista do Alter Bridge.

Mark participou de uma matéria especial da Metal Hammer, que elegeu os maiores discos de metal dos últimos 50 anos, na opinião de grandes músicos. O trabalho escolhido pelo guitarrista foi "Morbid Tales", do Celtic Frost.
O primeiro contato de Tremonti com a sonoridade do Celtic Frost se deu por meio de "Into the Pandemonium" (1987). A partir de então, ele decidiu buscar a discografia completa do grupo e se deparou com o EP "Morbid Tales" (1984), que o impactou profundamente.
"Costumo ouvir o Celtic Frost sendo mencionado como uma das bandas de metal extremo mais influentes, senão a mais influente, do mundo. Não há outra banda daquela cena que me tenha cativado tanto quanto eles. Foi o clima e a atmosfera que eles criaram com este disco – e a agressividade também. Naquela época, eu era apenas um guitarrista e compositor iniciante, ainda em desenvolvimento. Mas, quando comecei a compor, não há dúvida de que [o álbum] me influenciou e ainda me influencia até hoje."

O Celtic Frost, que encerrou suas atividades em 2008 após passar por períodos de inatividade, realizou cerca de 260 apresentações em sua trajetória (via Setlist.FM). Para a sorte de Mark, ele conseguiu assistir um desses shows.
"Quando soube que eles viriam tocar em Orlando como parte do seu retorno em 2006, fui ao show com alguns amigos. Abri caminho até a grade e fiquei com as mãos no palco, cantando cada verso de cada música que eles tocaram. Fiquei muito animado para finalmente ver uma banda que eu amava desde a infância."
A discografia do Celtic Frost conta com cinco álbuns de estúdio, sendo "Monotheist" (2006) o último deles. Após o fim da banda, seu líder, o guitarrista e vocalista Tom G. Warrior fundou o Triptykon.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps