O disco pouco conhecido do Pink Floyd que traz um personagem da Marvel na capa
Por Bruce William
Postado em 15 de julho de 2022
"A Saucerful of Secrets" é o segundo álbum de estúdio do Pink Floyd, lançado em 29 de junho de 1968. O disco foi o primeiro da banda após a saída de Syd Barrett, que saiu do grupo por causa do seu deterioramento mental, agravado pelo uso excessivo de drogas. Em seu lugar entrou David Gilmour, e como as gravações aconteceram entre agosto de 1967 e abril de 1968, este acabou sendo o único trabalho da banda que conta com cinco integrantes - além de Syd e Gilmour também tocam no álbum Roger Waters, Nick Mason e Richard Wright.
Como Gilmour está presente em cinco das sete faixas ("Let There Be More Light", "Set the Controls for the Heart of the Sun", "Corporal Clegg", "A Saucerful of Secrets" e "See-Saw") e Syd em três ("Remember a Day", "Jugband Blues" e "Set the Controls for the Heart of the Sun"), temos que uma delas ("Set the Controls for the Heart of the Sun") é a única música do Pink Floyd a contar com os cinco integrantes.
A relação do Pink Floyd com o Doutor Estranho, da Marvel
A capa do álbum foi a primeira da banda criada pelo estúdio Hipgnosis, de Aubrey Powell e Storm Thorgerson, cuja parceria atravessaria os anos e renderia verdadeiras obras de arte. E embora o "Saucerful" não seja comumente citado entre as capas mais marcantes da parceria, ele contém uma curiosidade que poucos notam: no desenho concebido por Thorgerson, a ideia era produzir uma imagem psicodélica que correspondesse às performances da banda, tendo sido inseridos simbolismos em camadas dentro de uma colagem sobreposta e enevoada que tentou representar as visões rodopiantes e oníricas de três "estados alterados de consciência": religião, drogas psicodélicas e a música do Pink Floyd.
E na colagem das imagens mescladas na capa, bem perto do círculo central, podem ser vistos os integrantes do Pink Floyd, sendo que o diagrama circular que descreve as fases planetárias do lado esquerdo foi mesclado a uma imagem que mostra o Doutor Estranho, personagem dos quadrinhos da Marvel, extraído da edição # 158 da história em quadrinhos da Marvel "Strange Tales" de julho de 1967, desenhada pela quadrinista Marie Severin, sendo que o corpo do personagem pode ser visto à direita da capa.
O vídeo animado abaixo, feito pelo artista sueco Alexander Stubbe, mostra bem a superposição dos desenhos da capa.
O álbum seguinte do Pink Floyd, a trilha sonora do filme "More", traz uma música com referência direta ao Dr. Estranho na sua letra:
"You hear the thunder of the train
And suddenly it strikes you
That they're moving into range
Doctor Strange is always changing size"
Daí em 2016 foi lançado o filme "Doctor Strange" que trazia em sua trilha sonora "Interestellar Overdrive", faixa do primeiro álbum do Pink Floyd. E pra fechar as curiosidades, o ator Benedict Cumberbatch, que interpretou o personagem central do filme, subiu ao palco com David Gilmour para cantar "Comfortably Numb".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps