The Beatles: a história da música "Lucy in the sky with Diamonds"
Por Everton Morrison
Fonte: The Beatles: A história...
Postado em 15 de junho de 2015
Terceira faixa do lendário álbum dos Beatles "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", álbum que foi criado por Paul tendo em mente um show de uma banda de metais, eduardiana e fictícia, transportada para a era psicodélica. Os Beatles finalmente puderam se dedicar exclusivamente a um disco, já que estavam livres de compromissos e shows. Ele foi lançado em junho de 1967, durante o conhecido "Verão do Amor". O contemplado Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band foi um dos primeiros álbuns duplos da história e o primeiro que incluiu encarte com as letras das músicas, embalagem interna decorada e uma capa feita por um artista conceituado.
Tudo começa em uma tarde, no inicio de 1967 quando Julian lennon, filho de John Lennon e Cynthia Powell, volta da escola trazendo um desenho que havia feito de sua colega de classe, Lucy O'Donnell, que, na época, tinha quatro anos. Julian o explicou ao pai dizendo que era Lucy "no céu com diamantes".
John ficou impressionado com a frase e começou a fazer associações que o levaram a compôr Lucy in the sky with Diamonds. A música é carregada de surrealismo e um toque especial de sua admiração pelos jogos de palavras e pela obra de Lewis Carroll.
Assim que Paul chegou a Weybridge para trabalhar na música, John só tinha o primeiro verso e o refrão. Fora isso, só algumas frases e versos soltos, e imagens trocadas. Foi Paul quem inventou "newspaper taxis" e "cellophane flowers", e John, "kaleidoscope eyes".
Logo após o lançamento da canção, surgiu a especulação de que a junção da primeira letra de cada um dos substantivos do título formava, intencionalmente, "LSD", parecia surgir a comprovação: a música era a descrição de uma viagem provocada por ácido lisérgico. Tal teoria foi negada por Lennon, tanto em público quanto em particular. Ele insistia que o título fora baseado na interpretação de Julian sobre sua pintura. Apesar de Lennon negar isso veementemente, a BBC proibiu a canção.
As alucinações que aparecem na canção tinham sido inspiradas pelo capítulo "Lã e água" de Alice através do espelho, de Lewis Carroll, em que Alice é levada rio abaixo em um barco a remo pela Rainha, que de repente se transforma em um carneiro, afirmou John.
Quando criança, Lennon tinha dois livros favoritos: Alice no país das maravilhas e Alice através do espelho. Certa vez ele declarou que, em parte, foi graças à leitura que ele percebeu que as imagens em sua cabeça não eram indícios de insanidade. "Surrealismo para mim é realidade", ele afirmou. "A visão psicodélica é realidade para mim e sempre foi".
O beatle adorava o programa de rádio britânico The Goon Show, com Spike Milligan, Harry Secombe e Peter Sellers, que era transmitido pela BBC entre meados de 1952 e o início de 1960. Os roteiros eram basicamente escritos por Milligan e satirizavam figuras do establishment, atacavam o conservadorismo do pós-guerra e popularizavam um humor nonsense. John disse a Spike que Lucy In the sky with Diamond, assim como outras canções, foi inspirada em diálogos do The Goon Show.
Lucy in the sky with Diamonds ganhou várias versões cover famosas, como a versão feita pela Miley Cyrus, pelo Dan Torres que foi tema de abertura da novela Império da rede Globo e a mais famosa delas, cantada pelo cantor britânico Elton John em 1974, que foi lançada como single. A gravação aconteceu em Caribou Ranch e contou com a presença de ninguém menos que John Lennon, ou Dr. Winston O'Boogie (pseudônimo), deixando sua marca registrada nos backing vocals e na guitarra. A versão chegou ao número 1 da Billboard e foi o único cover de uma canção dos Beatles que conseguiu alcançar esse título.
Lucy O’Donnell trabalhava como professora de crianças com necessidades especiais e morreu em 2009, aos 46 anos, após uma longa batalha contra o lúpus.
Para encerrar, deixo vocês acompanhados por toda a psicodelia de Lucy in yhe sky with Diamonds:
Fonte: The Beatles: A história por trás de todas as canções.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música do Led Zeppelin de todos os tempos, segundo Ozzy Osbourne
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
A banda brasileira que sempre impressiona o baixista Mike LePond, do Symphony X
Tony Dolan não se incomoda com a existência de três versões do Venom atualmente
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
BMTH e Amy Lee - "Era pra dar briga e deu parceria"
O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
Brad Arnold, vocalista do 3 Doors Down, morre aos 47 anos
O álbum que é para quem tem capacidade cognitiva de ouvir até o fim, segundo Regis Tadeu
Morre Greg Brown, guitarrista e membro fundador do Cake
O que Max Cavalera deveria levar para tratar na terapia, segundo Andreas Kisser
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora


Joe Perry explica o erro dos Beatles que os Rolling Stones por pouco não cometeram
O cantor favorito de Paul McCartney: "Nada chega perto em termos de brilhantismo"
Djavan explica como os Beatles suplantaram com genialidade a bossa nova em sua própria base
As cinco maiores sequências de "na na na" da história da música, segundo a Far Out
Hits dos Beatles, Deep Purple e The Doors com riffs "roubados" de outras músicas
A canção dos Beatles que foi inspirada pela música negra dos EUA, segundo John Lennon
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
O álbum dos Beatles que não agradou George Martin nem Paul McCartney
John Lennon criou a primeira linha de baixo heavy metal da história?
Iron Maiden - Perguntas e respostas e curiosidades
O desconhecido conjunto brasileiro que Beatles gostou tanto que resolveu espiar o ensaio


