The Beatles: a história da música "Lucy in the sky with Diamonds"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Everton Morrison, Fonte: The Beatles: A história...
Enviar correções  |  Comentários  | 

Terceira faixa do lendário álbum dos Beatles "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", álbum que foi criado por Paul tendo em mente um show de uma banda de metais, eduardiana e fictícia, transportada para a era psicodélica. Os Beatles finalmente puderam se dedicar exclusivamente a um disco, já que estavam livres de compromissos e shows. Ele foi lançado em junho de 1967, durante o conhecido “Verão do Amor”. O contemplado Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band foi um dos primeiros álbuns duplos da história e o primeiro que incluiu encarte com as letras das músicas, embalagem interna decorada e uma capa feita por um artista conceituado.

155 acessosThe Beatles: "Twist and Shout" em versão Death Metal5000 acessosJoey Ramone: em 1989 falando de Metallica, AC/DC e GN'R

Tudo começa em uma tarde, no inicio de 1967 quando Julian lennon, filho de John Lennon e Cynthia Powell, volta da escola trazendo um desenho que havia feito de sua colega de classe, Lucy O'Donnell, que, na época, tinha quatro anos. Julian o explicou ao pai dizendo que era Lucy “no céu com diamantes”.

Imagem do desenho e de Lucy O
Imagem do desenho e de Lucy O'Donnell

John ficou impressionado com a frase e começou a fazer associações que o levaram a compôr Lucy in the sky with Diamonds. A música é carregada de surrealismo e um toque especial de sua admiração pelos jogos de palavras e pela obra de Lewis Carroll.

Assim que Paul chegou a Weybridge para trabalhar na música, John só tinha o primeiro verso e o refrão. Fora isso, só algumas frases e versos soltos, e imagens trocadas. Foi Paul quem inventou “newspaper taxis” e “cellophane flowers”, e John, “kaleidoscope eyes”.

Rascunho da letra da música Lucy in the sky with diamonds
Rascunho da letra da música Lucy in the sky with diamonds

Logo após o lançamento da canção, surgiu a especulação de que a junção da primeira letra de cada um dos substantivos do título formava, intencionalmente, "LSD", parecia surgir a comprovação: a música era a descrição de uma viagem provocada por ácido lisérgico. Tal teoria foi negada por Lennon, tanto em público quanto em particular. Ele insistia que o título fora baseado na interpretação de Julian sobre sua pintura. Apesar de Lennon negar isso veementemente, a BBC proibiu a canção.

As alucinações que aparecem na canção tinham sido inspiradas pelo capítulo “Lã e água” de Alice através do espelho, de Lewis Carroll, em que Alice é levada rio abaixo em um barco a remo pela Rainha, que de repente se transforma em um carneiro, afirmou John.

Quando criança, Lennon tinha dois livros favoritos: Alice no país das maravilhas e Alice através do espelho. Certa vez ele declarou que, em parte, foi graças à leitura que ele percebeu que as imagens em sua cabeça não eram indícios de insanidade. “Surrealismo para mim é realidade”, ele afirmou. “A visão psicodélica é realidade para mim e sempre foi”.

O beatle adorava o programa de rádio britânico The Goon Show, com Spike Milligan, Harry Secombe e Peter Sellers, que era transmitido pela BBC entre meados de 1952 e o início de 1960. Os roteiros eram basicamente escritos por Milligan e satirizavam figuras do establishment, atacavam o conservadorismo do pós-guerra e popularizavam um humor nonsense. John disse a Spike que Lucy In the sky with Diamond, assim como outras canções, foi inspirada em diálogos do The Goon Show.

The Goon Show
The Goon Show

Lucy in the sky with Diamonds ganhou várias versões cover famosas, como a versão feita pela Miley Cyrus, pelo Dan Torres que foi tema de abertura da novela Império da rede Globo e a mais famosa delas, cantada pelo cantor britânico Elton John em 1974, que foi lançada como single. A gravação aconteceu em Caribou Ranch e contou com a presença de ninguém menos que John Lennon, ou Dr. Winston O'Boogie (pseudônimo), deixando sua marca registrada nos backing vocals e na guitarra. A versão chegou ao número 1 da Billboard e foi o único cover de uma canção dos Beatles que conseguiu alcançar esse título.

Lucy O’Donnell trabalhava como professora de crianças com necessidades especiais e morreu em 2009, aos 46 anos, após uma longa batalha contra o lúpus.

Para encerrar, deixo vocês acompanhados por toda a psicodelia de Lucy in yhe sky with Diamonds:

Fonte: The Beatles: A história por trás de todas as canções.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 15 de junho de 2015

MegadethMegadeth
"A Tout Le Monde" foi inspirada nos Beatles

155 acessosThe Beatles: "Twist and Shout" em versão Death Metal690 acessosPaul McCartney: tocando Beatles com Bruce Springsteen por duas vezes0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

Judas PriestJudas Priest
Os 10 discos que mudaram a vida de Rob Halford

BeatlesBeatles
A ocasião em que Ringo Starr saiu da banda

Bizarro & AbsurdoBizarro & Absurdo
12 Tristes Realidades da Música

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Beatles"

Joey RamoneJoey Ramone
Em 1989 falando de Metallica, AC/DC e GN'R

HumorHumor
Não basta um machado na mão para ser Black Metal

Iron MaidenIron Maiden
A paixão de Dave Murray pelo guitarrista Paul Kossoff

5000 acessosFotos de Infância: Steven Tyler, do Aerosmith5000 acessosGuns N' Roses: como eles eram... e como estão hoje5000 acessosDia do Rock: dez tentativas brasileiras de assassinar o gênero5000 acessosTwisted Sister: segundo Dee, "ser pobre e famoso é uma merda"5000 acessosDeep Purple: As mais de cem bandas dos integrantes5000 acessosDavid Gilmour: como ele construiu o fabuloso solo de "Comfortably Numb"

Sobre Everton Morrison

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online