Flotsam and Jetsam: o que diabos quer dizer o nome da banda?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Leonardo Daniel Tavares da Silva, Fonte: Várias fontes
Enviar Correções  

O nome Flotsam and Jetsam parece bem incomum para uma banda de thrash metal, não é? Da primeira vez que vi um DVD da banda pensei tratar-se de uma dupla apresentando-se ao lado de músicos contratados. Ao ter notícia de que era um quinteto, pensei que os dois nomes seriam personagens de algum filme (antes de prestar atenção à grafia, não há como não pensar que não poderiam ser dois personagens de um conto japonês - lembraram do Karate Kid?). Outra possibilidade seria achar que os dois nomes se referem ao monstro marinho e ao diabo da capa do seu álbum de estreia "Doomsday For The Deceiver", de 1986.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

E, na verdade, há mesmo dois personagens de um filme com este nome. Flotsam e Jetsam são duas moreias asseclas de uma bruxa do mar chamada Úrsula, todos personagens do filme e série infantil "A Pequena Sereia". No Brasil, as criaturas receberam o nome de Pedro e Juca (!).

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No entanto, o nome da banda não é uma homenagem aos tais Pedro e Juca. "Flotsam and Jetsam" é uma expressão em inglês que normalmente pode ser traduzida como "quinquilharias", "bugigangas", etc. A origem do nome refere-se a termos náuticos que designam lixo ou destroços marítimos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Flotsam and Jetsam são termos que descrevem dois tipos de resíduos marinhos associados com embarcações. Flotsam é definido como resíduos na água que não foram deliberadamente lançados ao mar, muitas vezes como resultado de um naufrágio ou acidente. Jetsam descreve objetos que foram deliberadamente atirados ao mar por uma tripulação de um navio em perigo, na maioria das vezes para aliviar a carga do navio. A palavra Flotsam deriva da palavra francesa "Floter", que significa "flutuar". Jetsam é um termo encurtado para jettison, que exprime exatamente o alívio de carga através do lançamento de objetos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sob a lei marítima, a distinção é importante. Enquanto os primeiros podem ser reivindicados pelo proprietário original, os segundos podem ser tratados como propriedade de quem os descobre e vendidos, inclusive.




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Loudwire: Os 10 melhores álbuns de Thrash NAO lançados pelo Big 4Loudwire
Os 10 melhores álbuns de Thrash NAO lançados pelo Big 4

Flotsam and Jetsam: o que diabos quer dizer o nome da banda?Flotsam and Jetsam
O que diabos quer dizer o nome da banda?


Chris Cornell: ele não dava sinais de que se mataria, diz esposaChris Cornell
Ele não dava sinais de que se mataria, diz esposa

Slipknot: veja a evolução das máscaras de cada integrante da estreia aos dias atuaisSlipknot
Veja a evolução das máscaras de cada integrante da estreia aos dias atuais


Sobre Leonardo Daniel Tavares da Silva

Daniel Tavares nasceu quando as melhores bandas estavam sobre a Terra (os anos 70), não sabe tocar nenhum instrumento (com exceção de batucar os dedos na mesa do computador ou os pés no chão) e nem sabe que a próxima nota depois do Dó é o Ré, mas é consumidor voraz de música desde quando o cão era menino. Quando adolescente, voltava a pé da escola, economizando o dinheiro para comprar fitas e gravar nelas os seus discos favoritos de metal. Aprendeu a falar inglês pra saber o que o Axl Rose dizia quando sua banda era boa. Gosta de falar dos discos que escuta e procura em seus textos apoiar a cena musical de Fortaleza, cidade onde mora. É apaixonado pela Sílvia Amora (com quem casou após levar fora dela por 13 anos) e pai do João Daniel, de 1 ano (que gosta de dormir ouvindo Iron Maiden).

Mais matérias de Leonardo Daniel Tavares da Silva no Whiplash.Net.

Goo728 Goo336 Cli336 Goo336