Flotsam and Jetsam: o que diabos quer dizer o nome da banda?
Por Leonardo Daniel Tavares da Silva
Fonte: Várias fontes
Postado em 16 de maio de 2014
O nome Flotsam and Jetsam parece bem incomum para uma banda de thrash metal, não é? Da primeira vez que vi um DVD da banda pensei tratar-se de uma dupla apresentando-se ao lado de músicos contratados. Ao ter notícia de que era um quinteto, pensei que os dois nomes seriam personagens de algum filme (antes de prestar atenção à grafia, não há como não pensar que não poderiam ser dois personagens de um conto japonês - lembraram do Karate Kid?). Outra possibilidade seria achar que os dois nomes se referem ao monstro marinho e ao diabo da capa do seu álbum de estreia "Doomsday For The Deceiver", de 1986.
E, na verdade, há mesmo dois personagens de um filme com este nome. Flotsam e Jetsam são duas moreias asseclas de uma bruxa do mar chamada Úrsula, todos personagens do filme e série infantil "A Pequena Sereia". No Brasil, as criaturas receberam o nome de Pedro e Juca (!).
No entanto, o nome da banda não é uma homenagem aos tais Pedro e Juca. "Flotsam and Jetsam" é uma expressão em inglês que normalmente pode ser traduzida como "quinquilharias", "bugigangas", etc. A origem do nome refere-se a termos náuticos que designam lixo ou destroços marítimos.
Flotsam and Jetsam são termos que descrevem dois tipos de resíduos marinhos associados com embarcações. Flotsam é definido como resíduos na água que não foram deliberadamente lançados ao mar, muitas vezes como resultado de um naufrágio ou acidente. Jetsam descreve objetos que foram deliberadamente atirados ao mar por uma tripulação de um navio em perigo, na maioria das vezes para aliviar a carga do navio. A palavra Flotsam deriva da palavra francesa "Floter", que significa "flutuar". Jetsam é um termo encurtado para jettison, que exprime exatamente o alívio de carga através do lançamento de objetos.
Sob a lei marítima, a distinção é importante. Enquanto os primeiros podem ser reivindicados pelo proprietário original, os segundos podem ser tratados como propriedade de quem os descobre e vendidos, inclusive.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Atual guitarrista do Deep Purple, Simon McBride posta foto com Ritchie Blackmore
Regis Tadeu explica por que Blackmore voltou ao palco com o Deep Purple após 33 anos
O hit do Metallica em que James Hetfield se revolta sobre como sua mãe morreu
ShamAngra lança performance ao vivo de "Make Believe"
As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
"Rebirth", do Angra, é citado em lista de álbuns essenciais do prog metal
O maior vocalista da história, de acordo com a ciência
Foo Fighters se apresentará em Belo Horizonte e São Paulo em fevereiro de 2027
As 5 melhores músicas do Yes de acordo com o guitarrista Steve Howe
A música dos Beatles que John Lennon invejava por não ter escrito, conforme Paul, o autor
A música "sem graça" que zoa o punk rock e se tornou hit do Van Halen
5 clássicos do rock nacional cujas letras envelheceram mal
Os 10 discos essenciais do nu metal, segundo a Louder
A banda que arriscou 60 mil dólares em turnê pelos EUA e voltou para casa com lucro
Vocalista fala sobre desafios do Moonspell sendo uma banda portuguesa


Vocalista do Flotsam and Jetsam defende o uso (moderado) de IA
A música que foi feita para preencher espaço em disco e virou um dos maiores clássicos do rock
David Gilmour elege a canção mais perfeita de todos os tempos


