Guns N' Roses: O som da guitarra no Appetite for Destruction P.2
Por Filipe Zanella
Fonte: Vamos Falar de Guitarra
Postado em 03 de maio de 2014
Seguimos hoje com a segunda parte da saga do Appetite for Destruction, onde estamos tentando entender o som da guitarra no disco e como ele foi obtido. Pra quem não leu a parte 1 recomendo que o faça (link abaixo).
Guns N' Roses - Mais Novidades
Vamos à parte 2...
O outro lado da história
Max Baranet e Slash
Nas entrevistas Slash afirma que conseguiu a Les Paul Derrig no último dia de sessões no Rumbo Studios; após esta fase a banda foi para o Take One concluir as gravações. Quando chegaram no Take One as bases já haviam sido feitas, e Slash utilizou a Derrig para os solos. Neste caso, qual guitarra Slash utilizou pras bases? A Jackson, a B.C. Rich ou alguma outra?
É sabido que Slash adquiriu outra réplica na mesma época, e muitos acreditam que ela foi usada no álbum. A outra burst do Slash é uma é Max Baranet, que faz lindas guitarras que custam MUITO hoje em dia. Max preza por realizar cópias fiéis das Les Paul 59 originais, muitas vezes usando peças originais de Gibsons da época.
Pessoas que trabalhavam nas lojas de música da época narram um fato interessante: Slash teria ido até a loja de Max e pedido uma guitarra "urgentemente", pois iria começar a gravar o seu primeiro disco e ainda não tinha a guitarra "ideal". Foi então que Max teria oferecido a ele sua própria guitarra pessoal, que ele mesmo havia construído. "Testemunhas" dizem ter visto Slash saindo da loja com o case em mãos.
Abaixo estão as 3 réplicas de Slash da esquerda para direita Slash's #4 1959 Derrig Replica comprada de Jim Foote in 1996 / 9 0607 Les Paul Derrig da gravação de Appetite / Max 1960 LP Replica 0 -94XX
Considerações finais sobre a replica de Derrig
Para concluir quero apenas dizer que essa guitarra não é tão venerada apenas por ser uma ótima guitarra. Além disso ela é quase que exclusiva, suas características ficaram marcadas como sendo o "som Slash", e uma boa parte do "som Guns n' Roses". Vendo por essa perspectiva é mais fácil entender o status de lenda que a guitarra vem adquirindo com o passar dos anos.
E como eu havia comentado, a gravação desse álbum é um assunto extenso, dessa forma peço que aguardem as próximas partes, onde eu pretendo abordar mais histórias, equipamentos e etc. que fizeram o som marcante deste disco.
Mais informações sobre Kris Derrig:
http://www.krisderrig.com/
P.S. Vale a pena lembrar que Slash usou essa guitarra por muito tempo ao vivo, até perceber que ela era insubstituível e passar a deixá-la apenas para gravações. Vocês podem ver a réplica feita por Derrig no vídeo abaixo:
Howie’s SG: Já falamos de Les Pauls, Jackson, B.C. Rich e agora vou falar da Gibson SG de Howie, o cara que fornecia equipamentos para o Guns antes da fama. Tudo que posso dizer é que ele cedeu uma bela Gibson SG para Slash usar nas gravações, Slash utilizou em My Michelle por que a guitarra tinha um som "sombrio". Pessoalmente acho que tem tudo a ver com aquela introdução de My Michelle, e olhem só que fim levou a guitarra de Howie:
A Huntersburst
Depois desta longa história, quero voltar lá no começo para contar um fato que talvez tenha passado desapercebido pela maioria. Lembram-se de quando eu falei que Slash havia vendido sua melhor guitarra para sustentar seu vício de drogas?
Veja abaixo:
Tirando as distrações da foto, podemos notar a guitarra que Slash possuiu. Os registros que existem dessa guitarra são principalmente fotos e vídeos feitos por Marc Canter e demos do Appetite for Destruction, gravadas no Sound of City, datadas de 4 de Junho de 1986.
Esta guitarra estava "desaparecida" e foi reencontrada por um cara chamado Scott Sheldon (autor do site "oficial" do Kris Derig). Ela hoje está exposta no Rock n’ Roll Hall of Fame de Cleveland Ohio. Praticamente nas mesmas condições que vemos nas fotos com Slash. É uma Les Paul com o braço grosso estilo das Gibson 58 equipada com Seymour Duncans JB. Veja o que Slash diz em seu livro sobre esta guitarra:
"(...)eu estava tocando uma guitarra nova: era uma guitarra que pertencera ao guitarrista de blues dos anos 70 Steve Hunter. Eu havia trocado minha BC Rich por ela na loja de Albert e Howie Huberman, a Guitar R Us. Aquela loja era uma verdadeira instituição para qualquer músico de Los Angeles sem condições de comprar na Guitar Center; era o brecho dos músicos. Foi onde me livrei de toda minha tralha e adquiri equipamento novo. Ou, quando o dinheiro acabou, foi onde vendi meu equipamento para conseguir dinheiro para comprar mais drogas."
Aproximadamente 10 meses depois Slash, precisando de dinheiro sabemos para o quê, vendeu a guitarra. Essa guitarra é importante, pois foi ela que "despertou" o interesse de Slash em Les Pauls. Foi com ela que Slash obteve pela primeira vez um timbre característico que ele viria a eternizar posteriormente.
As demos iniciais do Appetite foram feitas com essa guitarra. O grande mistério que está envolto nessa historia é quem a construiu. Alguns dizem ter sido Max Baranet e outros afirmam ter sido Kris Derrig - não vou entrar nessa discussão porque ela é muito longa e não tem uma resposta definitiva. Mas continuo pesquisando sobre o assunto, se algum dia surgir algum fato irrefutável com certeza atualizarei este artigo.
Recapitulando:
Jackson Superstrat: Essa guitarra foi comprada no começo dos anos 80, bem antes de Slash definir seu estilo musical. Quando Slash se viu sem muitas opções para utilizar nos shows e gravações (Slash havia vendido sua melhor guitarra para sustentar o vício em drogas), ele "resgatou" essa guitarra do fundo do baú. É sabido que ele a levou ao Studio, porém a guitarra se danificou quando ele foi trocar as cordas, portando não acredito que ela tenha sido usada nas gravações.
Jackson Firebird: Não há nenhum registro fotográfico desta guitarra, e só sabemos que ela existe pois Slash menciona isso em seu livro. Segundo ela essa guitarra tinha um som de "merda" e não foi usada nas gravações do álbum.
Hunter Burst: Guitarra que supostamente pertenceu a Steve Hunter. Era uma Les Paul parecida com as Gibson de 58. Muitos creem ser uma guitarra feita por Max Baranet, alguns acreditam ter sido feita por Kris Derrig, e outros acreditam que pode até mesmo ser uma Gibson original. A verdade é que ninguém sabe ao certo. Essa guitarra certamente não foi usada para gravação do disco pois foi vendida antes do processo de gravação começar. Sua grande importância foi servir como marco, e despertar o gosto de Slash por Les Pauls.
9 0607 Les Paul Derrig: Santo Graal de Slash, essa guitarra foi usada em todos os solos que ele faz no Appetite. Slash já estava meio desesperado quando Alan Nieven o trouxe essa guitarra, pois não havia ainda atingido o timbre para guitarra solo considerado ideal. Essa replica tem as especificações de braço da Les Paul de 58, porém está equipada com captadores Seymour Duncan Alnico Pro II. A paixão foi imediata e até hoje é a princial guitarra em usada em todas as gravações feitas por Slash.
#4 1959 Derrig Replica: Quase 10 anos após a gravação de Appetite Slash consegue mais uma replica de Les Paul feita por Kris Derrig. Certamente não foi usada no disco.
Max 1960 LP Replica 0 -94XX: Guitarra que Slash possivelmente comprou de Max para as gravações do Appetite, eu acredito que essa guitarra foi usada para todas as gravações das bases, pois quando essas gravações foram feitas Slash ainda não tinha conseguido a Les Paul de Derrig. É uma replica da Les Paul de 1960 (braço mais fino) de alta qualidade.
Howie SG: Essa guitarra foi cedida por Howie, que era o cara que conseguia instrumentos pro Guns antes da fama. Slash utilizou em My Michelle por ter um timbre mais "obscuro".
B.C. Rich Warlock: Outra guitarra do começo dos anos 80, era a principal guitarra de Slash no início do Guns n’ Roses, Slash afirma ter trocado esta guitarra pela Les Paul Hunterburst la Guitar R Us de Los Angeles. Essa guitarra PODE ter sido usada nas gravações do disco, pois aprox. 1 ano após trocar a HunterBurst pela Warlock Slash volta a aparecer em shows com a Warlock, provavelmente ele voltou a loja e pegou a guitarra de volta e deixou a Les Paul com Howie, recuperando assim a grana pra usar em drogas. Porém acho difícil que essa guitarra esteja nas gravações finais do álbum já que Slash tinha a disposição a Les Paul de Max pras bases e depois a Les Paul de Derrig pros solos, mas não pode ser desconsiderada.
Esta foi a segunda parte, retornarei em breve a este assunto falando sobre os amplificadores usados.
Publicado originalmente no Vamos Falar de Guitarra:
http://vamosfalardeguitarra.blogspot.com.br/2014/04/como-eles-conseguiram-aquele-som.html
Guns N' Roses - O som da guitarra no Appetite for Destruction
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps