Van Halen: as mulheres testadas para a vaga de vocal da banda
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 15 de fevereiro de 2014
Quando DAVID LEE ROTH rompeu relações com o VAN HALEN no dia 1 de Abril de 1985, a banda acabou contratando o ex-vocalista do MONTROSE, SAMMY HAGAR, mas ele não era a opção original do grupo.
O VH oferecera originalmente a vaga à vocalista do SCANDAL, PATTY SMYTH.
"Eddie me convidou para entrar para o Van Halen", disse Smyth ao THE NEWS JOURNAL. "Quando Valerie [Bertinelli, ex-esposa do guitarrista holandês] escreveu seu livro, ela diminuiu a coisa toda, o que eu não compreendo. Eles tinham me pedido que não comentasse nada nas entrevistas na época, porque eles não queriam que Sammy Hagar se sentisse como sendo a segunda opção. Foi muito tempo atrás; eu nunca trago isso à tona, mas as pessoas de fato me perguntam a respeito e não há motivo para negar."
"Eddie estava bem sério quando a isso. Ele queria que eu entrasse pra banda, e falamos a respeito repetidamente. Eu tinha vários problemas em relação a tudo isso. Eu tinha acabado de ficar grávida de minha filha. Eu não queria me mudar pra Califórnia. Além disso, aqueles caras estavam caindo pesado na farra naquela época."
O jornalista ROGER HILLIS forneceu dados adicionais ao site AntiMusic, com uma declaração de Smyth não incluída na reportagem original:
"A última vez em que falamos sobre isso foi depois de uma gravação do programa de David Letterman em Nova Iorque; estávamos sentados em torno de uma mesa com Paul Schaeffer, Danny Kortchmar e Valerie. Eddie disse que precisava de um ‘sim’ ou ‘não’ meu, de modo que ele pudesse seguir em frente e achar outra pessoa caso eu não estivesse interessada. Quando eu disse ‘não’, ele ligou para Sammy."
A gravação do programa de Letterman foi no dia 27 de Junho de 1985. Eddie conectou-se a Hagar através de seu mecânico de automóveis em comum com o cantor e os dois anunciaram a parceria na primeira edição do FARM AID em Champaign, Illinois, no dia 22 de Setembro de 1985.
Já a banda de Smyth, o Scandal, acabou logo depois, e ela continuou em carreira solo.
"Olhando agora, eu adoraria ter tocado com Eddie e os caras. Eu nem sempre tomei as decisões certas do ponto de vista profissional, mas as coisas acabaram dando certo. Se eu tivesse feito aquilo eu nunca teria escrito ‘Sometimes Love Just Ain’t Enough’."
Curiosamente, Smyth não foi a única vocalista mulher que o Van Halen assediou durante sua carreira; após a saída de Hagar em 1996, a canadense SASS JORDAN tocou com a banda no estúdio de Eddie por cerca de um mês antes que ela própria os aconselhasse a repensar a ideia de uma voz feminina na formação. Eles então procurariam e testariam o vocalista MITCH MALLOY, que por sua vez deu passagem a GARY CHERONE do EXTREME.
Matéria na íntegra:
http://tinyurl.com/mk58sts
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps