Nirvana, Pearl Jam e Kid: os 100 anos de perdão do Rock

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Marcelo Araújo
Enviar correções  |  Comentários  | 

Todos já devem ter ouvido a expressão “ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão”, o que talvez vocês não saibam, é que ela é altamente aplicável no meio musical. Um exemplo clássico foi a música da banda Nirvana “Come as You Are” de 1991, que plagiou a música da banda Killing Joke, “Eighties”, lançada em 1985, e que por sua vez, tinha sido plágio da música “Life Goes On”, da banda The Damned, lançada em 1982.

208 acessosNirvana: ouça "Smells Like Teen Spirit" tocada com... blast beats!5000 acessosHistória do rock: Sexo bizarro, drogas, mortes e outros boatos

A banda Pearl Jam também fez parte dessa lista com a sua “Given To Fly”, lançada em 1998, ao plagiar a música “Going To Califórnia”, do Led Zeppelin, lançada em 1971, que por sua vez é acusada de ser plágio da música “Go Your Way My Love”, de Bert Jansch, lançada em 1967.

Aqui no Brasil também aconteceu um caso semelhante a esses dois. A banda Kid Abelha pegou a intro de “London Calling” da banda The Clash, deu uma arrumadinha e encaixou na intro de “Educação Sentimental II”, talvez sem saber que ela já era considerada plágio de uma música da banda The Who, a obscura “Odorono”, lançada em 1967.

Confira os vídeos nos links abaixo e tirem as suas próprias conclusões:

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Gigantes do Rock e MetalGigantes do Rock e Metal
Alguns músicos muito, muito altos

208 acessosNirvana: ouça "Smells Like Teen Spirit" tocada com... blast beats!218 acessosBetween The Rain: para quem curte Nirvana e Stone Temple Pilots0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Nirvana"

RockstarsRockstars
Os piores empregos que eles tiveram antes da fama

Kurt CobainKurt Cobain
A teoria de assassinato do músico

Dave GrohlDave Grohl
Quando ele foi rejeitado por David Bowie

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Pearl Jam"0 acessosTodas as matérias sobre "Nirvana"0 acessosTodas as matérias sobre "Kid Abelha"

CuriosidadesCuriosidades
Sexo bizarro, drogas, mortes e outros boatos

Mortos-VivosMortos-Vivos
Rob Zombie comenta os "Melhores Filmes de Zumbi"

Classic RockClassic Rock
Revista elege 100 melhores músicas de rock

5000 acessosGutural: mulheres que fazem vocal em bandas de Metal5000 acessosTony Iommi: opiniões sobre Dio, Rhoads e Halford5000 acessosAs novas caras do metal: + 40 bandas que você deve conhecer5000 acessosScorpions: Michael Schenker "não pode" confiar na banda4549 acessosCorey Taylor: "O sr. Gene Simmons precisa sair mais de casa"5000 acessosCarnaval: bloco transforma músicas do Iron Maiden em samba

Sobre Marcelo Araújo

Carioca da gema e fanático por música de qualidade, aprendeu a gostar de Rock aos 10 anos de idade por causa de bandas como Scorpions, Led Zeppelin e Guns N’ Roses. A maior decepção foi ver uma de suas bandas preferidas, o Bon Jovi, mudar completamente de estilo e se tornar uma coisa bem chatinha de uns tempos pra cá, algo classificado como uma mistura de Sertanejo Universitário com Pop. Das bandas mais recentes, curte bastante Alter Bridge e Unisonic. Adora tudo relacionado com as curiosidades por trás das canções, álbuns e bandas, sempre escrevendo matérias a respeito desses fatos no blog Ogro do Metal.

Mais matérias de Marcelo Araújo no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online