Nirvana, Pearl Jam e Kid: os 100 anos de perdão do Rock
Por Marcelo Araújo
Postado em 11 de novembro de 2013
Todos já devem ter ouvido a expressão "ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão", o que talvez vocês não saibam, é que ela é altamente aplicável no meio musical. Um exemplo clássico foi a música da banda Nirvana "Come as You Are" de 1991, que plagiou a música da banda Killing Joke, "Eighties", lançada em 1985, e que por sua vez, tinha sido plágio da música "Life Goes On", da banda The Damned, lançada em 1982.
A banda Pearl Jam também fez parte dessa lista com a sua "Given To Fly", lançada em 1998, ao plagiar a música "Going To Califórnia", do Led Zeppelin, lançada em 1971, que por sua vez é acusada de ser plágio da música "Go Your Way My Love", de Bert Jansch, lançada em 1967.
Aqui no Brasil também aconteceu um caso semelhante a esses dois. A banda Kid Abelha pegou a intro de "London Calling" da banda The Clash, deu uma arrumadinha e encaixou na intro de "Educação Sentimental II", talvez sem saber que ela já era considerada plágio de uma música da banda The Who, a obscura "Odorono", lançada em 1967.
Confira os vídeos nos links abaixo e tirem as suas próprias conclusões:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps