Nirvana: produtor de Nevermind revela detalhes da gravação

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Lucil dos Reis Alves Junior, Fonte: Loudwire, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 


264 acessosMarcos de Ros: Dia do Rock é assim - Nirvana, Smells Like Shred!5000 acessosCorey Taylor: sonhando com sexo grupal com Lita Ford e Doro Pesch

“Nevermind”, do NIRVANA, é sem dúvida o álbum de rock mais impactante das últimas décadas. Sua lenda fala por si: vendeu mais de 30 milhões de cópias ao redor do mundo graças a obras primas como “Smells Like Teen Spirit”, “Come as You Are”, “Drain You” e “In Bloom”. Você pode pensar que já obteve todo o conhecimento levado a público sobre o “Nevermind”, mas há algumas informações do produtor Butch Vig que podem aprofundar sua compreensão do álbum.

Em uma entrevista para a Rolling Stone em 2013, Vig nos dá uma visão sobre a primeira vez que ouviu o material que futuramente construiria “Nervermind”. “Uma semana antes de voar para L.A. (para produzir “Nevermind”), Kurt enviou uma cassete que foi feita em um boombox”, diz Vig. “O som era realmente terrível. Você mal podia ouvir algo. Mas pude ouvir o começo de “Smells Like Teen Spirit”; e vi que era incrível”.

Referindo-se à linha do tempo de gravação de “Nevermind” e às sessões à mesa de gravação no famoso “Sound City Studios”, Vig traça o distúrbio atmosférico que chegou com o NIRVANA. “Eles estavam vivendo nesse complexo de apartamentos, e isso era o caos”, Vig lembra. “Eles grafitaram as paredes e os sofás estavam de cabeça para baixo. Eles ficavam acordados a noite toda e iam à Venice Beach, onde ficavam até 6 da manhã. Eu chegava ao estúdio ao meio dia e eles chegavam por volta das 4 da tarde”.

Apesar da insanidade, a gravação do álbum foi muito tranquila, até o NIRVANA começar a gravar “Something in the Way”, a faixa de encerramento. “Não importa o quão sutilmente eles tentassem tocar, era muito agressivo”, lembra Vig. “’Kurt foi até a sala de controle e disse que tinha que soar assim – ele estava quase sussurrando, e tocava a guitarra tão baixinho que você mal podia ouvir. Foi fascinante. Eu coloquei um par de microfones em volta e nós construímos a canção toda em volta disso”.

No fim, Cobain não estava muito satisfeito com a produção do álbum, com Vig insistindo que a voz do frontman atuava como uma força dominante ao longo das gravações. A respeito de “Smells Like Teen Spirit”, Cobain revelaria mais tarde: “É uma mistura tão perfeita de limpeza e uma ótima produção... isso pode ser extremo para algumas pessoas que não estão acostumadas, mas eu acho que é meio fraca.”

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 19 de março de 2013
Post de 13 de outubro de 2014

Dave GrohlDave Grohl
10 razões pelas quais ele é um ícone maior que Kurt Cobain

264 acessosMarcos de Ros: Dia do Rock é assim - Nirvana, Smells Like Shred!1486 acessosNirvana: entrevistas em vídeo no Brasil surgem completas408 acessosKurt Cobain: outros insights a partir de algumas de suas pinturas1671 acessosNirvana: vídeo raro de 1988, com Dale Crover na bateria, surge0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Nirvana"

Kurt CobainKurt Cobain
Fotos inéditas mostram a arma que ele usou para se suicidar

Courtney LoveCourtney Love
Última conversa com Kurt foi sobre dinheiro

NirvanaNirvana
Kurt Cobain era ambicioso apesar da imagem de antiastro

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Nirvana"

Corey TaylorCorey Taylor
Sonhando com sexo grupal com Lita Ford e Doro Pesch

Bruce DickinsonBruce Dickinson
"Olhei para o Paul Di'Anno e pensei que deveria estar lá!"

U2U2
As 10 melhores músicas de todos os tempos da banda

5000 acessosSarcófago: Wagner fala da banda, radicalismo, Ghost e muito mais5000 acessosA História Impopular dos Rolling Stones - Livro 1 - Brian Jones5000 acessosContra-baixo: as melhores introduções do Heavy Metal5000 acessosSharon Osbourne: sexo oral em Principe Charles por título?5000 acessosMetallica: Alvo de críticas pesadas da banda Mogwai5000 acessosRod Stewart: intimidado pelo tamanho do pênis de outros rockstars

Sobre Lucil dos Reis Alves Junior

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online