Nirvana: produtor de Nevermind revela detalhes da gravação
Por Lucil dos Reis Alves Junior
Fonte: Loudwire
Postado em 19 de março de 2013
"Nevermind", do NIRVANA, é sem dúvida o álbum de rock mais impactante das últimas décadas. Sua lenda fala por si: vendeu mais de 30 milhões de cópias ao redor do mundo graças a obras primas como "Smells Like Teen Spirit", "Come as You Are", "Drain You" e "In Bloom". Você pode pensar que já obteve todo o conhecimento levado a público sobre o "Nevermind", mas há algumas informações do produtor Butch Vig que podem aprofundar sua compreensão do álbum.
Em uma entrevista para a Rolling Stone em 2013, Vig nos dá uma visão sobre a primeira vez que ouviu o material que futuramente construiria "Nervermind". "Uma semana antes de voar para L.A. (para produzir "Nevermind"), Kurt enviou uma cassete que foi feita em um boombox", diz Vig. "O som era realmente terrível. Você mal podia ouvir algo. Mas pude ouvir o começo de "Smells Like Teen Spirit"; e vi que era incrível".
Referindo-se à linha do tempo de gravação de "Nevermind" e às sessões à mesa de gravação no famoso "Sound City Studios", Vig traça o distúrbio atmosférico que chegou com o NIRVANA. "Eles estavam vivendo nesse complexo de apartamentos, e isso era o caos", Vig lembra. "Eles grafitaram as paredes e os sofás estavam de cabeça para baixo. Eles ficavam acordados a noite toda e iam à Venice Beach, onde ficavam até 6 da manhã. Eu chegava ao estúdio ao meio dia e eles chegavam por volta das 4 da tarde".
Apesar da insanidade, a gravação do álbum foi muito tranquila, até o NIRVANA começar a gravar "Something in the Way", a faixa de encerramento. "Não importa o quão sutilmente eles tentassem tocar, era muito agressivo", lembra Vig. "’Kurt foi até a sala de controle e disse que tinha que soar assim – ele estava quase sussurrando, e tocava a guitarra tão baixinho que você mal podia ouvir. Foi fascinante. Eu coloquei um par de microfones em volta e nós construímos a canção toda em volta disso".
No fim, Cobain não estava muito satisfeito com a produção do álbum, com Vig insistindo que a voz do frontman atuava como uma força dominante ao longo das gravações. A respeito de "Smells Like Teen Spirit", Cobain revelaria mais tarde: "É uma mistura tão perfeita de limpeza e uma ótima produção... isso pode ser extremo para algumas pessoas que não estão acostumadas, mas eu acho que é meio fraca."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps