Foxy Lady: as versões de Jimi Hendrix e do Blue Cheer
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 07 de outubro de 2012
Lançada em 1967, "Foxy Lady" (também grafada "Foxey Lady" em algumas coletâneas), teve a honra de abrir a versão britânica de "Are You Experienced", debut de HENDRIX e, essencialmente um dos maiores clássicos do rock n´roll. Escrita pelo guitarrista, "Foxy" é uma ode ao sexo, permeada por uma letra provocadora ( Eu estou querendo te levar para casa/ não te causarei nenhum mal/ você tinha que ser minha/ toda minha/ oohh garota sexy), guiada por uma linha vocal lasciva e repleta de insinuações que serviriam como recurso eterno no rock – de "I love the Dead" de ALICE COOPER à "Welcome To the Jungle"- muita gente utilizou esse modus operandi depois.
Musicalmente, a canção adota um modelo de composição que seria utilizado repetidas vezes por HENDRIX- um riff principal seguido de algumas sequências curtas de acordes- basicamente a fórmula usada em "Voodoo Child", "Highway Chile" e "Purple Haze"- sendo que em "Foxy" também se encontra o famoso "acorde Hendrix" (acorde dominante com o intervalo 7#9). O importante a se lembrar é que a canção foi escrita em 1967, ou seja, se hoje trata-se de uma fórmula manjada, naquela época ainda se encontrava em estágio experimental – praticamente limitada, àquela altura, as loucuras composicionais de CREAM e do próprio guitarrista.
Ao longo dos anos, "Foxy" foi executada e gravada por gente tão musicalmente distinta quanto THE CURE e ZZ TOP. Entretanto, de forma não surpreendente, um dos melhores covers da faixa foi registrado por outra banda cuja importância para o hard rock é tão seminal quanto a do próprio HENDRIX: os californianos do BLUE CHEER- tidos, por muitos, como GEDDY LEE, como os pais do metal. Lançada mais de vinte anos depois do registro original, "Foxy" ocupou o lado B do full length "Dinning With The Sharks", nono disco da banda, lançado em 1991.
Para aqueles que conhecem bem a banda, nenhuma surpresa: a fórmula é a mesma - captadores e amplis fritando em óleo quente. Tão porradeiros como em seu primeiro registro em 1968, o BLUE não desconstruiu a melodia ou as pegada rítmica do registro original. Entretanto, como pegada é algo bem pessoal, a faixa já abre com um solo original- diferente da primeira versão, cujo riff soa solitário até a entrada do vocal. Falando em garganta, DICKIE PETERSON (falecido em 2009) vai até o limite de suas cordas vocais - o que, aliás, sempre lhe foi peculiar. DIETER SALLER, o guitarrista da banda à época, não amarelou – mesmo gravando o "pai da matéria" fez um solo original modificando, inclusive, a parte harmônica- os acordes de base - originais. Para mim, uma homenagem à altura.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Welcome to Rockville 2026 divulga line-up oficial
Manowar anuncia turnê celebrando álbuns "Fighting the World" e "Kings of Metal"
O melhor cantor de baladas de todos os tempos, segundo Bob Dylan
O que Chorão canta no final do refrão de "Proibida Pra Mim"? (Não é "Guerra")
As 3 melhores músicas do Aerosmith de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Pink Floyd disponibiliza versão integral de "Shine On You Crazy Diamond"
A postura passiva de filho de Bon Jovi com esposa que foi alvo de críticas na web
Os quatro maiores solos de guitarra de todos os tempos, segundo Carlos Santana
Site americano lista os 11 melhores álbuns de rock progressivo dos anos 1990
Bangers Open Air confirma Twisted Sister e mais 40 bandas para 2026
O guitarrista que Alex Lifeson acha que merecia ter sido muito maior
Com Tesla e Extreme, Mötley Crüe anuncia turnê celebrando 45 anos de carreira
Charlie Sheen relembra encontro com Ozzy Osbourne em clínica de recuperação
Mike Portnoy conta como está sendo tocar músicas que o Dream Theater gravou com Mike Mangini
A canção proto-punk dos Beatles em que Paul McCartney quis soar como Jimi Hendrix
As duas músicas que Bruce Dickinson usa para explicar o que é rock and roll
O guitarrista que Roger McGuinn colocou no mesmo nível de Jimi Hendrix
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
O guitarrista que é o melhor da história e supera Jimi Hendrix, segundo Steve Vai
Jimi Hendrix sobre o que passou em sua cabeça quando ele queimou a guitarra no palco
A clássica do rock que Sammy Hagar chamou de "uma das piores gravações de todos os tempos"
A banda mais inovadora para Geddy Lee; "Houve muitos imitadores, mas nada chega perto"
O guitarrista que Steve Vai diz que nem Jimi Hendrix conseguiria superar
SOAD: quando Shavo quase matou Brent Hinds em briga na MTV
Compridas: As músicas mais longas de grandes bandas


