Foxy Lady: as versões de Jimi Hendrix e do Blue Cheer

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Paulo Severo da Costa
Enviar correções  |  Comentários  | 

Lançada em 1967, “Foxy Lady” (também grafada “Foxey Lady” em algumas coletâneas), teve a honra de abrir a versão britânica de “Are You Experienced”, debut de HENDRIX e, essencialmente um dos maiores clássicos do rock n´roll. Escrita pelo guitarrista, “Foxy” é uma ode ao sexo, permeada por uma letra provocadora ( Eu estou querendo te levar para casa\ não te causarei nenhum mal\ você tinha que ser minha\toda minha\ oohh garota sexy), guiada por uma linha vocal lasciva e repleta de insinuações que serviriam como recurso eterno no rock – de “I love the Dead” de ALICE COOPER à “Welcome To the Jungle”- muita gente utilizou esse modus operandi depois.

1234 acessosCharlie Brown Jr: ouça Chorão & Cia tocando Jimi Hendrix5000 acessosRush: Um Adeus Aos Reis

Musicalmente, a canção adota um modelo de composição que seria utilizado repetidas vezes por HENDRIX- um riff principal seguido de algumas sequências curtas de acordes- basicamente a fórmula usada em “Voodoo Child”, “Highway Chile” e “Purple Haze”- sendo que em “Foxy” também se encontra o famoso “acorde Hendrix” (acorde dominante com o intervalo 7#9). O importante a se lembrar é que a canção foi escrita em 1967, ou seja, se hoje trata-se de uma fórmula manjada, naquela época ainda se encontrava em estágio experimental – praticamente limitada, àquela altura, as loucuras composicionais de CREAM e do próprio guitarrista.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Ao longo dos anos, “Foxy” foi executada e gravada por gente tão musicalmente distinta quanto THE CURE e ZZ TOP. Entretanto, de forma não surpreendente, um dos melhores covers da faixa foi registrado por outra banda cuja importância para o hard rock é tão seminal quanto a do próprio HENDRIX: os californianos do BLUE CHEER- tidos, por muitos, como GEDDY LEE, como os pais do metal. Lançada mais de vinte anos depois do registro original, “Foxy” ocupou o lado B do full length “Dinning With The Sharks”, nono disco da banda, lançado em 1991.

Para aqueles que conhecem bem a banda, nenhuma surpresa: a fórmula é a mesma - captadores e amplis fritando em óleo quente. Tão porradeiros como em seu primeiro registro em 1968, o BLUE não desconstruiu a melodia ou as pegada rítmica do registro original. Entretanto, como pegada é algo bem pessoal, a faixa já abre com um solo original- diferente da primeira versão, cujo riff soa solitário até a entrada do vocal. Falando em garganta, DICKIE PETERSON (falecido em 2009) vai até o limite de suas cordas vocais - o que, aliás, sempre lhe foi peculiar. DIETER SALLER, o guitarrista da banda à época, não amarelou – mesmo gravando o “pai da matéria” fez um solo original modificando, inclusive, a parte harmônica- os acordes de base - originais. Para mim, uma homenagem à altura.

youtube player
Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Charlie Brown JrCharlie Brown Jr
Ouça Chorão & Cia tocando Jimi Hendrix

171 acessosJimi Hendrix: O Som da Guitarra no Are You Experienced Pt.4254 acessosJimi Hendrix: parque em sua homenagem em Seattle abre este sábado128 acessosJimi Hendrix: O Som da Guitarra no "Are You Experienced" Pt.30 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Jimi Hendrix"

O Livro dos MortosO Livro dos Mortos
Dissecando a morte de sete Rockstars

Lemmy KilmisterLemmy Kilmister
"Van Halen nunca chegará aos pés de Hendrix!"

Ultimate Classic RockUltimate Classic Rock
Os 100 maiores clássicos do rock

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Jimi Hendrix"0 acessosTodas as matérias sobre "Blue Cheer"

RushRush
Um Adeus Aos Reis

CuriosidadesCuriosidades
As histórias por trás de 11 capas clássicas

Rock e metalRock e metal
O outro lado das capas de discos

5000 acessosQuais são os rockstars mais chatos do mundo?5000 acessosSílvio Santos: "The Number Of The Beast" em ritmo de festa5000 acessosAC/DC: as 10 melhores músicas da banda com Bon Scott5000 acessosU2: banda manda caixa de cerveja Guinness pro alcoólatra Slash5000 acessosGuns N' Roses: leia a carta em que Axl rejeita nomeação ao Rock Hall5000 acessosAlice In Chains: 10 coisas que você (com certeza) não sabia sobre Layne Staley

Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n´roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: joaopsevero@bol.com.br.

Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online