Iron Maiden: as aventuras de Adrian Smith como vocalista
Postado em 28 de junho de 2010
Os membros do Iron Maiden estavam exaustos. Foram 193 apresentações ao vivo em menos de um ano. A World Slavery Tour havia acompanhado o sucesso do álbum "Powerslave" em 24 países. A turnê marcou a primeira passagem da banda pelo Brasil, no Rock In Rio I.
O show secreto de 1985 que virou Bootleg...
Em julho de 1985, tendo feito o último show, o grupo decidiu estabelecer um intervalo de seis meses. Mas Nicko e Adrian não queriam saber de descanso. Inquietos com a pausa que duraria até o ano seguinte, decidiram agendar jam sessions com velhos amigos.
Curiosamente, ergueram uma parede de três guitarras, completada por Andy Barnett (ex-Urchin, antiga banda de Adrian) e Dave Colwell (autor de "Reach Out", célebre lado B do Maiden em que Adrian gravou a voz e o baixo). Martin Connoly (Marshall Fury) ficou encarregado das quatro cordas.
No repertório, três músicas que seriam lançadas pela Donzela quase um ano mais tarde: "Juanita", do Marshall Fury; "That Girl", criação original do projeto (ambas no single "Stranger In a Strange Land"); e a própria "Reach Out" (no single "Wasted Years"). O set incluía várias outras composições originais, músicas do Urchin e um cover de "Chevrolet", do ZZ Top.
O quinteto adotou o nome The Entire Population of Hackney ("Toda a População de Hackney", brincadeira com um distrito situado a nordeste de Londres). O primeiro show aconteceu no Marquee Club, em Londres, no dia 19 de dezembro de 1985, e foi acompanhado de perto por Steve Harris, Dave Murray e Bruce Dickinson.
O que os três viram foi uma banda extremamente entrosada. Adrian transbordou sentimento com sua voz rouca, intercalada com solos afiadíssimos. Nicko, ainda mais ensandecido que no Live After Death, mostrou um vigor inabalável do começo ao fim. Foram tantas viradas que sobrou espaço até para um solo de bateria.
O ponto baixo da noite ficou reservado às faixas cantadas por outros membros da banda, sem o mesmo brilho da sólida performance instrumental. Depois de 11 músicas, os agregados foram dispensados para que a formação instrumental do Iron Maiden assumisse o palco.
Bruce acompanhou de longe a execução de "Losfer Words (Big'Orra)", para em seguida roubar a cena com sua empolgação em "2 Minutes to Midnight". Fechando a noite, dois covers: "Rosalie", de Bob Seger, com arrepiantes duetos de Bruce e Adrian (seus microfones ajustados no mesmo volume) e "Tush", outra do ZZ Top.
Dias depois, a banda fez uma segunda apresentação, desta vez com outro nome: The Sherman Tankers (algo como "Pilotos de Tanques de Guerra Sherman", referência a um dos veículos de combate mais famosos da Segunda Guerra Mundial). Não há registro conhecido deste segundo show.
Riffola
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Metallica que James Hetfield considera "fraco": "Um enorme sinal de fraqueza"
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
Blaze Bayley escolhe o melhor disco do Metallica - mas joga sujo na resposta
Nicko McBrain fala sobre rumores de aposentadoria de Dave Murray
Loudwire lista 45 nomes que mereciam uma vaga no Rock and Roll Hall of Fame
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
Como a banda mais odiada do rock nacional literalmente salvou a MTV Brasil da falência
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
Os álbuns do Rush que são os prediletos de Regis Tadeu
"Eu acreditei que ia rolar": o dia que Regis Tadeu comprou Jéssica Falchi no Mastodon
Anthrax toca trecho de música nova durante show no Canadá
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí

Dimebag Darrell: Ele foi enterrado com uma guitarra de Van Halen num caixão do Kiss
Afinal de contas, o que é um riff?
Frank Zappa: downloads contra a pirataria... em 1989
Música que dá nome ao documentário do Iron Maiden já foi considerada uma das piores da banda
Bruce Dickinson, do Iron Maiden, já desceu a mamona do Rock and Roll Hall of Fame
Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Rock and Roll Hall of Fame anuncia indicados para edição 2026
A melhor faixa de "Senjutsu", segundo o Heavy Consequence


