Os 20 anos do ótimo "The System Has Failed", álbum que marca o retorno do Megadeth
Por Mateus Ribeiro
Postado em 15 de setembro de 2024
O músico californiano Dave Mustaine, conhecido por ser o guitarrista, vocalista, fundador e líder do Megadeth, pegou o mundo do Metal de surpresa no início dos anos 2000, quando anunciou o fim da banda que ele mesmo fundou. Segundo Mustaine, uma lesão foi a "culpada" pelo fim do seu projeto profissional, como aponta comunicado divulgado em abril de 2002.
A lesão, a recuperação, os pesos de dois quilos e o retorno
"Sofri uma lesão que gerou graves problemas nos nervos de minha mão e braço esquerdo. O diagnóstico foi de Neuropatia Radial - um nervo do antebraço estava pressionado. Os médicos me informaram que será necessário no mínimo um ano para a recuperação mais completa possível, e mesmo assim não saberiam quão completa seria esta recuperação", diz o comunicado assinado por Mustaine.
O "período sabático" de Dave Mustaine durou pouco tempo, e enquanto ele se recuperava da lesão, decidiu que era hora de voltar a tocar guitarra. "Eu estava fazendo exercícios com halteres de dois quilos em uma academia, com um bando de idiotas. Foi depois disso que me dei conta de algo. Eu poderia não ser o melhor guitarrista ou compositor do mundo, mas eu representava algo; eu tinha que continuar", disse o líder do Megadeth, durante entrevista concedida à Classic Rock em 2004.
O disco solo que acabou virando um álbum do Megadeth
Então, Mustaine começou a trabalhar em um disco solo. No entanto, a gravadora EMI alterou os planos do homem que é o coração, o cérebro e a alma do Megadeth. Ele contou a história à Guitar World em 2009.
"Eu tinha saído do Megadeth, machuquei o braço e, na minha cabeça, não tocava mais guitarra. Quando melhorei e saí da aposentadoria, foi com o entendimento de que estava fazendo um disco solo.
Mas enquanto eu estava no estúdio (...), recebi uma ligação da [gravadora] EMI. Eles disseram: ‘Oh, desculpe, esquecemos de lhe dizer - você nos deve outro disco do Megadeth. Portanto, você pode fazer seu pequeno projeto solo, mas até que nos entregue esse álbum, seremos seus donos pelo resto da vida. Para encurtar a história, mudei o que deveria ser um disco solo para um disco do Megadeth e montei uma banda."
A "banda temporária" recrutada por Mustaine
Como precisava entregar um disco do Megadeth, Dave Mustaine recrutou alguns músicos, que gravaram o que viria a se tornar "The System Has Failed". Dentre esses músicos, estava um velho conhecido: o guitarrista Chris Poland, que gravou os dois primeiros discos do Megadeth, "Killing Is My Business… And Business Is Good!" e "Peace Sells… But Who's Buying?".
O baterista Vinnie Colaiuta, que gravou com vários artistas ao longo de sua carreira, foi o escolhido para comandar as baquetas em "The System Has Failed". E ele trabalhou de uma maneira peculiar, de acordo com entrevista concedida por Mustaine ao site Heavy Consequence em 2019.
"Vou ter cuidado ao dizer isso, porque algumas pessoas gostam de [retransmitir] as coisas que acontecem no estúdio e sua relação com a verdade é um pouco tensa - embora eu não ache que Vinnie seria assim. Tudo o que ele fazia era fumar cigarros. Conversávamos sobre cada música; eu tocava a demo para ele; ele a ouvia, pegava um bloco de notas amarelo e escrevia o que eu acreditava ser a tablatura da bateria.
Em uma música, ele estava tocando e colocou as duas baquetas em uma mão, continuou tocando, virou a página do bloco, colocou o cigarro na boca, pegou a baqueta de novo e começou a tocar. Eu olhava para ele e pensava comigo mesmo: ‘É um prazer ver esse cara’. Foi muito divertido. Da mesma forma, achei que seria legal fechar o círculo e pedir ao Chris Poland para tocar no disco."
"The System Has Failed", o retorno triunfal
O time comandado por Mustaine mandou ver e registrou "The System Has Failed", álbum que foi lançado no dia 14 de setembro de 2004, um dia após o aniversário do frontman do Megadeth.
A espera dos fãs valeu a pena, afinal de contas, "The System Has Failed" é um ótimo disco de Thrash Metal, estilo que o Megadeth havia deixado de lado em "The World Needs A Hero" (2001) e no controverso "Risk’ (1999). A acelerada "Blackmail The Universe", a insana "Kick The Chair" (que lembra a clássica "Take No Prisoners") e a nostálgica "Back In The Day" mostraram que Mustaine ainda sabia fazer Thrash Metal de qualidade.
O lado melódico do Megadeth, que foi mostrado ao mundo nos anos 1990, também dá as caras em "The System Has Failed", como pode ser conferido na magnífica "Die Dead Enough", em "Of Mice And Men" e na melancólica "Tears In A Vial".
Outro grande momento presente em "The System Has Failed" é "The Scorpion", música tensa, pesada e sombria, que infelizmente não aparece em um show do Megadeth desde outubro de 2006.
No fim das contas, "The System Has Failed" é um excelente álbum, que marca o retorno de uma banda extremamente importante, influente e relevante. Se você não conhece esse disco, aperte o play o quanto antes.
Álbum: "The System Has Failed"
Banda: Megadeth
Data de lançamento: 14 de setembro de 2004
Gravado por: Dave Mustaine (guitarra/vocal), Chris Poland (guitarra), Jimmy Lee Sloas (baixo) e Vinnie Colaiuta (bateria)
Outras resenhas de System Has Failed
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps