Led Zeppelin e o famoso "Cabala"
Resenha - Cabala - Led Zeppelin
Por Isaias Freire
Postado em 30 de março de 2024
Cabala é um box bootleg do Led Zeppelin lançado em 1994 pelo selo italiano Osoz. Contém 8 CD´s, 1 VHS e um livro de 120 páginas, detalhando vários bootlegs da banda e poucas fotos. As gravações apresentam o formato soundboard (com excelente qualidade) e audience (com variações na qualidade) e compreendem a totalidade dos anos de vida da banda, criando uma retrospectiva inédita até seu lançamento. Vale lembrar que algumas informações com referência à data e shows possuem dados incorretos.
O disco 1 é recheado de raridades, inclui gravações inéditas dos Yardbirds, com Jimmy e Jeff Beck juntos, músicas da Band of Joy do Robert Plant e um vasto material da década de 60. Atenção para "Hey Hey What Can I Do", canção oficial do Led Zeppelin que, durante a vida da banda, só tinha aparecido como lado B do compacto "The Immigrant Song".
O disco 2 concentra-se em apresentações de 1969: atenção para "How Many More Times" e "As Long As I Have You" duas Jams de longa duração que mostram todo o poder dos primórdios da banda.
O disco 3 apresenta um making of de "Friends" gravado com a Bombay Symphony Orchestra, gravado na India em 1970.
O disco 4 tem um blues seccion de 6 minutos e uma "Dazed and Confused" com mais de 28 minutos.
O disco 5 tem a seção de 8 takes chamada "Lucifer Rising". Os créditos apontam Jimmy Page como autor e gravado na Escócia em 1970, porém, durante anos pairou uma dúvida se a performance era realmente de Jimmy Page -- hoje se sabe que realmente não, que são Bobby Beausoleil and The Freedon Orchestra. Não é de se espantar, não parece em nada com os trabalhos de Page.
O disco 6 é um soundcheck de 1975. Nele tem um cover de "Shakin All Over", música imortalizada pelo The Who.
Os discos 7 e 8 apresentam performance a partir de 1977 até o último show da banda em Berlin, em julho de 1980.
O VHS começa com clipe inédito de "When The Leeves Breaks", filmado durante a turnê do "Led Zeppelin IV" em 1971, depois passa para uma apresentação nos primórdios da banda, em 1969, para Danish TV Special (em preto e branco). O vídeo continua com apresentações durante o Knebworth Concert em 1979, Atlantic 40th Anniversary em 1988 com Jason Bonham na batera e termina com a performance de Page & Plant tocando "Wearing and Tearing" em Knebworth, 1990 (lançada oficialmente no póstumo CODA).
Se você é um colecionador e se aventurar em adquirir um Cabala, preste atenção, o Cabala não é fácil de achar e, por ironia, existe no mercado uma versão pirata do bootleg com preço bem mais acessível: é um box com 8 mini LP´s, supostamente lançados pela EMI em 1999, sem o livro de 120 páginas e sem o VHS. Fique esperto.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Luis Mariutti se pronuncia sobre pedidos por participação em shows do Angra
Série dos Raimundos expõe crítica pesada de Canisso à reconciliação entre Rodolfo e Digão
Músicos da formação clássica do Guns N' Roses se reúnem com vocalista do Faster Pussycat
O ícone do metal progressivo que considera o Offspring uma piada
Se os celulares existissem nos anos 80, o Metallica não teria lançado o "Master of Puppets"
Angra anuncia fim do hiato e turnê em celebração ao disco "Holy Land"
Por que Aquiles Priester não quis opinar nas músicas do show do Angra, segundo o próprio
Black Sabbath "atrapalhou" gravação de um dos maiores clássicos da história do rock
A banda responsável por metade do que você escuta hoje e que a nova geração ignora
Rodolfo teria recusado fortuna para se reunir com os Raimundos
O melhor álbum da banda Death, segundo o Loudwire
Por que o Lollapalooza parece ter "só bandas que você não conhece", segundo o Estadão
A música tocante do Dream Theater inspirada por drama familiar vivido por James LaBrie
Alissa White-Gluz conta por que decidiu montar sua própria banda; "A vida é curta"


O melhor disco do Led Zeppelin, segundo Robert Plant: "Soava muito pesado"
A curiosa música do Led Zeppelin que melhor define Jimmy Page, segundo Robert Plant
O compositor que arrancou de Jimmy Page um elogio incomum e o fez quebrar sua regra
O supergrupo que tinha tudo pra estourar num nível Led Zeppelin, mas foi sabotado pela gravadora
A música do Led Zeppelin que Robert Plant diz "definir" Jimmy Page
A música do Rush inspirada por "Kashmir", do Led - e também por uma revista "diferente"
Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
O melhor baterista da história da música pesada, segundo o Loudwire
A banda chamada de "novo Led Zeppelin" que tinha Metallica no bolso, e mesmo assim não estourou
Iron Maiden: "The Book Of Souls" é uma obra sem precedentes


